Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2018

    SECÇÃO: Destaque


    REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VALONGO

    Edifício do antigo Cinema de Ermesinde foi motivo de preocupações

    Foto ALBERTO BLANQUET
    Foto ALBERTO BLANQUET
    O edifício do antigo Cinema de Ermesinde foi tema de conversa na sessão pública do Executivo da Câmara Municipal de Valongo (CMV) do mês de junho - realizada no dia 7. O tema foi lançado ainda no período destinado à intervenção do público, altura em que o munícipe José Carvalho lembrou - e lamentou - o mau estado em que se encontra o referido edifício, classificando aquela como uma "imagem" que fica mal numa zona nobre e central da cidade, sugerindo mesmo que os proprietários do edifício o tapassem de modo a que a referida "imagem" passasse despercebida a quem ali circula.

    Na resposta, o presidente da Câmara, José Manuel Ribeiro, lembrou que o antigo cinema não pertence nem à autarquia nem à Junta de Freguesia de Ermesinde, mas sim a uma entidade privada, no caso o Centro Social de Ermesinde (CSE), acrescentando que já teve a oportunidade de demonstrar a esta instituição particular de solidariedade social que a CMV teria interesse em comprar o edifício no sentido de o transformar num equipamento cultural. No entanto, o CSE tem igualmente um projeto de cariz social para implementar naquele espaço, conforme lembrou o edil, que nesse sentido referiu que a autarquia não poderá fazer nenhuma intervenção no referido espaço.

    Também Miguel Teixeira, vereador do PSD, que tal como Fernando Neves ali estava em substituição dos habituais vereadores social-democratas Luís Ramalho e Alberto Neto, abordou o assunto, referindo que para si, enquanto ermesindense, é uma tristeza «ver uma estrutura daquelas naquele estado, sub-aproveitada e devoluta». Disse compreender o facto de a Câmara não poder intervir no local face àquela ser uma propriedade privada, sugerindo, no entanto, que a autarquia deveria contactar o CSE no sentido desta instituição fazer algo para contornar «o mau aspeto que aquilo passa para o exterior». José Manuel Ribeiro voltaria, por um lado, a recordar que a Câmara já demonstrou junto da referida instituição o seu interesse na aquisição do antigo cinema, e por outro, sublinharia que a autarquia não pode obrigar o CSE a vender aquele imóvel, até porque em seu entender é «respeitável o uso que o CSE quer dar ao edifício e tanto quanto sei eles estão a tentar candidatar-se a fundos comunitários para avançar com o projeto que têm para o espaço», concluiu o presidente da Câmara.

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].