Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2019

    SECÇÃO: Local


    Projeto Internacional TREES em Valongo

    Foto SÓJOVEM
    Foto SÓJOVEM
    Entre os dias 26 e 30 de abril passado a Associação SóJovem acolheu no Concelho de Valongo o projeto internacional TREES, sobre desporto na natureza e preservação de trilhos. Contámos com 25 participantes, oito deles vindos da Polónia e Itália.

    A SóJovem é uma associação sediada em Ermesinde, que tem como principal objetivo apoiar a comunidade local. Nos últimos tempos tem-se dedicado, também, a projetos a nível europeu de forma a conseguir ajudar ainda mais jovens.

    O projeto TREES é um projeto financiado pelo ERASMUS + e tem como principais objetivos promover o desporto ao ar livre e a preservação dos trilhos naturais. Os países integrantes deste projeto são Portugal, Itália, Polónia e Espanha. O primeiro encontro internacional aconteceu então no nosso país.

    As atividades e seminários decorreram entre Ermesinde e Valongo. Os seminários foram realizados no Museu Municipal de Valongo e foram abordadas diversas temáticas acerca do desporto e das suas boas práticas. O Clube de Ciclismo de Valongo esteve presente com alguns dos seus atletas. Nos dias seguintes decorreram atividades práticas na aldeia de Couce em Valongo. Foi criado um novo trilho de 5km, que na primeira fase foi mapeado e limpo, e na segunda fase foi realizada uma corrida pelo mesmo.

    No último dia do encontro visitámos a fábrica de biscoitos Paupério, uma das mais antigas do concelho, e tivemos uma sessão de encerramento do evento onde contamos com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Valongo, Ana Maria Martins, e com os representantes da divisão de desporto.

    Foram cinco dias extremamente enriquecedores, com um grupo de jovens motivados, e agora dá-se seguimento ao projeto nos restantes países, continuando assim, a promover o desporto na natureza.

    Por: Catarina Cardoso (da Associação SóJovem)

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].