Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2018

    SECÇÃO: Cultura


    X Gala da Casa do Povo de Ermesinde

    foto
    A Casa do Povo de Ermesinde já nos habituou a um espetáculo muito interessante, cada ano que passa, constituído por música, dança, teatro, declamação e sobretudo muita animação, proporcionada pelos seus utentes e trabalhadores, incluindo a direção técnica, numa união que deixa perceber um trabalho realizado com muita competência e gosto pela grata tarefa que desenvolvem quotidianamente.

    A 10.ª edição da Gala da Casa do Povo de Ermesinde teve lugar, como de costume, no Fórum Cultural, que se encontrava completamente cheio,no dia 30 de maio último. Para além de utentes da entidade em festa, estavam muitos familiares, amigos e público que já colocou na sua agenda este evento. Marcaram presença também o presidente da Direção da Casa do Povo, Luís Ramalho, outros elementos dos corpos gerentes e o anterior presidente da Direção, Jerónimo Pereira, bem como os representantes da Câmara Municipal de Valongo (André Teixeira), da Assembleia de Freguesia de Ermesinde (Josué Morais) da Junta de Freguesia de Ermesinde (João Morgado) e das direções de grande número de associações e coletividades ermesindenses, nomeadamente da Associação Académica e Cultural de Ermesinde, Centro Social de Ermesinde, Ágorarte, A Voz de Ermesinde, Rotary Club de Ermesinde e, entre outros, a PSP local. Ao longo de quase duas horas, sob a coordenação de Isabel Sousa, foram desfilando no palco momentos de cantigas, representação, danças, tudo em doses de harmonia, bom humor e muita alegria.

    Do programa fizeram parte, a atuação do Orfeão que interpretou "Trova do Vento que passa", "Roseira Enxertada" e "Poupinha". Seguiu-se o pertinente monólogo "Ser humano animal selvagem" secundado por um momento musical, com a interpretação de "Estranha forma de vida" e "A fonte das sete bicas". O público teve oportunidade de rir com o teatro de marionetes, logo continuado por uma dança "Can Can". O momento de teatro manifestou-se no palco com o "serão conjugal" a que se seguiu a dança "É o bicho". Houve ainda tempo para a dança "Camaro Amarelo" e o epílogo fez-se com a "Música Final" em que todos os atores e atrizes, cantores e cantoras, dançarinos e dançarinas tomaram parte.

    foto
    No momento final das intervenções destaque para o presidente da Direção, Luís Ramalho, francamente feliz com a festa a que todos tínhamos acabado de assistir, revelando que a chave do êxito se resume ao «trabalho com gosto» que se faz naquela Casa. A Casa do Povo de Ermesinde foi fundada em 1941, tem a sua sede na Praça 1.º de Maio, e o Centro de Dia nasceu há precisamente 30 anos, em junho de 1988. Atualmente presta um alargado conjunto de serviços e de atividades tendo sempre como objetivo primordial proporcionar ao idoso a ocupação do seu tempo livre «de uma forma lúdica, evitando o isolamento e a exclusão».

    Além do Centro de Dia, a Casa do Povo de Ermesinde, tem a funcionar também, desde setembro de 2004, o denominado "Apoio Domiciliário" que se concretiza na prestação de cuidados físicos e psicossociais, personalizados ao idoso, no seu domicílio, tentando assegurar, temporária ou permanentemente a satisfação das suas necessidades básicas, contribuindo assim para o seu equilíbrio e bem-estar. MAD

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].