Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-07-2018

    SECÇÃO: Destaque


    Carlos Mourão é o novo presidente do Rotary Club de Ermesinde

    CARLOS MOURÃO, NA SUA PRIMEIRA INTERVENÇÃO, COMO PRESIDENTE DO ROTARY CLUB DE ERMESINDE
    CARLOS MOURÃO, NA SUA PRIMEIRA INTERVENÇÃO, COMO PRESIDENTE DO ROTARY CLUB DE ERMESINDE
    «Irei dar o meu melhor» foram estas as primeiras palavras do novo presidente, enquanto timoneiro do Rotary Club de Ermesinde, para 2018-2019, pronunciadas na noite de 2 de julho, na cerimónia de transmissão de tarefas que teve lugar no Centro Social de Ermesinde, ao mesmo tempo que decorreu um jantar, servido por formandos do curso de Restauração e Bar da Escola Secundária de Valongo.

    Ao ato solene de mudança de caras no Conselho Diretor do Rotary Club de Ermesinde, em que o protocolo esteve a cargo de José Luís Pinto, assistiram muitos daqueles que integram o movimento rotário ermesindense (do Rotary Club, do Rotaract e até alguns jovens estudantes, com idades compreendidas entre os 12 e 18 anos, integrando o Interact) e vários convidados, entre os quais, o presidente da Direção do Centro Social, a vice-presidente da Câmara Municipal de Valongo, os presidentes das Juntas de Freguesia de Ermesinde e de Alfena, o Tesoureiro da Junta de Freguesia de Ermesinde, o Comandante da PSP local, a Tesoureira da Casa do Povo de Ermesinde, o representante da Associação Académica e Cultural de Ermesinde, o diretor de "A Voz de Ermesinde" e muitas personalidades ligadas ao movimento rotário, nomeadamente o representante do governador do distrito, Manuel Cepeda, e rotários de Valongo, Amarante, Águas Santas, Vizela, Trofa, Porto-Antas e Famalicão.

    O primeiro a usar da palavra foi o jovem Diogo Mourão, 1.º presidente do Rotaract Club de Ermesinde (agora substituído por Henrique Sousa que não pôde estar presente), que se referiu à sua experiência de dirigente do Rotaract de forma muito positiva, dizendo tratar-se de um projeto inovador que o ajudou a crescer e que, nas várias jornadas de convívio e de trabalho com os seus companheiros do Rotaract de Ermesinde, aprendeu a ser mais calmo, mais simples e mais humilde. E os eventos que promoveram e em que participaram levaram longe o nome dos rotários de Ermesinde.

    Seguiu-se, no uso da palavra, o presidente cessante, Fernando Ferreira, o 31.º presidente deste Club, que foi fundado em 1986, fazendo uma rápida retrospetiva do seu mandato pondo em destaque a consolidação do Rotaract, pelas mãos de Diogo Mourão com quem trabalhou muito bem, mas também o apoio do Club a que presidiu às causas ambientais, às causas da educação e da saúde.

    No que respeita à educação lembrou os prémios aos melhores alunos de Ermesinde e de Alfena, a homenagem ao diretor do Agrupamento de Escolas de Ermesinde, Álvaro Pereira, e a angariação de fundos para a criação de salas de aula em Moçambique. Tudo o que o Rotary Club de Ermesinde fez foi ao serviço das cidades de Ermesinde e de Alfena. Não se esqueceu de elogiar o bom acolhimento que teve nas instalações do Centro Social de Ermesinde, pondo em destaque a sua direção e as funcionárias, bem como o Sr. Aurélio que quase «foi um dos nossos» e agradeceu o apoio recebido dos presidentes das Juntas de Freguesia de Ermesinde (nomeando os presidentes com quem trabalhou, Luís Ramalho e João Morgado) e de Alfena (Arnaldo Soares), bem como da Câmara Municipal de Valongo. A terminar disse que o desempenho do cargo lhe permitiu ser melhor rotário e melhor pessoa, dentro dos valores da liberdade, seriedade e companheirismo, pois "rotary" é tudo isto.

