Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2019

    SECÇÃO: Destaque


    Obras nas zonas das escolas, em Ermesinde: Os esclarecimentos da Câmara de Valongo

    Questões, dúvidas, críticas ou simples apreciações têm sido por estes dias levantadas no seio da comunidade ermesindense em torno da obra que está neste momento a ser realizada entre a Rua da Costa e a Praceta D. António Ferreira Gomes (junto às escolas, Secundária, de S. Lourenço e Básica da Costa).

    O que está a ser feito em concreto(?), qual a razão/intenção para aquela obra(?), como está a ser assegurada a segurança da comunidade escolar(?) e como vai ser no futuro - após a concretização da obra - assegurada essa mesma segurança(?), estará, ou não, salvaguardada a não construção de qualquer tipo de urbanização no local após a conclusão da obra(?), como será resolvida a questão do trânsito - sobretudo em horas de ponta - nos arruamentos vizinhos(?). Estes são alguns pontos de interrogação que estão a ser levantados pelos cidadãos ermesindenses, quer seja na rua, nas conversas de cafés, ou em órgãos locais, como foi o caso da última sessão da Assembleia de Freguesia de Ermesinde e da mais recente reunião do Conselho da Cidade. No sentido de tentar esclarecer estas e outras questões, contactámos os responsáveis pela obra, a Câmara Municipal de Valongo, cujos esclarecimentos partilhamos - na íntegra - com os nossos leitores nas linhas que se seguem.

    Foto ALBERTO BLANQUET
    Foto ALBERTO BLANQUET
    A Voz de Ermesinde (AVE): Em primeiro lugar gostaríamos de conhecer os contornos, de forma detalhada, do projeto/obra que está a ser realizado/a entre a Rua da Costa e a Praceta D. António Ferreira Gomes (junto às escolas, Secundária, de S. Lourenço e Básica da Costa), bem como saber a razão para a realização desta obra e qual é a ideia/intenção da Câmara Municipal de Valongo com a concretização da mesma (obra)?

    Câmara Municipal de Valongo (CMV): A Rua da Costa é um arruamento com um grande aglomerado habitacional, onde diariamente há muita circulação de peões, quer de moradores, quer de crianças a aceder às escolas existentes nas Rua da Escola da Costa e Praceta Dom António Ferreira Gomes, pelo que é essencial a criação de condições de segurança para quem circula a pé. Dada a exiguidade do arruamento, a execução de passeios com largura mínima regulamentar era inviável em grande parte do mesmo, assim como ficaria impossibilitado o estacionamento de veículos, pelo que se optou por tornar o arruamento numa via de uso partilhado, em que a prioridade é do peão. Passando a Rua da Costa a via partilhada, de acesso apenas a moradores, era necessário retirar a circulação viária no local, bem como tornar a via de sentido único em toda a sua extensão, pelo que era essencial garantir um outro acesso viário à Rua Escola da Costa. Nesse sentido, e após o estudo de várias alternativas, considerou-se que a única alternativa viável seria efetuar a ligação viária da Praceta D. António Ferreira Gomes à Rua Escola da Costa, para que exista acesso de veículos às escolas EB1 e EB2/3.

    foto

    AVE: As obras foram iniciadas no princípio de abril, com uma duração prevista de três meses, correto? Neste sentido, pretendemos saber o ponto de situação dos trabalhos, bem como saber se o prazo inicialmente estipulado para a concretização da obra irá ser cumprido(?). Já agora, qual o valor global da obra(?), e saber ainda se esta é comparticipada por fundos europeus(?). Em caso de resposta afirmativa, qual o valor dessa comparticipação(?).

    CMV: Os trabalhos de ligação da Rua da Escola da Costa à Praceta Dom António Ferreira Gomes, fazem parte da empreitada de Requalificação da Rua da Costa, a qual tem um prazo de 270 dias. De forma a diminuir o impacto negativo da realização dos trabalhos, a obra foi dividida em fases e prazos parciais, sendo que para esta fase foi definido um prazo parcial de 90 dias. O prazo de execução vai ser aumentado em 45 dias, pois foi necessário efetuar a construção de uma nova rede de águas pluviais, o que não estava previsto, visto a existente estar obstruída por raízes de árvores.

    O valor global da obra é 593 835,02 euros acrescido de IVA à taxa legal em vigor.

