Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2019

    SECÇÃO: Educação


    PÁGINA DAS ESCOLAS

    Semana da Leitura do Agrupamento de Escolas de Ermesinde

    foto
    Na Semana da Leitura, o PNL lançou às escolas e bibliotecas várias propostas, entre as quais a de “10 minutos a ler”, no dia 14 de março.

    Para responder a este desafio, alunos, docentes, assistentes operacionais e encarregadas de educação juntaram-se na Biblioteca da Escola D. António Ferreira Gomes para homenagear Sophia de Mello Breyner Andresen, lendo em voz alta 2 poemas e a obra “A menina do mar”.

    No âmbito do projeto de parceria com a Autarquia e a Biblioteca Municipal de Valongo, o nosso Agrupamento desenvolveu inúmeras atividades de leitura na comunidade local, envolvendo alunos de todos os ciclos de ensino.

    No interior das Escolas Básicas do 1.º ciclo, bem com na escola sede, foram realizadas leituras em Cascata, envolvendo um número significativo de turmas e alunos.

    Esta atividade consistiu na leitura ou dramatização de excertos de obras literárias e/ou poemas. Nas escolas básicas da Bela, Gandra e Sampaio, os alunos, numa atitude de partilha e convívio, leram para os seus colegas mais novos e os alunos do pré-escolar retribuíram com pequenas canções ou declamações para os seus colegas do 4.º ano.

    Também na Escola Sede os alunos do secundário leram para os alunos dos 2.º e 3.º ciclo e estes, foram ler às turmas do secundário.

    O Serviço de Bibliotecas disponibilizou a todos os docentes uma coletânea de textos, procurando motivar para a leitura em sala de aula. A este desafio, responderam docentes de vários ciclos de ensino e áreas disciplinares, que selecionando textos desta coletânea ou outros, por sua iniciativa ou dos alunos, criaram momentos de fruição da leitura nas suas aulas.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].