Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2016

    SECÇÃO: Destaque


    Ermesinde e o concelho de Valongo - o mais importante ao longo de 2016

    Tal como vem sendo hábito de há uns anos a esta parte por esta altura, A Voz de Ermesinde elabora uma resenha com alguns dos momentos que marcaram o ano civil, neste caso o de 2016, quer a nível local quer a nível concelhio.

    Factos de índole política, social ou cultural que prometem ficar - pelo menos alguns deles - na memória coletiva da nossa comunidade.

    A situação da requalificação da Escola Secundária de Ermesinde; a inauguração da Loja do Cidadão pelo primeiro-ministro António Costa, a municipalização do Estádio de Sonhos, ou as comemorações do 95º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde, dos 90 anos do Agrupamento 7 de Ermesinde do Corpo Nacional de Escutas, ou o 75º aniversário da Casa do Povo de Ermesinde, são alguns dos capítulos mais relevantes que marcaram a nossa freguesia - e o restante concelho, em alguns casos - ao longo do ano que agora chega ao fim.

    JANEIRO

    11 de janeiro: O Rotary Club de Ermesinde recebeu neste dia a visita do Governador do Distrito, António Vaz, naquele que é por tradição considerado como um dos acontecimentos mais importantes do ano no movimento rotário nacional.

    12 de janeiro: Numa cerimónia realizada no seu renovado salão nobre o Centro Social de Ermesinde viu os seus novos órgãos sociais tomarem posse com vista ao quadriénio 2016-2019. Henrique Rodrigues voltava a assumir o cargo de presidente da Direção, órgão este cuja composição é na sua quase totalidade composta por elementos que transitaram do mandato anterior.

    FEVEREIRO

    Fotos ARQUIVO
    Fotos ARQUIVO

    7, 8 e 9 de fevereiro: Com chuva ou com sol o "Enterro do João" voltou a sair para as ruas de Ermesinde para animar a nossa comunidade durante a quadra carnavalesca. Ao longo destes três dias a cidade rejubilou com aquela que é indiscutivelmente uma das mais importantes manifestações da cultura popular local.

    13 de fevereiro: O piso do sublanço do nó de Alfena da A41 aluiu na sequência do mau tempo que nesta altura assolava a região. O acidente provocou enormes constrangimentos à população do nosso concelho, sobretudo aos habitantes de Alfena, que, além de se terem vistos impossibilitados durante as semanas seguintes de utilizar a referida via, não dispunham de alternativas viáveis para fazer a viagem no sentido Valongo - Porto (e vice-versa). Este assunto fez correr muita tinta durante as semanas que se seguiram ao incidente. O Poder Autárquico (Executivo da Câmara e a Assembleia Municipal de Valongo) uniu-se e lançou duros protestos à empresa concessionária do troço - a Ascendi - pela forma passiva como esta conduziu o processo com vista à resolução do problema.

    MARÇO

    foto

    14 de março: O Agrupamento 7 de Ermesinde do Corpo Nacional de Escutas assinalou neste dia os seus 90 anos de existência. A festa decorreu no fórum cultural da nossa cidade e além de inúmeras personalidades locais, contou com a presença de vários elementos ligados ao escutismo distrital e nacional, bem como de um vasto leque de agrupamentos oriundos de freguesias vizinhas (a título de exemplo, Águas Santas, Valongo, S. Pedro da Cova, Valbom, ou Rio Tinto). A estes convidados juntaram-se muitos dos atuais e antigos escuteiros do agrupamento aniversariante, jovens e menos jovens que fazem ou fizeram a história de uma das mais emblemáticas instituições ermesindenses.

    18 de março: A Unidade de Saúde Familiar de Valongo recebeu a visita do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, no seguimento do facto de esta unidade de saúde ter sido premiada cinco dias antes com a Acreditação "Ótima" Modelo Nacional DGS/ACSA.

    foto
    22 de março: Neste dia a Vigararia de Valongo (da qual fazem parte as paróquias de Água Longa, Alfena, Campo, Ermesinde e Valongo) recebeu a visita da Imagem Peregrina da Senhora de Fátima. Após a chegada da imagem a Ermesinde, foi realizada na Igreja Matriz desta cidade uma eucaristia celebrada por todos os párocos da Vigararia e diáconos. Presente esteve também o Bispo Auxiliar da Diocese do Porto, D. António Taipa.

    30 de março: A secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro, visitou neste dia o Campus da Justiça de Valongo. A vinda da governante ao nosso concelho surgiu na sequência dos alertas do presidente da autarquia, José Manuel Ribeiro, para o processo de desvalorização e subaproveitamento do novo Tribunal de Valongo, acentuado pela reorganização do mapa judiciário, em 2014, apesar de ser um equipamento inaugurado em 2011.

