Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2017

    SECÇÃO: Desporto


    CRONOLOGIA

    Os grandes destaques do desporto ermesindense (e concelhio) em 2017

    foto
    JANEIRO

    8 de janeiro: A Quinta das Arcas, em Sobrado, recebeu neste dia as provas de elite do Campeonato Nacional de Ciclocrosse. A corrida masculina foi de grande intensidade, tendo a decisão acontecido quase em cima da meta, com Ricardo Marinheiro a levar a melhor sobre a concorrência. Na prova feminina, a algarvia Sandra Santos surpreendeu as suas rivais, terminando a corrida de forma destacada no primeiro lugar. Bruno Silva e Raquel Queirós sagraram-se campeões nacionais no escalão de sub-23.

    21 a 25 de janeiro: O Complexo de Ténis da Vila Beatriz foi, durante cinco dias, palco da primeira etapa do Pink Tour 2017, o único circuito feminino do ténis nacional. Organizada conjuntamente pelo Clube de Ténis de Ermesinde e a Associação de Ténis do Porto, a competição reuniu um total de 33 atletas, naquele que foi o segundo maior quadro de sempre no conjunto das quatro edições do circuito. No quadro de singulares, Joana Batista, do Boavista, sagrou-se campeã, enquanto que na competição de pares a vitória sorriu à dupla Isabel Chorão e Ana Morais, do CT Gaia.

    28 de janeiro: O Pavilhão Municipal de Ermesinde engalanou-se a preceito para receber a 2ª edição do prestigiado - a nível nacional - Festival de Danças de Salão "Professor Toni Pinto". Participaram no evento cerca de 250 bailarinos de alto gabarito, sendo de destacar, entre outro, a presença do par composto por Kirill Belorukov e Polina Teleshova, dançarinos que habitualmente competem no Campeonato do Mundo.

    foto

    FEVEREIRO

    3 a 5 de fevereiro: Mais um momento histórico para o basquetebol do CPN. Neste primeiro fim-de-semana de fevereiro a equipa de sub-16 cepeenista saiu do Pavilhão Municipal de Vila Nova de Gaia com o título de campeão distrital femininos da referida categoria. As ermesindenses levaram a melhor sobre o Coimbrões, o CLIP e a Juvemaia, os outros três conjuntos presentes na fase final.

    11 e 12 de fevereiro: O Pavilhão Municipal de Sobrado recebeu um ano mais a fase final dos campeonatos nacionais de hóquei indoor nos escalões de sub-11 e sub-15 mistos. Organizadas pela Federação Portuguesa de Hóquei, as competições tiveram como vencedores as equipas do Futebol Benfica (sub-11) e o Casa Pia (sub-15).

    26 de fevereiro: A Câmara Municipal de Valongo voltou a homenagear os atletas, dirigentes desportivos e equipas do concelho que mais se destacaram na época desportiva transata, nesta caso a temporada de 2015/16, no âmbito de mais uma edição da Gala de Mérito Desportivo do Concelho de Valongo. O evento teve lugar no Pavilhão Municipal de Ermesinde. Foram homenageados cerca de 400 pessoas, incluindo atletas individuais, 32 equipas e 18 dirigentes desportivos. O CPN e o Ermesinde 1936 estiveram em destaque nesta gala. Os cepeenistas viram ser distinguidas as suas equipas de basquetebol de sub-14 e sub-19 pela conquista dos títulos distritais das respetivas categorias, sendo que no caso do primeiro escalão há ainda a juntar o ceptro de campeão nacional. A secção de basket do CPN foi ainda distinguida pelo facto de ter "fornecido" cinco jogadoras às seleções nacionais de diversos escalões de formação. Ponto alto da noite foi ainda a homenagem a Agostinho Pinto, nome lendário do basquetebol cepeenista, atualmente selecionador nacional dos escalões de sub-17 e sub-18 femininos. O CPN foi ainda homenageado por ter conquistado o título de campeão regional de juniores/seniores masculinos de andebol e a Prova Regional de Minis masculinos. O emblema propogandista foi também galardoado pela conquista do título mundial de karaté - no escalão de veteranos - por intermédio de Carlos Rodrigues. Por sua vez, o Ermesinde 1936 foi agraciado pelo facto de a sua equipa de sub-17 ter alcançado a promoção à 1ª Divisão Distrital de futebol.

