Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-10-2020
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2019

    SECÇÃO: Local


    Músicos ermesindenses em Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro "Terras de la Salette"

    foto
    Três músicos de Ermesinde, nomeadamente Ana Filipa Miranda Pimenta, Lara Sofia Miranda Pimenta, Gonçalo Filipe Vasconcelos Rodrigues, vão participar no Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro «Terras de La Salette» que se realiza na cidade de Oliveira de Azeméis entre os dias 8 e 13 de abril.

    Segundo a organização (a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis), «o/a(s) concorrente(s) demonstrarão a sua qualidade artística junto de um júri internacional que avaliará a execução musical de uma peça obrigatória conforme estipula o regulamento do concurso que reúne, este ano, 351 concorrentes».

    Além de Portugal, «o maior concurso do género realizado em Portugal junta músicos de Espanha, Itália e Brasil. Trata-se de uma organização conjunta da autarquia e da Academia de Música de Oliveira de Azeméis que, a partir desta edição, passará a ter periodicidade bienal», diz a edilidade.

    O presidente da autarquia, Joaquim Jorge, explica a razão da realização do evento de dois em dois anos, a partir deste ano: «pretendemos trazer mais qualidade e dimensão ao evento pelo que este passará a ser bienal permitindo que, no futuro, tenha ainda mais relevância e notoriedade».

    «Através deste concurso damos um importante contributo para o enriquecimento da cultura musical do nosso país», acrescenta o responsável autárquico.

    O concurso ganhou notoriedade no panorama musical nacional desde que foi criado e é, para Joaquim Jorge, «o reconhecimento e o tributo da autarquia ao papel extraordinário desempenhado pela Academia de Música e pelas seis bandas filarmónicas existente no concelho. É com estas filarmónicas que a organização pretende envolver mais a comunidade no evento através de um conjunto de atuações em vários pontos da cidade».

    O concurso integra os escalões infantil, juvenil, júnior e sénior nos instrumentos de madeiras (flauta transversal, oboé, clarinete, fagote e saxofone) e metais (trompete, trompa, trombone, tuba e bombardino). Os prémios, superiores a 35 mil euros, serão entregues aos vencedores no dia 13 de abril, pelas 21H00, no cineteatro Caracas. Atendendo a que três músicos ermesindenses participam neste evento, o nosso jornal irá na sua próxima edição voltar a fazer eco da edição de 2019 do Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro «Terras de La Salette».

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.