Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2018

    SECÇÃO: Local


    NOTÍCIAS DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE

    Design Factory: espaço criativo para trabalhar no presente as paixões e o futuro, numa semana de impacto social

    foto
    Esperamos ser útil para o leitor a experiência de desenvolvimento criativo em que participamos. Somos a Katia e a Kata, voluntárias do Serviço Voluntário Europeu, em Ermesinde. Em fevereiro, participamos no Social Impact Week # 1, do Porto Design Factory (PDF). Neste evento foram abordados, com equipas multiculturais, problemas sociais a resolver por start-ups locais. Registamos as estratégias mobilizadas para a resolução das problemáticas, como são o caso do brainstorming, benchmarking para no final escolher a melhor ideia e criar um protótipo baseado em estratégias de simplificação.

    A organização Mundo a Sorrir, criada com o objetivo de aumentar a consciência da higiene oral, junto de crianças, professores e pais em escolas, propôs o desafio de "Como as crianças podem escovar os dentes na escola?" - a tarefa foi encontrar uma solução de baixo custo, mas promotora de hábitos de higiene oral. Das propostas surgiu um protótipo divertido e educativo para formar os bons hábitos da saúde oral, partindo da curiosidade natural das crianças. O produto baseado em espelhos de casas de banho, projeta automaticamente rostos alegres e sadios depois das crianças escovarem os dentes.

    Outra problemática relacionou-se com os cuidadores, com as questões de partida: "O que é um cuidador? e como podemos alcançar todos os cuidadores do Porto?". A solução encontrada foi o desenvolvimento de uma aplicação: "Superman Support Box"; uma aplicação que cria uma rede baseada no sinal GPS pronto a ajudar o próximo e facilitando o acesso aos cuidadores. O repto da Engenho e Rio, organização ligada a intervenções a nível hidrológico, ecológico e social, foi encontrar soluções para a problemática dos incêndios florestais: "Como evitar que as cinzas contaminem os rios?" Da discussão resultou um produto de baixo custo, baseado num aspirador de cinzas autónomo e alimentado por painéis solares.

    Por fim, a “Vintage for a Cause”, que tem o objetivo de dar uma segunda vida a roupas de forma sustentável, com a assinatura de estilistas, apresentou a questão: "Como podemos produzir massivamente moda ética, baseada na economia circular?". Propusemos uma aplicação para dispositivos móveis que permita a interação entre designers, fabricantes e doadores de roupa. A ideia foi criar um círculo fechado, onde cada um pode participar, desde a doação de roupas, para serem reutilizadas ou customizadas, com o apoio e assinatura de estilistas ou designers consagrados. As roupas devem perdurar no tempo, reutilizando-as até ao limite. Recomendamos o PDF para uma experiência de pensar e desenvolver soluções. A Social Impact Week # 1 foi uma semana intensa, com oficinas, com ideias e soluções num espaço criativo e prático. Esperamos que agora que o leitor também se sinta inspirado em participar no Porto Design Factory, libertando-se e encontrando estratégias para um futuro tecnológico melhor.

    Por Kateryna Pakhuta e Katalin Dittrich*

    *Voluntárias do Serviço Voluntário Europeu, em Ermesinde

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].