Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 20-07-2022
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2018

    SECÇÃO: Painel partidário


    Os espaços de Desporto e Lazer

    foto
    É consensual nos dias de hoje a relevância do desporto e do lazer numa sociedade cada vez mais atenta para as consequências da obesidade e das doenças associadas, algo particularmente relevante num cenário em que os estudos demonstram que quase 60% dos portugueses têm obesidade ou se encontram em pré-obesidade, segundo os resultados de um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.

    A solução parece (deve) ser simples: promover e incentivar ao máximo a atividade física!

    Como se compreende, então, que no concelho de Valongo existam tão poucos espaços públicos de desporto e lazer, onde qualquer pessoa possa realizar a prática de exercício físico de forma autónoma? Mais, os poucos que existem estão claramente desgastados e votados ao abandono!

    Bastam alguns cliques no website da Câmara Municipal de Valongo para concluirmos que são 11 os espaços (supostamente) disponíveis: o Parque da Socer, o Skate Park, o Parque Urbano de Ermesinde, a Vila Beatriz, o Parque da Cidade de Valongo, o Largo do Passal, o Parque da Juventude, a zona de lazer de S. Lázaro, o Parque Municipal de Campo, o Parque de lazer da Santa Justa e o Parque Paleozóico. Ora, à exceção deste último, que é consequência da dinâmica supramunicipal que existe em torno do Parque das Serras do Porto, todos os demais estão degradados ou sem condições para a adequada prática de atividade física, existindo apenas um parque equipado com máquinas de exercício.

    É bem patente, pois, a manifesta falta de cuidado e interesse pelo bem-estar da população por parte da atual maioria socialista municipal: os meios que existem são francamente insuficientes ou inexistentes! Faz algum sentido que os nossos habitantes tenham que se deslocar a outros territórios para encontrarem condições dignas da prática do desporto e manutenção física? Com tão bons exemplos nos concelhos vizinhos, como é o caso da Maia ou de Gondomar, já era tempo dos nossos dirigentes encontrarem inspiração para fazerem mais e melhor!

    Por: Pedro Ramalho (JSD Valongo)

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.