Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2017

    SECÇÃO: Destaque


    CRONOLOGIA

    O que de mais importante aconteceu em Ermesinde e no concelho em 2017

    Na última edição de 2017 elaboramos uma resenha com alguns dos factos mais relevantes ocorridos em Ermesinde e no restante concelho. Naturalmente que as eleições autárquicas surgem no topo da lista de acontecimentos marcantes do ano, sobretudo para o PS que, no concelho - e na freguesia -, alcançou uma histórica maioria. De ressalvar ainda o arranque das obras de requalificação da Escola Secundária de Ermesinde; o 20º aniversário da Mostra Internacional de Teatro; e o reconhecimento nacional do Parque das Serras do Porto como polo relevante do ponto de vista ambiental no seio da Área Metropolitana do Porto.

    foto
    JANEIRO

    13 de janeiro: Era apresentada na Estação da Trofa a nova imagem dos cartões do Andante. Nesta cerimónia, foi ainda anunciado o alargamento do sistema intermodal a seis estações/apeadeiros localizados nos concelhos de Valongo, Maia e Trofa, sendo que entre estes se destacava o apeadeiro da Travagem.

    22 de janeiro: Arrancava a primeira etapa de recuperação das margens do Rio Leça, em Alfena, mais concretamente a requalificação da Levada do Cabo, no sentido de dar vida ao futuro Parque do Vale do Leça. Na cerimónia de inauguração, o presidente da autarquia, José Manuel Ribeiro, afirmou que esta primeira fase da obra teria um custo de 52 mil euros, salientando aquela como a intervenção mais relevante que irá acontecer nas margens do rio. O edil referia ainda que a intenção numa fase seguinte era estender este futuro parque até Ermesinde, através de um corredor ecológico.

    foto

    FEVEREIRO

    13 de fevereiro: Neste dia era anunciado oficialmente o primeiro candidato à liderança da Câmara Municipal de Valongo. Luís Ramalho, então presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, era apresentado pela Comissão Política do PSD de Valongo como o cabeça de lista do partido às eleições autárquicas de 1 de outubro de 2017.

    17 de fevereiro: Os G.U.N.A.S. (Grupo Unido na Ajuda Solidária) voltavam a evidenciar a sua veia solidária, ao promoverem um novo sarau musical cuja missão passava por ajudar a população mais carenciada da nossa cidade.

    26 a 28 de fevereiro: A tradição mostrou ao longo de três dias que estava mais viva do que nunca. Falamos do Enterro do João, enredo carnavalesco com longa e forte tradição nas gentes de Ermesinde, que voltou a ser assinalada - pela Junta de Freguesia de Ermesinde - com pompa e circunstância. Este ano foram 10 as associações locais que, com 21 carros alegóricos, deram vida ao desfile que marcou o primeiro dos três dias de festa. A paródia terminou no dia de Carnaval, altura em que, no barracão da Junta situado na zona da Resineira, foi realizado o julgamento do João.

    foto

    MARÇO

    14 de março: Era assinado no Salão Nobre dos Paços do Concelho o acordo de doação do terreno para a construção do novo Centro de Saúde de Alfena. O acordo foi assinado entre o Município de Valongo e a Administração Regional de Saúde do Norte, tendo sido anunciado que o investimento deste há muito reivindicado centro de saúde rondava os cerca de 1,3 milhões de euros, sendo que 1,1 milhões iriam ser comparticipados pelo Programa Norte 2020, sendo a restante verba da responsabilidade do Estado.

    15 de março: A Comissão Política Concelhia do PSD de Valongo anunciava que Teresa Raposo foi unanimemente aprovada como a candidata do partido à Junta de Freguesia de Ermesinde. Para a freguesia de Valongo, o partido anunciava como seu cabeça de lista o antigo chefe de gabinete de Fernando Melo na Câmara de Valongo, Rui Marques, ao passo que para a Junta da União de Freguesia de Campo e Sobrado o PSD apresentava o antigo ciclista sobradense Nuno Ribeiro. Cerca de uma semana mais tarde, as comissões políticas concelhias do PSD e do CDS-PP anunciavam publicamente um acordo de coligação para as eleições autárquicas de outubro.