    A obra está a ser executada no âmbito do Programa Norte 2020 – “Programa de incremento da mobilidade suave no concelho de Valongo” e a comparticipação é de 307 469,43 euros acrescida de IVA à taxa legal em vigor.

    foto

    AVE: A obra está a ser realizada em pleno período de aulas, o que poderá causar algum transtorno na comunidade escolar, mais concretamente nos períodos de entradas e saídas nas três escolas, nas horas dos principais turnos (manhã, almoço e fim de tarde). Perguntamos pois, como está a ser gerida a situação não só para evitar o caos rodoviário, digamos assim, bem como garantir a segurança de alunos, professores e demais funcionários das escolas(?). Perguntamos ainda neste sentido o porquê de a obra não ter avançado numa época de interrupções letivas, de modo a evitar transtornos à comunidade escolar em termos rodoviários(?).

    CMV: A data de início dos trabalhos dependeu de alguns fatores:

    a) - A obra, dado o seu valor, foi alvo de revisão de projeto, só tendo sido possível avançar com a sua consignação, após receção do relatório final da revisão, o que ocorreu no mês de março.

    b) – A aprovação da candidatura ao Programa Norte 2020 ocorreu em janeiro de 2019.

    c) – Tendo a obra uma duração de 270 dias, adiar o seu início para a altura das férias, implicaria a execução dos trabalhos na Rua da Costa durante o inverno, inclusive trabalhos de rede de águas pluviais. Sendo que no inverno é previsível a ocorrência de pluviosidade e temperaturas baixas, a realização dos trabalhos nessa época seria passível da ocorrência de atrasos na sua execução e causaria significativos inconvenientes aos moradores.

    De forma a diminuir o impacto na circulação pedonal, foi aberto um acesso à escola EB2/3 na Rua Dom António Ferreira Gomes, por onde os alunos, professores e funcionários podem aceder ao espaço da escola.

    Foi ainda mantido um corredor vedado, ligando a Praceta Dom António Ferreira Gomes à Rua Escola da Costa, junto ao muro da EB2/3, para circulação pedonal. Foi garantido um outro corredor pedonal, vedado, para acesso à escola secundária.

    AVE: Na última Assembleia de Freguesia de Ermesinde foi dito que de acordo com o Plano de Mobilidade Urbana que com a intervenção e requalificação da Rua da Costa esta vai passar a ter apenas um sentido, trânsito restrito a moradores na dita artéria, e limite de velocidade de 30km/h, é verdade? É verdade também que ainda de acordo com o referido Plano de Mobilidade Urbano tenha sido traçado, no âmbito desta intervenção, um arruamento entre a Rua da Costa e a Rua Aldeia dos Lavradores? Em caso de resposta afirmativa gostaríamos de saber o porquê desse arruamento não estar incluído nesta obra(?). Ou seja, no Plano de Mobilidade Urbana foi desde sempre referido a abertura de circulação entre a Praceta D. António Ferreira Gomes e a Rua Escola da Costa?

    CMV: Conforme referimos na resposta à primeira pergunta, efetivamente a Rua da Costa passará a rua de sentido único, com trânsito restrito a moradores. Com o fim de implementar esta alteração ao carácter do arruamento, foram estudadas outras alternativas para o acesso viário à Rua Escola da Costa, entre eles a construção de um arruamento fazendo a ligação da Rua Escola da Costa à Rua Aldeia dos Lavradores. No entanto, entendeu-se que esta alternativa não seria viável, devido à impossibilidade de garantir o acesso em segurança à Rua Aldeia dos Lavradores, dos veículos provenientes da Rua Escola da Costa, devido à falta de visibilidade junto à saída do túnel.

    No Plano de Mobilidade Urbana, inicialmente não estava prevista a ligação da Praceta Dom António Ferreira Gomes à Rua Escola da Costa, mas, pelas razões expostas na resposta à primeira pergunta, tal tornou-se necessário.

    foto

    AVE: No futuro, e quando a obra estiver concluída, como vai ser salvaguardada a segurança dos alunos das três escolas, tendo em conta que vai haver uma ligação da Rua da Costa à Praceta D. António Ferreira Gomes, desaparecendo as escadas e as rampas de ligação entre as escolas secundária e a S. Lourenço e a Básica da Costa(?).

    CMV: Para circulação dos alunos das três escolas, serão construídos passeios nas laterais das vias, inclusive na zona onde anteriormente existiam rampas.

    (...)

    Leia esta notícia na íntegra na edição impressa.

    Nota: Agora pode tornar-se assinante da edição digital por 6 euros por ano. Após fazer o pagamento (de acordo com as mesmas modalidades existentes na assinatura do jornal impresso) deverá enviar-nos o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas, por e-mail, as 12 edições em PDF.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].