Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-12-2017

    SECÇÃO: Cultura


    Constantino Moreira sucede a Alberto Mateus na condução dos destinos da Associação Académica e Cultural de Ermesinde

    foto
    Constantino Moreira sucede a Alberto Mateus na condução dos destinos da Associação Académica e Cultural de Ermesinde (AACE). O novo presidente da Direção e restantes membros dos órgãos sociais eleitos na Assembleia Geral (AG) de 15 de novembro passado, com vista ao triénio 2018-2020, tomaram posse na noite de 6 de dezembro último, numa cerimónia que decorreu na sede da associação.

    Para além de muitos associados e de membros cessantes dos corpos sociais da AACE, marcaram presença no ato diversos representes de outras coletividades/instituições locais, para além do poder autárquico, sendo aqui de destacar os presidentes da Câmara Municipal de Valongo (CMV), José Manuel Ribeiro, e da Junta de Freguesia de Ermesinde (JFE), João Morgado.

    Ainda antes do presidente da AG cessante, Queijo Barbosa, dar posse aos novos corpos sociais da AACE, usou da palavra Alberto Mateus, que ali fez as suas despedidas do cargo de dirigente máximo da associação. Começou por salientar que naquele momento tinham chegado ao fim 15 anos de dedicação à AACE enquanto dirigente desta, agradecendo não só aos corpos sociais que cessaram funções como também a todos os eleitos em mandatos anteriores que o acompanharam, bem como aos associados que «connosco palmilharam todos estes anos e que permitiram o desenvolvimento da AACE para aquilo que culturalmente ela hoje representa», referiu. Fez ainda um agradecimento àqueles que, nas suas palavras, são os principais parceiros da associação, a CMV, a JFE, e os muitos benévolos que ajudam a AACE a desenvolver muitas das suas ações culturais. Felicitou e endereçou votos de sucesso aos novos corpos sociais da associação, mostrando-se convicto de que estes saberão dar continuidade ao projeto, mostrando-se ainda disponível, a partir de agora na qualidade de associado, a ajudar os novos dirigentes sempre que para tal for necessário.

    De seguida, Queijo Barbosa chamou um a um os novos titulares dos corpos sociais da AACE para tomarem posse, sendo que ele próprio irá continuar a desempenhar as funções de presidente da AG no novo mandato.

    Já empossado enquanto presidente da Direção, Constantino Moreira proferiu igualmente algumas palavras, começando por vincar a honra que sentia em assumir a presidência da associação. Lançou em seguida um olhar para o passado, ao evocar e enaltecer os nomes dos fundadores da AACE, Joaquim Teixeira, Faria Sampaio e o maestro Manuel Almeida, bem como outros dirigentes que lhes sucederam na condução da coletividade, casos de Agostinho Gomes, Domingos Lima, ou Alberto Mateus, última figura esta que, nas palavras do novo presidente, soube segurar e assegurar os caminhos extraordinários que a AACE percorreu até à atualidade. Para o novo mandato, Constantino Moreira frisou que a nova Direção vai procurar continuar o trabalho dos anteriores corpos diretivos, procurando, no entanto, novas linhas de orientação que conduzam à introdução de uma nova força no sentido de conferir unidade às diversas valências, com o intuito de criar uma associação cada vez mais unida, coesa e viva.

    foto
    Posto isto, o presidente da AG convidou algumas das personalidades presentes a proferir breves palavras. Entre outros, João Morgado, presidente da JFE, o qual enalteceu o trabalho desenvolvido por Alberto Mateus à frente da AACE, colocando desta forma a fasquia alta aos novos corpos sociais eleitos, a quem desejou felicidades e colocou ao dispor a ajuda da Junta no sentido de continuar a fazer da associação uma referência cultural na cidade.

    A representar a Confederação Portuguesa das Coletividades esteve Adelino Soares, que após desejar votos de bom trabalho aos membros recém empossados, enalteceu igualmente o trabalho de Alberto Mateus, que «tão bem soube conduzir esta associação». A terminar, Adelino Soares lançou ainda um apelo ao poder autárquico presente, no sentido de que este continue a apoiar o associativismo.

    Também José Manuel Ribeiro teceu rasgados elogios ao presidente cessante, referindo-se a ele como um parceiro leal e sempre correto na relação com o Município. Elogios foram igualmente lançados pelo autarca à própria AACE, sublinhando o papel preponderante que esta tem tido na promoção da marca Valongo, o que, na voz do edil, faz da associação uma coletividade de relevo, não só de Ermesinde, como do próprio concelho. A concluir a sua intervenção, e em jeito de resposta aos apelos ali feitos para que o poder autárquico apoie o movimento associativo, José Manuel Ribeiro anunciou que a Câmara irá não só continuar a apoiar todas as associações do concelho como também reforçar esse apoio já a partir do próximo ano.

    Órgãos Sociais da AACE:

    Triénio 2018-2020

    ASSEMBLEIA GERAL:

    Presidente: António Queijo Barbosa

    Vice-presidente: Agostinho Gomes

    Secretário de Mesa: Carlos Costa

    1º Suplente: António Rosa

    2º Suplente: António Sousa

    DIREÇÃO:

    Presidente: Constantino Moreira

    Vice-presidente: José Quintanilha

    Tesoureira: Albertina Leitão

    Secretário: Joaquim Santos

    Vogal: José Manuel Pereira

    1º Suplente: António Carvalho

    2º Suplente: Abílio Neto

    CONSELHO FISCAL:

    Presidente: João Ferreira

    Secretária: Maria Helena Fernandes

    Ralatora: Maria Orquídea Costa

    1º Suplente: Sónia Silva

    2º Suplente: Artur Mateus

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].