    foto

    MARÇO

    24 de fevereiro a 5 de março: 2017 foi um ano marcante para as competições Bilharsinde, as quais celebraram uma década de existência. O primeiro ponto alto do ano ocorreu entre finais de fevereiro e princípios de março, altura em que a Associação Desportiva Bilharsinde organizou no Centro Comercial GaiaShopping uma verdadeira maratona de bilhar - na variante de pool português - na sequência da realização das fases finais Bilharsinde que reuniram cerca de 400 atletas, muitos deles autênticos "pesos pesados" da modalidade.

    18 e 19 de março: As serras de Santa Justa e Pias (Valongo) receberam cerca 2400 atletas que participaram na 5ª edição dos "Trilhos do Paleózoico", competição de trail running.

    foto
    ABRIL

    1 a 13 de abril: O Clube de Ténis de Ermesinde organizou mais uma edição do seu Torneio da Páscoa, competição que decorreu ao longo de quase duas semanas no Complexo de Ténis da Vila Beatriz e que juntou 84 atletas provenientes de todos os escalões do citado emblema ermesindense.

    23 de abril: Inserida no âmbito do programa das comemorações do 43º aniversário do 25 de Abril levado a cabo pela Junta de Freguesia de Ermesinde, realizou-se neste dia mais uma edição da corrida juvenil. Destinada à população mais jovem da nossa freguesia, a prova (que decorreu nas imediações da Junta) contou com a participação de 90 crianças oriundas de diversas escolas e associações locais.

    foto

    MAIO

    14 de maio: Na sua ainda curta história de vida o Ermesinde 1936 escreveu mais uma página inesquecível. Neste dia, e na última jornada do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol do Porto, o emblema das argolas assegurou o título de campeão e a consequente subida à Divisão de Elite. A turma da nossa cidade empatou no reduto do Nun' Álvares, resultado que foi suficiente para que se soltassem os foguetes de uma festa que durou pela noite dentro nas ruas da freguesia.

    20 e 21 de maio: 2017 foi igualmente um ano memorável para a secção de andebol do CPN. No dia 20, os seniores garantiam cepeenistas a subida à 2ª Divisão Nacional, ao passo que no dia seguinte foi a vez da equipa de juniores alcançar uma histórica promoção à 1ª Divisão Nacional da categoria.

    28 de maio: Valongo foi palco da 4ª e última etapa da conceituada prova de ciclismo Grande Prémio do Jornal de Notícias. Daniel Mestre foi o vencedor da etapa que consagrou Raúl Alarcón como vencedor da competição neste ano de 2017.

    foto

    JUNHO

    9 a 11 de junho: A equipa de sub-16 femininos do CPN sagrou-se campeã nacional de basquetebol. Lideradas por Agostinho Pinto, as cepeenistas levaram a melhor sobre o Queluz, o CAB Madeira e o Olivais de Coimbra, na fase final da competição, a qual teve lugar em Casal de Cambra.

    16 a 18 de junho: O Pavilhão Municipal de Ermesinde recebeu a fase final do Campeonato Nacional da 3ª Divisão em andebol. Para além do conjunto da casa, o CPN (na qualidade de vencedor da Zona 1 da 2ª Fase do Nacional do terceiro escalão), o certame contou com as presenças do Sassoeiros e do Marítimo dos Açores. O CPN lutou até ao último segundo por aquele que seria um título histórico, mas o Sassoeiros acabaria por levar a melhor no último jogo da fase final (26-23), levando assim a coroa de glória para o sul do país.

