Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2018

    SECÇÃO: Destaque


    REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VALONGO

    Águas agitadas em torno das concessões

    foto
    Com uma ordem de trabalhos onde não figuravam pontos de relevo quanto a uma discussão mais profunda, a reunião pública do Executivo da Câmara Municipal de Valongo (CMV) do mês de março - realizada no dia 1 - ficou marcada pelo tema das concessões, nomeadamente da água e do estacionamento pago, tema que foi calorosamente debatido no período de antes da Ordem do Dia.

    O assunto da concessão do estacionamento foi levantado por um munícipe - no período destinado à intervenção do público -, o qual além de relatar situações em que os fiscais «não perdoam» quanto à notificação de viaturas que não tenham o bilhete em zona de estacionamento pago, questionou a autarquia do porquê dessa fiscalização ser agora feita por uma empresa de Braga ao invés de o ser pela Câmara, como até há bem pouco tempo o era. Recorde-se, que o novo Regulamento Municipal de Trânsito e Estacionamento de Duração Limitada entrou em vigor em janeiro último.

    Na resposta, José Manuel Ribeiro começou por dizer que «não fomos nós (PS) que trouxemos as concessões para o concelho de Valongo. Digo ainda que este é um mau negócio», referiu o presidente da autarquia, que explicou ainda que o novo regulamento trouxe algumas alterações, sendo que uma delas é o facto de a Câmara deixar de ter a seu cargo a fiscalização dos parquímetros, passando essa tarefa para as mãos da empresa concessionária. Esta é uma das muitas alterações que resultam das negociações entre a autarquia e a empresa, a qual tem em tribunal um processo contra a Câmara de Valongo, conforme recordou o edil, com a concessionária a pedir uma indemnização de quatro milhões de euros à autarquia em resultado de uma ação interposta por esta num mandato anterior.

    José Manuel Ribeiro lembrou que a Câmara teve de renegociar o contrato de concessão, caso contrário a outra solução seria rasgar o contrato e pagar uma indemnização.

    Sobre este tema, o PSD viria a fazer uma intervenção, por intermédio de Luís Ramalho, que começou por dizer que o seu partido bem tinha avisado que ia abrir o período da caça à multa. O social-democrata lembrou ainda que um dos compromissos eleitorais de José Manuel Ribeiro havia sido precisamente a revisão do regulamento de estacionamento pago, e que volvido algum tempo o que este fez foi passar a responsabilidade da fiscalização para a esfera da empresa, que desta forma fatura muito mais. Disse ainda que a CMV poderia ter mantido a fiscalização sob a sua tutela, não o fazendo pois isso iria custar mais dinheiro ao Município, que, por sua vez, agora se limita a receber sete por cento da receita arrecadada, lembrando ainda que o seu partido votou contra a alteração do regulamento.

    Outra concessão que fez correr muita água nesta reunião foi precisamente a… água! O novo tarifário da água para sermos mais precisos. O tema foi levantado por Rosa Maria Rocha (PSD), que recordou o facto de ter dito na sessão anterior que o aumento do tarifário para as instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e para as juntas de freguesia iria ser de 100 por cento, lembrando que na altura José Manuel Ribeiro havia dito que tal era mentira, e que esse aumento seria de 40 por cento. Munida de uma cópia do novo tarifário, a vereadora do PSD confrontou novamente o presidente da CMV, sustentando que afinal quem ali mentia era o edil, argumentando que assim que novo tarifário entrasse em vigor o valor por metro cúbico de água passava de 0,75 cêntimos para 1,507 euros, números que segundo a vereadora ultrapassam os 100 por cento de aumento.

    Rosa Maria Rocha recordou ainda que o presidente da Câmara havia também dito que iria compensar as IPSS's face ao aumento do tarifário, aproveitando com isto a vereadora para lançar um novo ataque a José Manuel Ribeiro: «por um lado o senhor dá, mas por outro tira!».

    Na resposta, o presidente da autarquia começou por referir que com aquela sua intervenção, Rosa Maria Rocha estava «a fazer um exercício de demagogia. Não vai haver nenhum aumento dessa grandeza. O que a senhora disse é mentira», disse o edil, explicando ainda que existe uma componente fixa e outra variável no valor mensal da fatura. O autarca disse ainda que para as instituições sem fins lucrativos o aumento do tarifário na fatura a pagar varia entre os 23,13 e os 19,32 por cento, acrescentando que apesar deste aumento só existem quatro concelhos dentro da Área Metropolitana do Porto com tarifário mais barato do que Valongo.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].