Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2017

    SECÇÃO: Local


    Juventude concelhia deu vida a mais uma edição da Assembleia Municipal de Jovens

    Os jovens das escolas do Município de Valongo (cinco públicas e uma privada) voltaram a ser deputados da Assembleia Municipal de Valongo, para apresentarem os seus problemas aos principais responsáveis políticos do concelho e debaterem o problema da "sustentabilidade ambiental".

    Numa sessão presidida por Abílio Vilas Boas Ribeiro, presidente da Assembleia Municipal de Valongo, na noite do passado 21 de abril, no Auditório Dr. António Macedo (Valongo), seis equipas de jovens, vindas de outros tantos estabelecimentos de ensino, apresentaram problemas e deram soluções, esperando agora que algo do que sugeriram seja posto em prática pela Câmara Municipal, cujo presidente, José Manuel Ribeiro, também esteve presente, bem como o vereador da Educação.

    A ordem de apresentação de problemas e das respetivas soluções foi a que se segue: 1º, subiram ao palco, os alunos do Agrupamento de Escolas de Alfena, que falaram das desejadas melhorias para o Parque de São Lázaro, para que se torne num lugar a (RE)visitar; em 2º lugar, tomaram a palavra os formandos do Cenfim, que apelaram ao fim das linhas de alta e média tensão que estão sobre as manchas urbanas e trazem grandes problemas de desconforto aos habitantes que vivem debaixo dessas linhas; seguiu-se a Escola Secundária de Ermesinde, que se referiu ao Programa Municipal de Proteção Social; a equipa que interveio em 4º lugar foi a Escola Secundária de Valongo, que chamou a atenção dos autarcas para a acessibilidade e mobilidade sem restrições em algumas ruas que os alunos identificaram; a 5ª foi a Escola E.B. 2.3 de Sobrado, que propôs uma intervenção municipal na criação de uma zona de Lazer, "Uma ideia Jovem de Futuro para Sobrado"; e, por fim, o Agrupamento de Escolas de Campo, reivindicou a Criação de um espaço de juventude em Campo. A 2ª parte foi mais participada, proporcionando momentos de interessante debate sobre a Sustentabilidade ambiental, provando que os jovens estão conscientes da gravidade deste problema. Já no final, todos os jovens participantes receberam um Diploma de Participação nesta Assembleia Municipal de Jovens.

    Por: Manuel Augusto Dias

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].