Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2018

    SECÇÃO: Especial


    60 ANOS - 60 BRINDES

    foto
    Os ermesindenses fizeram e colaboram na Sua Voz de Ermesinde. O amável jornal fez, e faz, a cidade dos sonhos, arredores do Grande Porto, onde os caminhos-de-ferro à vista e vários sentidos, colocam os viajantes portuenses perto de Campanhã ou S. Bento dentro do burburinho, onde o Porto é "UMA NAÇÃO"!

    Antigamente, os terrenos agrícolas verdejantes, onde os milharais cresciam, e os mais raquíticos serviam de pastoreio e pousio de bois velhos, em fase de engorda, antes de entrarem abatidos no famoso Bolhão...

    Nos passeios das carruagens passeavam as regueifas, metidas nos braços e compradas em Valongo (terra das lousas). Poder comprar pão doce, antes dos vagões voltarem a andar, era uma alegria.

    A gente fina de Ermesinde, lembrava os agricultores durienses, alguns de gravata, samarra de gola de pele e botas de atanado! Os trabalhadores dos campos eram quase só mulheres:

    Fortes, espadaúdas e de saias de panos rijos e compridas; os lenços de merino protegiam as cabeças e atavam na cintura; manobravam as vacas e bois nos trabalhos como poucos lavradores o sabiam desempenhar!

    Nos estradões, abertos nos de granjeio, sendo hoje ruas da cidade, deram prédios de andares, moradias e prédios culturais. As obras de lazer estão sempre a crescer.

    Se Joaquim Agostinho "semeou" os Pirenéus de pneus de maior "cilindrada", as mulheres de Ermesinde fortes e sadias ensinaram a desbravar os campos, hoje estufas, e terem as ruas do Grande Porto como recreios, e até um S. João em festa!

    Lembrar a evolução (lindos 60 anos) de A Voz de Ermesinde é ter a alegria dos tempos idos. Parabéns.

    Por: Gil Monteiro*

    *(colaborador na rubrica "Crónica")

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].