Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2018

    SECÇÃO: Local


    NOTÍCIAS DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE

    Próxima paragem: Zona Z - Projeto comunitário de rádio na internet em Ermesinde

    Fotos SALA TREZE
    Fotos SALA TREZE
    No dia 6 de abril a Estação de Ermesinde foi invadida. De uma coluna ligada a um computador escutava-se um cantar de galo seguido de um apelo entusiasmado: "sai da casca com a Zona Z". No computador, ondas sonoras projetavam sons de entrevistas, programas literários, debates e jingles criativos.

    Os passageiros que circularam no átrio da estação entre as 14H30 e as 16H30 dessa sexta-feira de abril foram convidados a dar uma entrevista. A timidez não resistiu aos apelos e foram muitas as entrevistas em áudio e também em vídeo realizadas a quem chegava ou abandonava a cidade.

    Os repórteres da Zona Z queriam conhecer histórias de estações e comboios mas também pretenderam divulgar a sua iniciativa: a criação de uma rádio comunitária em Ermesinde.

    A iniciativa decorreu no âmbito da atividade nacional do Escolhas, sob a designação "Escolhas de Portas Abertas - a diversidade passa por Ermesinde", com o apoio das Infraestruturas de Portugal, ao qual agradecemos a gentileza e a disponibilidade pelo acolhimento.

    O projeto de rádio comunitária Zona Z nasceu no âmbito do Programa Escolhas do Centro Social de Ermesinde denominado "Papalagui E6G", que em dezembro do ano passado anunciou a realização de um workshop sobre programas de rádio comunitários na internet, destinado aos jovens do Programa Escolhas mas aberto a toda a população.

    foto
    Houve uma adesão muito favorável a este workshop, que evoluiu para encontros semanais de pessoas de todas as idades que aprendem em conjunto a criar e partilhar conteúdos em áudio.

    No cerne deste projeto estão as aspirações de inclusão, diversidade e espírito comunitário. A não-discriminação e a não-violência são valores fundamentais que orientam as produções deste grupo.

    Para já, pode-se aceder aos podcasts através das plataformas de áudio www. mixcloud.com/zonaz e https://audiomack.com/artist/workshop-rdio-comunitria e através do Facebook em https://www.facebook.com/zonazcomunitaria.

    Os jovens radialistas da Zona Z apresentaram em março uma proposta para integrar o Orçamento Participativo Jovem de Valongo. O objetivo é a criação de um estúdio comunitário de rádio em Ermesinde. No dia 10 de maio serão conhecidos os projetos que vão a votos este ano. Estes resultados são aguardados com entusiasmo pelos radialistas porque consideram que a existência de um estúdio pode vir a ser um impulso importante para este projeto e para a comunidade. Se a proposta da Zona Z for selecionada, a campanha da rádio sai à rua a partir de dia 18 de maio.

    Por: Maria Vítor Mota

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].