Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2018

    SECÇÃO: Especial


    Testemunho de Manuel da Imaculada Conceição Moreira Pereira*

    foto
    Não é fácil escrever sobre o Jornal A Voz de Ermesinde, aliás, não é de todo fácil escrever pelo meu Avô, Manuel da Imaculada Conceição Moreira Pereira, homem das letras, com uma poesia e prosa que para mim são impossíveis de replicar, mas é por ele e pelo seu amor a este Jornal ao qual deu vida e deu a sua vida ao longo de décadas que arrisco escrever umas simples palavras.

    Natural de Água Longa, onde nasceu em 29 de novembro de 1927, só após o casamento com a sua companheira de sempre, a minha avó Maria Amélia Martins da Silva, em 8 de abril de 1956 é que passou a residir em Ermesinde, no lugar de S. Paio, onde vive até aos dias de hoje.

    Ligado a este Jornal desde praticamente o seu nascimento, no qual foi Redator, Chefe de Redação e Diretor entre janeiro de 1979 e maio de 1990, sendo assim a pessoa que até à presente data mais tempo desempenhou estas funções, o meu Avô sempre guardou todos os exemplares do Jornal A Voz de Ermesinde com um amor e dedicação que só recentemente pude entender. Nas suas páginas estão guardados os testemunhos da vida e das vidas da Cidade a que o meu Avô dedicou toda a sua vida, a Cidade de Ermesinde.

    Em 60 anos, o herdeiro do Jornal Sopa dos Pobres, o Jornal A Voz de Ermesinde que teve como seu primeiro número o 26, continuando assim a numeração do seu antecessor, soube encontrar o seu espaço no seio da Cidade, ora como mensário ora como quinzenário, mas sendo sempre fiel à sua imagem, o jornal que nasceu com o propósito de divulgar a instituição à qual pertence, cedo se tornou um veículo de informação de toda a Cidade, fundamental assim no estreitar de distâncias e sendo um fiel companheiro de tantos que religiosamente liam e leem as suas páginas.

    Hoje, o Jornal a Voz de Ermesinde é património de toda uma Cidade, e esta tem a obrigação de o preservar e acompanhar, dando-lhe corpo e condições para crescer e continuar a ser aquilo que é, o Jornal de todos os Ermesindenses.

    Sei que se a saúde lhe permitisse, o meu avô muito mais teria a partilhar, mas sei também que ficará por demais feliz e satisfeito por ver e saber que o seu Jornal continua vivo e de parabéns, e conta uma vez mais nas suas páginas com aquele que será o seu último contributo, tantos e tantos anos depois.

    Um bem-haja a todos aqueles que sentem este Jornal.

    Manuel da Imaculada Conceição Moreira Pereira*

    *(antigo Diretor de “A Voz de Ermesinde”)

    *Nota de Redação - Dado o estado debilitado de saúde do antigo Diretor de A Voz de Ermesinde, Manuel da Conceição Pereira, a quem desejamos as melhoras, escreveu este testemunho, o seu neto, Miguel de Oliveira.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].