Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2018

    SECÇÃO: Educação


    Duas escolas de Ermesinde voltaram a ser distinguidas no âmbito do programa "Escolas Solidárias Fundação EDP"

    Foto FUNDAÇÃO EDP
    Foto FUNDAÇÃO EDP
    A Escola Secundária de Ermesinde e a Escola D. António Ferreira Gomes - ambas integram o Agrupamento de Escolas de Ermesinde - foram distinguidas, pelo segundo ano consecutivo, no âmbito do programa "Escolas Solidárias Fundação EDP". A 8ª edição do referido projeto terminou no passado dia 30 de maio, no Teatro Camões, em Lisboa, onde mais de 800 alunos e professores de escolas de todo o país celebraram um ano letivo dedicado a projetos de solidariedade e de cidadania, no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU. O programa "Escolas Solidárias Fundação EDP" mobilizou 513 escolas, públicas e privadas, gerais e profissionais, do 2.º ciclo ao ensino secundário, envolvendo mais de 50 mil alunos e professores no ano letivo 2017/18.

    Estas escolas criaram 1250 equipas solidárias que desenvolveram mais de 1800 projetos ao longo do ano, com o objetivo de melhorar a vida das suas comunidades, uma vez que mais de 176 mil pessoas foram abrangidas por estas iniciativas. Estes projetos somaram cerca de quatro milhões de horas de cidadania.

    No (Distrito do) Porto, a EB de Eiriz, em Paços de Ferreira, a EB de Sobreira, em Paredes, o Colégio Luso-Internacional do Porto, o Colégio D. Dinis, a EB de Rates, da Póvoa do Varzim, a EB/3 Almeida Garrett, em Vila Nova de Gaia, foram premiadas na categoria Distinção, grau reservado a escolas que tenham um desempenho de qualidade superior e distintivo (até 20 escolas).

    Por sua vez, os dois estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Ermesinde (a Secundária de Ermesinde e a EB2,3 D. António Ferreira Gomes) foram premiadas na categoria Super Escolas, grau atribuído às escolas que reúnam em simultâneo os atributos: ter, no mínimo, três inscrições no Escolas Solidárias; ter 70% de grau "distinções" (incluindo Revelação) no seu historial de participação; demonstrar elevada performance e uma postura de inovação/melhoria contínua (avaliação feita pelo júri).

    Criado em 2010, «o programa Escolas Solidárias Fundação EDP mobiliza anualmente dezenas de milhares de alunos e professores de escolas de todo o País, desafiando-os a tornarem-se agentes de mudança positiva. Neste sentido, as escolas desenvolvem projetos que contribuam para a melhoria de situações identificadas nas suas comunidades em áreas como a Pobreza e Fome, Desemprego/Sustentabilidade Económica, Educação/Literacia, Saúde, População Sénior, Conviver com a Diferença, Sustentabilidade Ambiental e Parceria Global para o Desenvolvimento Humano, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas», refere em nota de imprensa a entidade organizadora.

    Refere ainda que "atualmente, o programa conta com o selo oficial da Secretaria de Estado da Educação e da Direção Geral da Educação, bem como com o apoio de diversas personalidades da vida pública local e nacional, envolvidas pelos próprios alunos (padrinhos das escolas), e pela Fundação EDP (patronos do programa). São disso exemplo André Sardet, Aurea, Catarina Furtado, Cláudia Semedo, Eunice Muñoz, Fernanda Freitas, Heitor Lourenço, Jimmy P., Mafalda Ribeiro, Pedro Granger e Pedro Lima".

    Segundo Margarida Pinto Correia, Diretora de Inovação Social da Fundação EDP, «criar nesta camada etária a consciência de que podemos contribuir todos os dias para um mundo melhor, mais sustentável, e de que somos responsáveis por ele, é uma tarefa que este programa estimula intensamente. É uma sementeira de ferramentas para a construção de sustentabilidade nas suas vidas e na forma como participam em comunidade. O Escolas Solidárias tem crescido de ano para ano, e isso deixa-nos muito entusiasmados, mas sobretudo desafiados com o que fica por conquistar. Vamos a caminho!», frisa.

    O programa Escolas Solidárias Fundação EDP regressa em setembro para mais um ano letivo.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].