    Arnaldo Soares na qualidade de presidente da Junta de Freguesia de Alfena interveio para dar os parabéns ao novo presidente do Rotary Club de Ermesinde e formular os votos de que os rotários continuem a trabalhar sempre para que o mundo seja melhor. Deu também os parabéns ao presidente cessante do Rotaract que trouxe a juventude ao movimento rotário. Terminou com a garantia do apoio da Junta a que preside ao Rotary Club de Ermesinde.

    Miguel de Oliveira, em representação do Executivo da Junta de Freguesia de Ermesinde de que é Tesoureiro, deu os parabéns aos novos membros do Conselho Diretor 2018/2019 e afirmou que o movimento rotário, tanto o Rotary Club como o Rotaract, muito têm beneficiado Ermesinde, sendo uma autêntica mais valia para a cidade, e, por isso, os novos presidentes podem continuar a contar com todo o apoio que for possível por parte da sua autarquia.

    A vice-presidente da Câmara de Valongo, Ana Maria Rodrigues, na sua intervenção, agradeceu ao presidente que terminou o mandato todo o trabalho desenvolvido pelas causas humanitárias, elogiou esta organização pela sua ação e ao novo presidente desejou os maiores sucessos e felicidades para todos os rotários que ajudam a manter acesa a esperança em dias melhores.

    O PRESIDENTE CESSANTE, FERNANDO FERREIRA, E O NOVO TIMONEIRO DO ROTARY DE ERMESINDE, CARLOS MOURÃO
    O PRESIDENTE CESSANTE, FERNANDO FERREIRA, E O NOVO TIMONEIRO DO ROTARY DE ERMESINDE, CARLOS MOURÃO
    O representante do governador do distrito 1970, Manuel Cepeda, cumprimentou com especial deferência o presidente do Centro Social de Ermesinde, elogiou, depois, os presidentes cessantes (do Rotary e do Rotaract), teve também palavras de muita estima para com o Rotary de Ermesinde que é um Club com muitas tradições entre o movimento rotário nacional e recordou que a verdadeira essência do Rotary está no companheirismo, com que os clubes concebem e concretizam os seus programas, utilizando a linguagem do amor. Terminou dizendo que o Rotary Club de Ermesinde está em boas mãos.

    O encerramento das intervenções foi feito por Carlos Mourão na qualidade de presidente do RCE, que agradeceu a presença de todos e recordou que a sua entrada na família rotária, há 4 anos, foi apadrinhada pelo companheiro José Luís Pinto. Prometeu que ia dar o seu melhor, em colaboração com a sua equipa e com os jovens do Rotaract, pois aprende-se muito com os mais jovens e «se queremos ir longe, vamos acompanhados». Este é o ano da «inspiração e da música», e nós somos «como uma orquestra», com um som diferente para sintonizar, mas afinados numa mensagem de paz e de harmonia, que nos permita viver com bem-estar, alegria e humildade. O novo timoneiro dos rotários pretende integrar empresários e empreendedores no movimento do companheirismo rotário, continuar a obra que vem sendo desenvolvida no campo social e educacional e dar sequência à construção da sede do Rotary Club de Ermesinde.

    Do novo Conselho Diretor do Rotary Club de Ermesinde, para além de Carlos Mourão (Presidente), fazem parte Manuel da Silveira (Vice-Presidente), José Barbosa (Secretário), Manuel Sobral Pires (Tesoureiro), José Luís Pinto (Protocolo) e Fernando Ferreira (Vogal).

    Já o Conselho Diretor do Rotaract Club de Ermesinde, para 2018/2019 tem a seguinte constituição: Henrique Sousa (Presidente), Francisco Pereira (Vice-Presidente), Camila Mendes (Secretária), João Pereira (Tesoureiro) e Fábio Moreira (Protocolo). MAD

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].