    18 de março: Pedro Passos Coelho esteve neste dia em Ermesinde, num almoço convívio promovido pelo Movimento das Mulheres Social-Democratas do Distrito do Porto, que teve lugar no pavilhão gimnodesportivo da escola secundária. A iniciativa juntou mais de 1000 mulheres provenientes de vários pontos do Distrito, às quais se juntaram diversas figuras - masculinas - do partido, entre outros Bragança Fernandes e o líder e vice-presidente da bancada parlamentar, respetivamente Luís Montenegro e Miguel Santos.

    24 de março: O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, visitou neste dia o Parque das Serras do Porto, classificado como Paisagem Protegida Nacional e que abrange 6000 hectares de zona verde nos concelhos de Valongo, Paredes e Gondomar. E foi no nosso concelho que a visita teve o seu ponto de partida, tendo-se Matos Fernandes referido ao Parque das Serras do Porto como um "magnífico projeto que surgiu da vontade política de três autarquias, que a partir de um território que já dele é magnífico estão a fazer de tudo para o tornar mais relevante do ponto de vista ambiental e do ponto de vista de importância no seio da Área Metropolitana do Porto". Refira-se que, no início de 2017, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, havia honrado o Parque das Serras do Porto com a concessão do Alto Patrocínio da Presidência da República.

    29 de março: A concelhia da CDU anunciava que Adriano Ribeiro iria voltar a ser o cabeça de lista da coligação à Câmara de Valongo. A apresentação pública dos candidatos da CDU aos órgãos municipais com vista às Autárquicas aconteceria cerca de um mês mais tarde (22 de abril), em Valongo, altura em que, além de Adriano Ribeiro, também César Ferreira foi apresentado como o cabeça de lista da coligação à Assembleia Municipal de Valongo. Semanas mais tarde, a CDU anunciava os seus candidatos às assembleias de freguesia, sendo que, no caso de Ermesinde, a escolha recaiu em José Caetano.

    foto

    ABRIL

    1 de abril: Sérgio Barros tomava posse como o novo Comandante dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde.

    8 de abril: O Bloco de Esquerda apresentava em Ermesinde os seus candidatos à Câmara e Assembleia Municipal de Valongo, respetivamente, Nuno Monteiro e Fernando Monteiro. Na mesma cerimónia - na qual marcou presença a eurodeputada bloquista Marisa Matias - Carla Sousa foi apresentada como a cabeça de lista do partido à Junta de Freguesia de Ermesinde.

    20 de abril: Com os votos contra do PSD e da CDU, era chumbada a 2ª Revisão do Orçamento para 2017 da Câmara de Valongo. Em cima da mesa estava uma proposta que continha um incentivo financeiro do Estado que premeia as autarquias que estejam abaixo do limite da dívida legal, como era o caso de Valongo. Os vereadores da oposição justificaram o seu sentido de voto com o facto de não terem sido previamente consultados para a discussão do documento, requerendo mais tempo para darem o seu contributo para a elaboração do mesmo.

    21 de abril: Decorreu no Auditório António Macedo, em Valongo, mais uma edição da Assembleia Municipal de Jovens, que juntou seis equipas de jovens oriundos de outros tantos estabelecimentos de ensino do concelho.

    22 e 23 de abril: A Associação Académica e Cultural de Ermesinde atingia a maioridade. Para comemorar a data, a coletividade levou a cabo um alargado programa de animação cultural.

    25 de abril: À semelhança de anos anteriores, a Junta de Freguesia de Ermesinde organizou um vasto programa de comemoração do 25 de Abril. O ponto alto aconteceu na sessão solene da manhã do dia 25, altura em que, durante os tradicionais discursos evocativos da histórica data de Abril de 1974, as várias forças políticas representadas na Assembleia de Freguesia de Ermesinde refletiram sobre uma conquista em particular da Revolução dos Cravos: a instauração do Poder Local Democrático.

    29 de abril: A Coligação Unidos por Todos (composta por PSD e CDS-PP) apresentava-se oficialmente, numa cerimónia realizada no Centro Cultural de Alfena, onde as atenções recaíram para Luís Ramalho - candidato da coligação à Câmara de Valongo - e Alexandre da Silva Teixeira - o cabeça de lista da coligação à Assembleia Municipal de Valongo. Os dois partidos haviam assinado o acordo de coligação no início deste mês.

