Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2018

    SECÇÃO: Local


    Universidade Sénior de Ermesinde participou no Dia Nacional dos Centros Históricos

    foto
    Comemorou-se no passado dia 28 de março, data de nascimento de Alexandre Herculano, seu patrono, o DIA NACIONALDOS CENTROS HISTÓRICOS.

    Tendo como objetivo possibilitar aos cidadãos, sobretudo aos mais jovens, um contacto com o passado dos locais emblemáticos da nossa cidade, o Setor de Atividade do Serviço Educativo do Fórum Cultural de Ermesinde, desafiou a Universidade Sénior de Ermesinde (USE), a participar nestas comemorações.

    Assim, três alunos, recorrendo à vasta literatura existente, em particular, "A Voz de Ermesinde" e as obras dos professores da USE, Jacinto Soares e Manuel Dias, dissertaram sobre os temas propostos.

    Elizabete Castro fez um historial das diversas fábricas de brinquedos, bem como da sua evolução, desde o celuloide ao plástico (bem mais recente), passando pelos de madeira e chapa de Flandres. Lembrou o quanto as normas de segurança emanadas da UE, condicionam o atual fabrico. Resistem os bombos, que, ao que parece, têm cada vez mais procura.

    A Álvaro Campeão coube a tarefa (e também o prazer) de falar sobre a Vila Beatriz, da magnificência dos seus azulejos exteriores e interiores e do seu primeiro residente, Amadeu Sousa Vilar. Realçou que este ilustre republicano, primeiro Presidente da Comissão Paroquial Republicana, foi também fundador da Fábrica de Fiação e Tecidos de Sá, ali bem perto, onde os seus operários, usufruíram de regalias nunca antes imaginadas.

    Finalmente, por intermédio de Alfredo Silva, abordou-se o passado do espaço agora ocupado pelo Parque Urbano, incluindo o Fórum,onde esta apresentação foi feita. Também a Fábrica da Telha, como ficou conhecida, deve a sua fundação, em 1910, a dois republicanos, Francisco Xavier Esteves e Augusto César Mendonça, que beneficiando não só da proximidade da linha férrea, como de matéria prima (barro) e combustível (madeira), no lugar de Rapadas, aqui a instalaram.

    Complementadas, aqui e acolá, com os preciosos conhecimentos da Dr.ª Luísa Aguiar, concluiu-se esta jornada, com o agrado de todos os presentes.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].