Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2016

    SECÇÃO: Local


    NOTÍCIAS DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE

    Salão Nobre do CSE acolheu ação do programa Capacitar+

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    O salão nobre do Centro Social de Ermesinde (CSE) acolheu na tarde de 12 de dezembro passado uma sessão do programa Capacitar+, criado no sentido de capacitar e ajudar a desenvolver atitudes de procura ativa de emprego nos cidadãos que vivem o flagelo do desemprego. Uma das muitas entidades dinamizadoras deste projeto é o Centro de Formação do CSE, que serviu então de anfitrião de uma sessão que contou com a presença de algumas dezenas de jovens desempregados. A sessão foi dividida em três períodos, tendo o primeiro ficado a cargo da técnica do Centro de Formação do CSE (e do CLDS 3G de Valongo), Ana Rentes, a qual abordaria um conjunto de estratégias em torno do marketing pessoal, ou estratégias de auto-promoção, para quem procura emprego. No seguimento desta temática a técnica endereçou à jovem plateia diversos conselhos importantes de auto-promoção quando se está à procura de emprego, ou em vias de ir a uma entrevista de emprego, tais como saber elaborar um currículo e adequa-lo à empresa/área ao qual nos estamos a candidatar, preparar previamente uma entrevista com um potencial empregador, e quiçá uma das dicas mais importantes nos dias de hoje: ter atenção à forma como são usadas as redes sociais, já que atualmente elas revelam muito sobre o perfil de um cidadão.

    O painel seguinte foi da responsabilidade de Sandra Simão, técnica do IEFP/Centro de Emprego de Valongo e conselheira da EURES. Numa descrição mais pormenorizada, Sandra Simão explicaria então a essência da EURES, "uma rede europeia de serviços de emprego que visa facilitar a mobilidade dos trabalhadores a nível transnacional e transfronteiriço, no âmbito do Espaço Económico Europeu (os 28 Estados-Membros da União Europeia, a Noruega, Liechtenstein e a Islândia) e Suíça - uma área que integra atualmente 32 países. A rede EURES oferece serviços de informação, aconselhamento e apoio à colocação/recrutamento, promovendo o contacto entre candidatos a emprego e empregadores interessados em recrutar fora do país".

    O derradeiro painel da tarde estaria a cargo de Florentino Silva, também ele técnico do Centro de Formação do CSE (e do CLDS 3G de Valongo) que deu conta de vários projetos/formações (a título de exemplo, o Eurodesk, o Trabalho Pró Boneco, a Incubadora Social, ou o Coop Jovem) existentes no concelho de Valongo, e em particular no Centro de Formação do CSE, que visam não só aumentar a qualificação dos cidadãos como envolvê-los numa procura ativa de emprego e/ou soluções para a criação do próprio emprego. De referir ainda que esta iniciativa foi acompanhada por Adelino Soares, membro da Direção do CSE, que ainda antes de a sessão ter início usaria da palavra para agradecer a presença de Sandra Simão, dirigindo-se posteriormente aos jovens que ali estavam aconselhando-os a aproveitar todas as oportunidades - de formação e/ou de emprego - que lhes surjam pela frente.

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].