    ABRIL

    foto

    15 de abril: A urgente requalificação da Escola Secundária de Ermesinde voltou a conhecer inúmeros capítulos ao longo do ano que agora termina. Na noite de 15 de abril, a Assembleia de Freguesia de Ermesinde uniu-se em protesto pela demora do arranque das prometidas - por parte do Estado - obras de requalificação do citado estabelecimento de ensino. De forma unânime, a assembleia aprovaria uma moção onde era exigido ao Governo que o arranque das obras de requalificação fosse iniciado o mais breve possível, sob pena de a escola continuar a perder alunos em face do agravamento de condições infraestruturais do estabelecimento.

    18 de abril: O Rotary Club de Ermesinde prestava neste dia uma homenagem ao Capitão de Mar e Guerra, Eng. Carlos Costa Ramos, uma figura nascida na nossa freguesia e que se notabilizou ao longo de três décadas ao serviço da marinha portuguesa e da Nato.

    25 de abril: A Junta de Freguesia de Ermesinde assinalou, à semelhança do que já é tradição, o 42º aniversário do 25 de Abril. O ponto alto das comemorações aconteceu com a sessão solene da Assembleia de Freguesia de Ermesinde, a qual, e como há muito não se via, contou com a presença massiva de muitos jovens oriundos de diversos estabelecimentos de ensino da nossa cidade. Para além desta sessão solene, o cartaz das comemorações do 25 de Abril integrou a Corrida Juvenil, a Caminhada da Liberdade, Concurso de Cartazes alusivos ao tema, e a exibição da peça de teatro "O Tesouro - História do 25 de Abril". Também a Câmara de Valongo assinalou esta efeméride, levando a cabo, entre outras iniciativas, uma sessão solene da Assembleia Municipal de Valongo e um concerto de Manuel Freire - autor do tema "Pedra Filosofal" - ocorrido no Fórum Cultural de Ermesinde.

    foto
    26 de abril: Neste dia era a vez do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, se deslocar ao nosso concelho no sentido de conhecer algumas empresas que compõem o tecido empresarial local. Do roteiro fizeram parte as minas de ardósia da empresa Pereira Gomes, a Quinta das Arcas, a SPC - Serviço Português de Contentores, a Metalúrgica, a Colquímica, e a Fábrica de Biscoitos Paupério.

    MAIO

    foto

    6 de maio: O primeiro-ministro António Costa inaugurava neste dia a Loja do Cidadão do Concelho de Valongo, sediada no Edifício Faria Sampaio, em Ermesinde. Nas palavras do governante, esta era a segunda de um total de 14 lojas do cidadão que o Governo se propunha inaugurar em 2016, tendo em consequência deste facto sublinhado que estes espaços eram a face da estratégia da modernização do Estado no sentido de prestar melhores serviços à população. A Loja do Cidadão engloba um vasto leque de serviços da Administração Central e Local, tendo implicado um investimento de aproximadamente um milhão de euros.

    11 e 12 de maio: O Fórum Cultural de Ermesinde acolheu nestes dias a 7ª edição da VALorizar - Mostra de Emprego e Formação do Concelho de Valongo, evento que reuniu 32 entidades, distribuídas pelas áreas da educação, empreendedorismo, emprego e formação.

    13 de maio: É inaugurado o Posto de Ermesinde do Centro Veterinário Municipal. Localizado na antiga passagem inferior da Estação dos Caminhos de Ferro, este espaço disponibiliza, para além da adoção de cães e de gatos, a identificação eletrónica dos animais, emissão de vales de esterilização para as pessoas mais carenciadas esterilizarem os seus animais, bem como a recolha de animais doentes.

    JUNHO

    foto
    3, 4 e 5 de junho: O centro de Valongo recebeu nestes dias cerca de 40.000 pessoas que visitaram a Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista, evento que teve como missão promover uma das mais emblemáticas marcas do concelho, a regueifa e o biscoito.

    13 de junho: A Assembleia de Freguesia de Ermesinde aprovava por maioria (com as abstenções do PS, CDU e Bloco de Esquerda, e o voto favorável da bancada PSD/PPM) uma moção que mostrava o repúdio pelo facto de a nossa cidade ter sido excluída por parte da Câmara de Valongo dos projetos selecionados ao abrigo das candidaturas ao programa de fundos comunitários Portugal 2020, mais concretamente no projeto das Áreas de Reabilitação Urbana.

    18 de junho: Falecia, aos 79 anos, António Vasques, histórico presidente da Direção da Casa do Povo de Ermesinde, vítima de doença do foro oncológico.

    foto
    19 de junho: Foram concluídas neste dia as comemorações do 95º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde. Este derradeiro ato de festa foi pautado pela promoção de 13 estagiários a bombeiros (de 3ª classe) e pela bênção de uma nova ambulância de socorro, apadrinhada pela Junta de Freguesia de Ermesinde.