    29 de abril: A Àgorarte - Associação Cultural e Artística assinalou com um vasto programa de animação cultural a passagem do seu 14º aniversário.

    foto
    MAIO

    10 e 11 de maio: O Fórum Cultural de Ermesinde recebeu a 8ª edição da VALorizar - Mostra de Emprego e Formação do Concelho de Valongo.

    11 de maio: A 2ª Revisão Orçamental da Câmara de Valongo foi aprovada com o voto de qualidade do presidente da autarquia. O PSD manteve o voto contra a proposta, em relação ao que havia feito em abril, ao passo que a CDU votava agora pela abstenção. A proposta incluía uma verba de 3,8 milhões de euros no orçamento da autarquia para 2017. Depois de muita e acesa discussão, a proposta seria igualmente aprovada na Assembleia Municipal de Valongo, por maioria, com os votos favoráveis do PS, CDU, presidentes de Junta de Valongo, Alfena, Campo/Sobrado e do deputado independente Celestino Neves. Contra votaram PSD, CDS-PP e presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde.

    20 de maio: Chegava ao fim mais uma edição da Mostra de Teatro Amador do Concelho de Valongo. No Fórum Cultural de Ermesinde decorreu a cerimónia de encerramento de um certame que havia tido início a 27 de março. O Grupo Dramático e Recreativo da Retorta arrecadou seis dos oito prémios a concurso na mostra de 2017.

    foto

    JUNHO

    2 de junho: A Escola Secundária de Ermesinde e a Escola D. António Ferreira Gomes foram distinguidas no âmbito do projeto "Escolas Solidárias Fundação EDP".

    4 de junho: José Manuel Ribeiro apresentava oficialmente a sua recandidatura à liderança da Câmara Municipal de Valongo, sob o lema "Um presidente que presta contas". Na cerimónia de apresentação, realizada em Valongo, estiveram presentes centenas de apoiantes do autarca, bem como algumas figuras do partido, entre outros Eduardo Cabrita - atual Ministro Adjunto - e a secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes.

    17 e 18 de junho: Os Bombeiros Voluntários de Ermesinde assinalaram neste fim-de-semana o seu 96º aniversário. A data seria ensombrada pela tragédia de Pedrógão Grande, onde um incêndio tirou a vida a largas dezenas de pessoas.

    28 de junho: Realizou-se no Fórum Cultural de Ermesinde mais uma sessão descentralizada da Assembleia Municipal de Valongo, em que a temática dos incêndios (prevenção) esteve na ordem do dia.

    foto

    JULHO

    3 e 4 de julho: Foram 12 as instituições particulares de solidariedade social do concelho que deram as mãos para levar a cabo no Fórum Cultural de Ermesinde o IV Encontro de Gerações, subordinado ao tema "Crianças de ontem, adultos de amanhã".

    9 de julho: João Morgado apresentava-se publicamente como candidato à Junta de Ermesinde, numa cerimónia que contou com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

    13 de julho: No âmbito das comemorações do 27º aniversário da elevação de Ermesinde a Cidade, a Junta e a Assembleia de Freguesia locais distinguiram com a Medalha da Cidade duas prestigiadas empresas aqui sediadas: a Conduril e a Bompiso.

    13, 14, 15 e 16 de julho: O Parque Urbano de Ermesinde recebeu nestes dias mais uma edição da Feira do Livro e das Artes do Concelho de Valongo.

    22 de julho: Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, esteve em Valongo, mais precisamente no Parque das Serras do Porto, onde abordou o tema da reflorestação ambiental aprovada pouco tempo antes no Parlamento bem como a necessidade de as populações participarem na definição dos Planos de Ordenamento Florestal a nível concelhio.

    24 de julho: Fernando Vale, advogado ermesindense conhecido pela sua veia defensora pela passagem de Ermesinde a concelho, apresentou publicamente a sua candidatura à Junta de Freguesia de Ermesinde.

