Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2019

    SECÇÃO: Desporto


    Noite de gala em Ermesinde distinguiu mais de 600 figuras ligadas ao desporto concelhio

    foto
    O Pavilhão Municipal de Ermesinde foi de novo palco da homenagem e reconhecimento aos atletas, treinadores e dirigentes desportivos concelhios que se destacaram ao longo de uma época desportiva, neste caso a referente a 2017/18. Referimo-nos à Gala de Mérito Desportivo, evento anual organizado pela Câmara Municipal de Valongo (CMV), na noite de 24 de março, e que lotou por completo o pavilhão ermesindense, numa calorosa homenagem pública aos desportistas do concelho que sobressaíram na época desportiva passada, conquistando títulos a nível local, regional, nacional e internacional, ou que representaram a Seleção Nacional, na modalidade que praticam.

    Foram homenageadas mais de 600 pessoas, incluindo atletas individuais, equipas e dirigentes desportivos, que se evidenciaram em diversos escalões e modalidades, designadamente ciclismo, hóquei em patins, futebol, basquetebol, atletismo e artes marciais, entre outras.

    No início da gala, o presidente da CMV, José Manuel Ribeiro, proferiu algumas palavras, começando por sublinhar que era importante reconhecer o mérito a quem o tem, acrescentando que o mérito que ali estava a ser reconhecido não era apenas dos campeões e campeãs que iriam ser homenageado(a)s, mas também de quem está ao lado deles nos seus trajetos desportivos, sejam treinadores, colegas de equipas, o Município, as juntas de freguesia, ou a própria família. Deixaria em seguida uma mensagem a todos os presentes, em especial aos desportistas, no sentido de dizer não à violência no desporto. «O desporto foi sempre uma grande escola de homens e mulheres. O desporto é uma escola de ética, de valores, e num momento como aquele em que vivemos, onde por vezes se testemunha a falta de valores, o desporto pode e deve ajudar muitos dos nossos jovens a ter horizontes de futuro. E isso só é possível se os clubes, o Município, as Juntas de Freguesia, mas também as famílias, continuarem a fazer o trabalho que têm feito em perceberem a importância de combaterem a violência no desporto. Nós temos de dizer coletivamente não à violência no desporto, esse é o melhor contributo que nós damos aos nossos jovens que futuramente serão pais e mães de outros jovens. Um jovem que compreende que é intolerável a violência no desporto é uma pessoa com valores, com ética, e será seguramente um bom pai e uma boa mãe. E é isso que faz uma sociedade mais saudável, é isso que faz uma comunidade para o futuro, e isso depende de todos vós, dizer não à violência no desporto, pugnar pela ética no desporto, porque é o vosso exemplo que no final conta, porque é para vocês (desportistas) que muita gente olha, porque os campeões e as campeãs são as referências, e a sociedade precisa do vosso exemplo», frisou o edil diante de uma plateia que contou com a presença de inúmeros convidados - desde figuras políticas (destacando-se aqui as presenças dos presidentes da Assembleia Municipal de Valongo e da Junta de Freguesia de Ermesinde, respetivamente Abílio Vilas Boas e João Morgado), bem como diversos dirigentes desportivos concelhios, entre outros.

    OS ERMESINDENSES PREMIADOS

    foto
    Como já referimos, mais de 600 desportistas foram alvo de homenagem nesta gala, e muitos deles oriundos da nossa freguesia.

    E no que concerne à nossa terra os premiados deste ano foram os seguintes: Na categoria de “Dirigente Desportivo de Clubes/Associações” foram galardoados Rui Moutinho (CPN), Rui Ferreira (Clube Desportivo da Palmilheira), Carlos Correia (União Columbófila de Ermesinde e Lidador da Maia), José Miguel Marques (Agrupamento de Escolas de S. Lourenço), Nuno Ribeiro (Clube Zupper), Álvaro Pereira (Agrupamento de Escolas de Ermesinde), António Ribeiro (Colégio de Ermesinde), e Henrique Rodrigues (Centro Social de Ermesinde. Nota: Nesta gala representado pelo Diretor Adelino Soares).

    No que diz respeito a atletas premiados, Paulo Sousa, Miguel Solha e Jorge Carvalho, da Associação Masters Andebol do Porto, e todos com ligações à nossa Cidade, foram homenageados no plano individual.

    Na categoria “Equipas”, a equipa de andebol de infantis femininos do Clube Desportivo da Palmilheira foi premiada pela conquista do título de campeã regional, enquanto que nesta mesma modalidade o CPN foi também premiado pela conquista do ceptro de campeão regional da 2.ª Divisão de juvenis masculinos.

    Rúben Rolo, atleta da Academia Karaté Kids/Centro Social de Ermesinde foi premiado pela conquista do título de campeão regional FMKP no escalão 45Kg/juvenis. Também desta equipa foram distinguidos os atletas Valentim Jerónimo, Rodrigo Soares, Martim Palma, Matilde Supico, Rita Rodrigues, Núria Silva (campeões europeus em KATA/escalão 8-9 anos), Rúben Rolo, Luís Maria, Ivo Martins (campeões europeus em Kumité/escalão 12-13 anos juvenis), Carla Jerónimo, Fátima Teixeira e Tânia Moreira (campeãs europeias em KATA/escalão +35 anos).

    Beatriz Fonseca, da Escola Básica de S. Lourenço, foi galardoada pelo título de campeã nacional de Corta-Mato Escolar - escalão infantis B.

    Ainda no plano individual foram distinguidos quatro elementos afetos à secção de basquetebol do CPN pelas presenças nas seleções nacionais de formação, mais concretamente as jogadoras Leonor Ferreira, Miriam Umabano, Natália Santos e Agostinho Pinto (treinador). Também no basquetebol a equipa de sub-16 femininos do CPN foi premiada pela conquista do título de campeão distrital da categoria.

    Ulisses Terra, da União Columbófila de Ermesinde e Lidador da Maia, foi premiado pelo título campeão distrital de Meio Fundo do Bloco Três.

    Na natação, o CPN viu serem distinguidos os atletas/treinadores José Ribeiro, Pedro Ribeiro, Noémi Costa, Nuno Alves, Pedro Leal, Silas Alves, Diogo Carvalho, Carina Moreira, Bruno Santos, Carolina Silva, Joana Maia, José Silva, Luís Rato e Ana Querido pela conquista de dezenas de títulos regionais e nacionais.

    Gary Silva Campos e Steven Silva Campos, também do CPN, foram premiados pela conquista dos títulos de campeões nacionais da 1.ª Divisão em Duplas e pela participação no Campeonato do Mundo de Carp Fishing, em representação da Seleção Nacional, na modalidade de pesca desportiva.

    Por parte do Clube Zupper, foram premiados os atletas Rui Alves, Carlos Ferreira e Susana Neta, pelos títulos regionais em triatlo.

    A Escola Secundária de Ermesinde foi premiada pelos títulos de campeã regional e nacional de voleibol Gira+ (em vários escalões). Na mesma modalidade, o Colégio de Ermesinde também foi distinguido em vários escalões e variantes pela conquista de ceptros regionais.

    E que nos perdoem todos aqueles atletas, treinadores, dirigentes e equipas da nossa freguesia que eventualmente nos tenham escapado destas distinções.

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].