    17 e 18 de junho: Mais de 300 crianças - com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos -, em representação de 14 equipas de várias localidades do país, deram vida ao 1º Torneio de Minibasquete do CPN, que teve lugar no Pavilhão Municipal de Ermesinde e no Pavilhão do CPN.

    JULHO

    15 a 22 de julho: O Centro Comercial Maia Shopping acolheu ao longo de mais de uma semana as fases finais da Superliga Bilharsinde, da Liga Bilharsinde, da Liga Bilharsinde Júnior, do Campeonato Feminino Bilharsinde, entre outras competições organizadas pela Associação Desportiva Bilharsinde. João Sousa, Bruno Fumega, Manuel Pereira, Pedro Fonseca ou Américo Francisco foram alguns dos nomes sonantes do pool português que passaram pelo referido local para disputar um conjunto de provas que reuniram cerca de 300 atletas.

    AGOSTO

    15 de agosto: O espanhol Raúl Alarcón venceu neste dia a 79ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta. Alarcón integrou os quadros da W52-FC Porto, equipa com raízes no nosso concelho, mais concretamente em Sobrado, freguesia que nesta noite recebeu de forma eufórica o campeão da Volta.

    foto

    SETEMBRO

    16, 17, 23 e 24 de setembro: A Câmara de Valongo organizou - em dois fins-de-semana consecutivos - a 1ª edição do Torneio "Valongo - Capital do Basquetebol". Destinado aos escalões de Sub-14 (masculinos e femininos), Sub-16 (masculinos e femininos), Sub-18 (masculinos) e Sub-19 (femininos), o certame desenrolou-se em Campo e em Ermesinde, tendo contado com a presença de cerca de 700 atletas em representação de meia centenas de equipas nacionais e internacionais.

    foto

    OUTUBRO

    21 de outubro: O CPN assinalou nesta noite o seu 76º aniversário, numa festa que decorreu no auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde. A cerimónia serviu para o clube homenagear os seus atletas e equipas que mais se evidenciaram ao longo da última época desportiva, bem como para agraciar os associados que neste ano completaram 25 e 50 anos de filiação ao clube.

    NOVEMBRO

    foto

    4 de novembro: Chegava ao fim neste dia os Campeonatos da Europa de Natação DSISSO (Down Syndrome International Swimming Organization), realizados em Paris, e onde em representação da seleção nacional de natação adaptada estiveram dois atletas do CPN, nomeadamente José Ribeiro e Carina Moreira. Os dois nadadores tiveram uma prestação memorável, sendo que José Ribeiro sagrou-se campeão da Europa nos 800m livres e nos 400m livres, alcançando ainda o segundo lugar nos 1500m livres, e na estafeta 4X100m livres. O mesmo atleta arrecadou ainda mais duas medalhas (de bronze) nos 200m livres e na estafeta 4X100m estilos. Já Carina Moreira foi vice-campeã da Europa na prova de estafetas 4X50m estilos e terceira classificada na estafeta 4X50m livres. Os dois atletas seriam recebidos em festa pelo CPN, no dia 8 de novembro, numa cerimónia que decorreu na piscina do emblema ermesindense.

    foto

    11 de novembro: A Cidade de Ermesinde recebeu neste dia os campeonatos de juniores e juvenis de halterofilismo, bem como o III Torneio de Iniciação desta modalidade. Organizada pela Federação Portuguesa de Halterofilismo, a competição teve lugar no Mean Machine Cross Fit (ginásio situado na Travessa da Bela) e contou com um alargado naipe de atletas oriundos do norte, centro e sul do país.

    11 de novembro: Inserido na programação das comemorações do 76º aniversário do CPN, realizou-se neste dia a 4ª edição do Torneio de Xadrez "António Torcato". O evento teve lugar na sede do CPN e teve a participação de 14 jogadores, tendo Américo Moreira conquistado o título de campeão.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].