Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2017

    SECÇÃO: Destaque


    FACTO DIVULGADO NA CERIMÓNIA DE APRESENTAÇÃO DA NOVA IMAGEM DO CARTÃO ANDANTE

    Andante vai chegar ao apeadeiro da Travagem em março

    foto
    Os cartões do Andante têm desde o passado dia 13 de janeiro uma nova imagem, a qual foi dada a conhecer oficialmente numa cerimónia realizada na Estação de Comboios da Trofa, onde foi ainda anunciado o alargamento do sistema intermodal a seis estações/apeadeiros localizados nos concelhos de Valongo, Maia e Trofa, sendo que entre estes se destaca o apeadeiro da Travagem (em Ermesinde), que a partir de março vai passar a estar abrangido pelo Andante. Para além desta também Leandro, S. Frutuoso, S. Romão, Portela e Trofa passam a estar abrangidas pelo zoneamento do cartão. Na cerimónia, estiveram representantes dos Transportes Intermodais do Porto (TIP), do Conselho Metropolitano do Porto, da CP (Comboios de Portugal) e das câmaras municipais da Trofa, da Maia e de Valongo.

    Esta última foi representada pelo seu presidente, José Manuel Ribeiro, que na sua intervenção começou por recordar que um dos primeiros assuntos por si abordados enquanto edil de Valongo no seio do Conselho da Área Metropolitana do Porto foi lutar para que o Andante chegasse ao apeadeiro da Travagem, frisando que na altura via como uma «irracionalidade o Andante chegar a Ermesinde e à Travagem não». O autarca - que viajou de comboio até à Trofa - congratulou-se pois com esta conquista, referindo que «hoje estamos a fazer Área Metropolitana, ao promover a intermodalidade para que milhares de pessoas possam viajar de forma mais cómoda e mais económica».

    Contudo, José Manuel Ribeiro lembrou que existe ainda algum território do seu concelho que ainda está fora do zoneamento do Andante, mais concretamente o apeadeiro de S. Martinho de Campo, aproveitando assim este cerimónia para reivindicar o alargamento do sistema intermodal até aquele apeadeiro, para que assim «a população dessas zonas se sintam cidadãos metropolitanos», concluiu. Satisfeitos com este alargamento estavam igualmente os representantes das autarquias da Maia e da Trofa. Para o anfitrião desta cerimónia, Sérgio Humberto, o edil da câmara trofense, este era um alargamento há muito reivindicado, e que irá ser uma mais valia para a vida da população do seu concelho, sublinhando, entre outros aspetos, que «o alargamento vai permitir uma redução de custos para a população, já que agora passam a dispor de um só Andante a um só preço», ao mesmo tempo que os cidadãos podem agora percorrer diversos pontos da AMP recorrendo ao comboio, metro ou autocarro com um só bilhete. De acordo com os representantes da AMP ali presentes, há intenção de alargar durante o primeiro semestre deste ano o zoneamento do Andante a estações dos concelhos de Santo Tirso, Espinho, Paredes e Valongo (neste caso ao "reivindicado" apeadeiro de S. Martinho de Campo), bem como à linha do Vouga.

    A NOVA IMAGEM DO ANDANTE

    foto
    Como já foi referido no início, esta cerimónia serviu igualmente para apresentar oficialmente a nova imagem do Andante. Coube a João Marrana, administrador delegado dos TIP, dar a conhecer o novo cartão, recordando antes de tudo que esta foi uma marca lançada há precisamente 14 anos atrás, entendendo agora os TIP que «era altura de repensar o conceito e modernizar essa mesma marca, reforçando uma atitude positiva em relação ao transporte público». Dessa forma os TIP lançaram em maio de 2016 um concurso de ideias onde desafiaram artistas, designers, arquitetos ou empresas a conceber a nova imagem do Andante, tendo a vencedor sido uma jovem designer de Matosinhos, Marion Mozer, que apresentou um conceito criativo baseado em azulejos antigos, imprimindo-lhes um cunho de modernidade, dinamismo e movimento.

    A comercialização dos novos Andantes teve início a 16 de janeiro, sendo que a troca dos cartões antigos para os novos é gratuita, sendo que no caso do cartão andante azul a troca poderá ser efetuada até ao próximo16 de julho, enquanto que no caso do cartão Andante Gold a troca poderá ser realizada até 16 de janeiro de 2018. Essas trocas podem ser feitas ou numa loja do andante ou nos agentes "pagaqui" (neste caso só os cartões azuis). Os TIP deram ainda conta de que até ao final do ano pretendem implementar o sistema Andante Mobile, uma aplicação que pretende substituir o cartão pelo telemóvel, e que em março próximo irá conhecer um projeto piloto com 100 utilizadores no sentido de que até ao verão seja lançado o concurso para que até ao final do ano o projeto esteja implementado.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].