Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2017

    SECÇÃO: Destaque


    Alunos do 9º ano recebem formação em suporte básico de vida nas escolas do Concelho de Valongo

    Foto CMV
    Foto CMV
    Todos os alunos do 9º ano de escolaridade que frequentam as escolas do concelho de Valongo vão receber formação em suporte básico de vida no presente ano letivo, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Valongo em parceria com o Conselho Português de Ressuscitação. A primeira ação de formação em suporte básico de vida para alunos realizou-se a 9 de janeiro na Escola Básica Vallis Longus.

    «Este é um dos projetos mais gratificantes do Plano de Ação do nosso Projeto Educativo Municipal e insere-se na aposta de empoderamento de cidadãos», considera o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro. «Todos os cidadãos devem ser capazes de reagir adequadamente em caso de emergência», frisa o autarca, referindo que já houve casos em que os alunos formados no ano letivo anterior utilizaram com sucesso estes ensinamentos para socorrer vítimas de acidente.

    Os cursos para os alunos são ministrados pelos docentes previamente formados, com a colaboração dos Enfermeiros de Saúde Escolar e com a supervisão do Conselho Português de Ressuscitação. Além do ensinamento das manobras de reanimação e da colocação de uma vítima de acidente ou doença em posição lateral de segurança, nestas aulas práticas os alunos apreendem também a lidar com situações de engasgamento/sufocação, a reconhecer os princípios do ataque cardíaco e a controlar hemorragias.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].