Carlos Mourão é o novo presidente do Rotary Club de Ermesinde
 |
CARLOS MOURÃO, NA SUA PRIMEIRA INTERVENÇÃO, COMO PRESIDENTE DO ROTARY CLUB DE ERMESINDE |
«Irei dar o meu melhor» foram estas as primeiras palavras do novo presidente, enquanto timoneiro do Rotary Club de Ermesinde, para 2018-2019, pronunciadas na noite de 2 de julho, na cerimónia de transmissão de tarefas que teve lugar no Centro Social de Ermesinde, ao mesmo tempo que decorreu um jantar, servido por formandos do curso de Restauração e Bar da Escola Secundária de Valongo.
Ao ato solene de mudança de caras no Conselho Diretor do Rotary Club de Ermesinde, em que o protocolo esteve a cargo de José Luís Pinto, assistiram muitos daqueles que integram o movimento rotário ermesindense (do Rotary Club, do Rotaract e até alguns jovens estudantes, com idades compreendidas entre os 12 e 18 anos, integrando o Interact) e vários convidados, entre os quais, o presidente da Direção do Centro Social, a vice-presidente da Câmara Municipal de Valongo, os presidentes das Juntas de Freguesia de Ermesinde e de Alfena, o Tesoureiro da Junta de Freguesia de Ermesinde, o Comandante da PSP local, a Tesoureira da Casa do Povo de Ermesinde, o representante da Associação Académica e Cultural de Ermesinde, o diretor de "A Voz de Ermesinde" e muitas personalidades ligadas ao movimento rotário, nomeadamente o representante do governador do distrito, Manuel Cepeda, e rotários de Valongo, Amarante, Águas Santas, Vizela, Trofa, Porto-Antas e Famalicão.
O primeiro a usar da palavra foi o jovem Diogo Mourão, 1.º presidente do Rotaract Club de Ermesinde (agora substituído por Henrique Sousa que não pôde estar presente), que se referiu à sua experiência de dirigente do Rotaract de forma muito positiva, dizendo tratar-se de um projeto inovador que o ajudou a crescer e que, nas várias jornadas de convívio e de trabalho com os seus companheiros do Rotaract de Ermesinde, aprendeu a ser mais calmo, mais simples e mais humilde. E os eventos que promoveram e em que participaram levaram longe o nome dos rotários de Ermesinde.
Seguiu-se, no uso da palavra, o presidente cessante, Fernando Ferreira, o 31.º presidente deste Club, que foi fundado em 1986, fazendo uma rápida retrospetiva do seu mandato pondo em destaque a consolidação do Rotaract, pelas mãos de Diogo Mourão com quem trabalhou muito bem, mas também o apoio do Club a que presidiu às causas ambientais, às causas da educação e da saúde.
No que respeita à educação lembrou os prémios aos melhores alunos de Ermesinde e de Alfena, a homenagem ao diretor do Agrupamento de Escolas de Ermesinde, Álvaro Pereira, e a angariação de fundos para a criação de salas de aula em Moçambique. Tudo o que o Rotary Club de Ermesinde fez foi ao serviço das cidades de Ermesinde e de Alfena. Não se esqueceu de elogiar o bom acolhimento que teve nas instalações do Centro Social de Ermesinde, pondo em destaque a sua direção e as funcionárias, bem como o Sr. Aurélio que quase «foi um dos nossos» e agradeceu o apoio recebido dos presidentes das Juntas de Freguesia de Ermesinde (nomeando os presidentes com quem trabalhou, Luís Ramalho e João Morgado) e de Alfena (Arnaldo Soares), bem como da Câmara Municipal de Valongo. A terminar disse que o desempenho do cargo lhe permitiu ser melhor rotário e melhor pessoa, dentro dos valores da liberdade, seriedade e companheirismo, pois "rotary" é tudo isto.
Arnaldo Soares na qualidade de presidente da Junta de Freguesia de Alfena interveio para dar os parabéns ao novo presidente do Rotary Club de Ermesinde e formular os votos de que os rotários continuem a trabalhar sempre para que o mundo seja melhor. Deu também os parabéns ao presidente cessante do Rotaract que trouxe a juventude ao movimento rotário. Terminou com a garantia do apoio da Junta a que preside ao Rotary Club de Ermesinde.
Miguel de Oliveira, em representação do Executivo da Junta de Freguesia de Ermesinde de que é Tesoureiro, deu os parabéns aos novos membros do Conselho Diretor 2018/2019 e afirmou que o movimento rotário, tanto o Rotary Club como o Rotaract, muito têm beneficiado Ermesinde, sendo uma autêntica mais valia para a cidade, e, por isso, os novos presidentes podem continuar a contar com todo o apoio que for possível por parte da sua autarquia.
A vice-presidente da Câmara de Valongo, Ana Maria Rodrigues, na sua intervenção, agradeceu ao presidente que terminou o mandato todo o trabalho desenvolvido pelas causas humanitárias, elogiou esta organização pela sua ação e ao novo presidente desejou os maiores sucessos e felicidades para todos os rotários que ajudam a manter acesa a esperança em dias melhores.
 |
O PRESIDENTE CESSANTE, FERNANDO FERREIRA, E O NOVO TIMONEIRO DO ROTARY DE ERMESINDE, CARLOS MOURÃO |
O representante do governador do distrito 1970, Manuel Cepeda, cumprimentou com especial deferência o presidente do Centro Social de Ermesinde, elogiou, depois, os presidentes cessantes (do Rotary e do Rotaract), teve também palavras de muita estima para com o Rotary de Ermesinde que é um Club com muitas tradições entre o movimento rotário nacional e recordou que a verdadeira essência do Rotary está no companheirismo, com que os clubes concebem e concretizam os seus programas, utilizando a linguagem do amor. Terminou dizendo que o Rotary Club de Ermesinde está em boas mãos.
O encerramento das intervenções foi feito por Carlos Mourão na qualidade de presidente do RCE, que agradeceu a presença de todos e recordou que a sua entrada na família rotária, há 4 anos, foi apadrinhada pelo companheiro José Luís Pinto. Prometeu que ia dar o seu melhor, em colaboração com a sua equipa e com os jovens do Rotaract, pois aprende-se muito com os mais jovens e «se queremos ir longe, vamos acompanhados». Este é o ano da «inspiração e da música», e nós somos «como uma orquestra», com um som diferente para sintonizar, mas afinados numa mensagem de paz e de harmonia, que nos permita viver com bem-estar, alegria e humildade. O novo timoneiro dos rotários pretende integrar empresários e empreendedores no movimento do companheirismo rotário, continuar a obra que vem sendo desenvolvida no campo social e educacional e dar sequência à construção da sede do Rotary Club de Ermesinde.
Do novo Conselho Diretor do Rotary Club de Ermesinde, para além de Carlos Mourão (Presidente), fazem parte Manuel da Silveira (Vice-Presidente), José Barbosa (Secretário), Manuel Sobral Pires (Tesoureiro), José Luís Pinto (Protocolo) e Fernando Ferreira (Vogal).
Já o Conselho Diretor do Rotaract Club de Ermesinde, para 2018/2019 tem a seguinte constituição: Henrique Sousa (Presidente), Francisco Pereira (Vice-Presidente), Camila Mendes (Secretária), João Pereira (Tesoureiro) e Fábio Moreira (Protocolo). MAD
|