    27 de julho: Em reunião privada, o Executivo da Câmara de Valongo aprovou por unanimidade a adjudicação da empreitada da reformulação e modernização da Escola Secundária de Ermesinde.

    foto

    AGOSTO

    19 de agosto: Inserida na pré-campanha eleitoral autárquica da CDU, decorreu em Ermesinde uma arruada que, além dos candidatos do partido a nível concelhio, contou com a presença do Secretário-Geral do PCP, Jerónimo de Sousa, que pela primeira vez se deslocava à nossa cidade.

    foto

    SETEMBRO

    8 a 10 de setembro: 20 anos, o número redondo que assinalou em 2017 o tempo de existência da Mostra Internacional de Teatro (MIT). O conceituado certame cultural celebrou em Ermesinde a data, com mais uma edição que trouxe à nossa cidade peças de inquestionável qualidade. A autarquia aproveitou a ocasião para atribuir à companhia ENTREtanto Teatro - principal dinamizador da MIT - a Medalha de Mérito do Município.

    13 a 17 de setembro: O Parque Urbano de Ermesinde recebeu nestes dias mais uma edição da Expoval, mostra que, além de evidenciar a força do tecido empresarial concelhio, promoveu as marcas identitárias do nosso território.

    22, 23 e 24 de setembro: Decorreu no Fórum Cultural de Ermesinde a 26ª edição do Magic Valongo - Festival Internacional de Ilusionismo.

    27 de setembro: Foi oficialmente inaugurado o Centro de Distribuição Logístico da Jerónimo Martins, em Alfena, numa cerimónia que contou com a presença do primeiro-ministro António Costa.

    foto

    OUTUBRO

    1 de outubro: Vitória histórica do PS em contraponto com uma derrota também histórica do PSD: Esta foi uma rápida leitura dos resultados das eleições autárquicas de 2017, que em Valongo consagrou José Manuel Ribeiro como o grande vencedor. O socialista alcançou uma histórica maioria, sendo reeleito para presidente da Câmara com 57,31 por cento. O Executivo camarário passava a ser composto por seis vereadores do PS e três do PSD, ao passo que a CDU perdeu o seu lugar na vereação. Em Ermesinde, 16 anos depois, a Junta de Freguesia voltava a ser liderada pelo PS, cabendo a João Morgado a tarefa de conduzir os destinos deste organismo, que, pela primeira vez na história da democracia, tinha um Executivo monocolor, isto é, constituído por elementos de um só partido. As cerimónias de tomadas de posse dos órgãos autárquicos quer da Junta quer da Câmara (e Assembleia Municipal) decorreram na segunda metade do mês.

    16 de outubro: Depois de uma década de luta e reivindicações, eis que arrancaram por fim as obras de requalificação da Escola Secundária de Ermesinde. A empreitada tem um custo total de 3.111.233,39 euros, sendo que 85 por cento do investimento é proveniente de fundos comunitários e os restantes 15 por cento serão da responsabilidade do Estado e da autarquia de Valongo - cada um deles com uma comparticipação de 7,5 por cento.

    foto

    NOVEMBRO

    12 de novembro: Foi neste dia inaugurado o novo relvado sintético do agora denominado Estádio Municipal de Ermesinde - antes denominado de Estádio de Sonhos.

    14 de novembro: Reunida em sessão extraordinária, a Assembleia de Freguesia de Ermesinde denunciou o protocolo de colaboração entre a Junta de Freguesia e a Associação SóJovem, depois de a CCDRN ter apontado ilegalidades no acordo celebrado durante o mandato anterior.

    28 de novembro: No âmbito do encerramento do programa de comemorações dos 180 anos do Município de Valongo, a autarquia homenageou 79 personalidades do concelho que se notabilizaram pela sua intervenção em áreas diversas, como o desporto, a cultura, a solidariedade, entre outras.

    DEZEMBRO

    6 de dezembro: Constantino Moreira tomava posse como novo presidente da Direção da Associação Académica e Cultural de Ermesinde, sucedendo no cargo a Alberto Mateus.

    7 de dezembro: A Câmara Municipal de Valongo anunciava em reunião pública de Executivo que a taxa de IMI iria aumentar no concelho a partir de 2018. Em termos precisos, esta taxa passava de 0,355 por cento para 0,409 por cento. A proposta seria aprovada pela maioria PS, com os votos contra do PSD. Na mesma reunião, a edilidade via aprovado - também por maioria - o seu Orçamento para 2018. A proposta apresentava um valor global de cerca de 50 milhões de euros e privilegiava um investimento nas áreas sociais.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].