Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2019

    SECÇÃO: Educação


    PÁGINA DAS ESCOLAS

    Projeto “Together We Can” – Erasmus+ - Viagem à Polónia vista por uma aluna

    foto
    Foi no passado dia 18 de março que embarcámos para a cidade de Cracóvia, na Polónia, rumo ao segundo intercâmbio do projeto “Together We Can”, no âmbito do Erasmus +.

    Este projeto prevê vários intercâmbios de alunos e professores entre os países parceiros: Portugal, Polónia, Chipre, Espanha, Itália.

    Para Cracóvia levámos uma amostra da cultura do nosso país de origem, que demos a conhecer aos outros participantes. O tema deste segundo intercâmbio foi a Solidariedade e os alunos portugueses desenvolveram cinco trabalhos neste âmbito, que apresentaram aos alunos parceiros. Um dos trabalhos consistiu em escolher uma personalidade nacional que se tenha destacado em ações de solidariedade. A escolha recaiu sobre Aristides de Sousa Mendes, um português que salvou milhares de vítimas do Holocausto. Apresentaram-se também algumas das organizações solidárias portuguesas e um vídeo, feito a pedido dos alunos, pelo David Fernandes, fundador da The Big Hand, uma ONG que trabalha em Moçambique. Divulgámos também diversas ações de solidariedade desenvolvidas pelo Agrupamento, dando-se destaque ao trabalho desenvolvido pelos G.U.N.A.S.. Foi ainda elaborado pelos alunos um trabalho de pesquisa relacionado com estatísticas sobre ações de solidariedade em Portugal.

    Em Cracóvia, para além de visitas de caráter cultural, em que destacámos a visita ao Museu da Cidade, às Minas de Sal e ao Quartel-general da Gestapo, realizámos também atividades em conjunto com outros alunos de diferentes países, como a pintura de t-shirts para serem assinadas por pessoas famosas de cada país e depois vendidas ou leiloadas, angariando-se desta forma fundos para ações solidárias. Realizámos ainda trabalhos em grupos internacionais, numa plataforma informática.

    Numa das tardes, fomos recebidos pelo senhor presidente da Câmara de Cracóvia, no Salão Nobre da Câmara, o qual amavelmente, nos ofereceu um magnífico lanche, em que uma fonte de chocolate, com frutas e biscoitos, fez as nossas delícias!!!

    Para mim, uma rapariga com alma de viajante e que tenho como desejo conhecer sempre mais, este projeto enriqueceu- me, pois deu-me a oportunidade de conhecer novas culturas, lugares e pessoas.

    Penso que este projeto é enriquecedor para todos os que nele participem, pois apresenta-nos outras realidades e, mais tarde, se for necessário, adaptar-nos-emos mais facilmente a outras realidades que não a nossa.

    Foi assim que, durante uma semana, fizemos memórias que certamente durarão uma vida!

    Catarina Pinto*

    *Aluna do A-9ºC

    da Escola D. António Ferreira Gomes

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].