    27 de junho: Neste dia o Rotary Club de Ermesinde formalizou a transmissão de tarefas para o ano rotário 2016/17. Joaquim Santos passou o testemunho da presidência do clube a José Luís Pinto.

    JULHO

    12 de julho: A EDP Distribuição oferecia aos Bombeiros Voluntários de Ermesinde um veículo ligeiro de todo-o-terreno, destinada à utilização em intervenções rápidas de combate a incêndios.

    13, 14, 15 e 16 de julho: A Junta de Freguesia de Ermesinde levou a cabo um extenso e variado programa de festividades com vista a assinalar o 26º aniversário da elevação de Ermesinde a cidade. Ponto alto do programa terá acontecido com a ocorrência de mais uma Noite Branca e dos Bombos, organizada em conjunto com a Associação Académica e Cultural de Ermesinde.

    14, 15, 16 e 17 de julho: O Parque Urbano de Ermesinde recebeu mais uma edição da Feira do Livro e das Artes do Concelho de Valongo.

    AGOSTO

    25 de agosto: Uma boa notícia para o desporto da nossa cidade veio a lume neste dia: o Secretário de Estado das Autarquias Locais declarava a utilidade pública da expropriação do Estádio de Sonhos, autorizando assim a tomada de posse do equipamento desportivo por parte do Município, algo que viria a concretizar-se em novembro depois de cumpridos os trâmites legais.

    SETEMBRO

    foto
    1 de setembro: A Câmara de Valongo aprovava por unanimidade em Ermesinde, numa reunião de Executivo descentralizada, a atribuição da Medalha de Valor Desportivo ao ciclista sobradense Rui Vinhas (pelo triunfo na Volta a Portugal), ao Sporting de Campo (pela passagem dos seus 85 anos) e ao CPN (pelo 75º aniversário do emblema ermesindense).

    2 de setembro: A notícia caia que nem uma bomba no seio da nossa comunidade: as escolas secundárias de Ermesinde e de Valongo ficavam fora do Mapeamento de Infraestruturas da Educação que iriam ser intervencionadas/requalificadas ao abrigo do programa de fundos comunitários Portugal 2020. O assunto fez correr muita tinta nas semanas que se seguiram. Cerca de quinze dias depois o Grupo Parlamentar do PSD, liderado pelo seu vice-presidente Miguel Santos, esteve na secundária da nossa cidade onde anunciava que iria pedir explicações ao Governo sobre a razão da exclusão das duas escolas do citado mapeamento. Miguel Santos anunciou ainda que iria pedir igualmente explicações à Câmara de Valongo no sentido de saber a razão de esta não aceitar comparticipar uma parte da obra de requalificação das escolas (conforme havia sido proposto pelo Governo). Entretanto, no final do mês, mais precisamente no dia 26, uma delegação de deputados do PS eleitos pelo círculo do Porto para a Assembleia da República, liderada por Joana Lima, visitou as duas escolas, tendo constatado as más condições em que se encontram os dois estabelecimentos. No final da visita os socialistas sublinhariam que iriam encetar contactos com o Ministro da Educação no sentido de agendar uma reunião para sensibilizar este governante para a urgente necessidade da realização de obras em ambas as escolas. Da parte da Câmara, José Manuel Ribeiro referia, precisamente, durante a abertura do ano escolar, que aguardava uma reunião com o Ministro da Educação para «corrigir uma injustiça revoltante» (numa alusão à exclusão das duas escolas do mapeamento).

    foto
    7, 8, 9, 10 e 11 de setembro: O Fórum Cultural de Ermesinde recebia nestes dias mais uma edição, no caso a 19ª, da Mostra Internacional de Teatro. Este ano o certame realçou as históricas ligações entre Portugal e o Brasil, vincadas num programa cultural que fez referência a um momento histórico para o concelho, mais concretamente o facto de há precisamente 180 anos atrás a rainha D. Maria II; nascida em Terras de Vera Cruz, ter decretado a criação do Concelho de Valongo. Ao longo de cinco dias companhias portuguesas e brasileiras deram vida a um conjunto de espetáculos teatrais de elevado nível, que mais uma vez pecaram pela… ausência de público.

    16 de setembro: Eduardo Tavares, aluno da Escola Secundária de Ermesinde, alcançava no Brasil a medalha de bronze nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Biologia.

    OUTUBRO

    2 de outubro: Terminava neste dia, no Fórum Cultural de Ermesinde, a 25ª edição do Magic Valongo, conceituado festival de ilusionismo que este ano trouxe à nossa freguesia cerca de 20 artistas convidados.

    foto
    4 de outubro: Jacinto Soares dava neste dia mais um passo para perpetuar a história da nossa cidade, ao lançar, no Salão Nobre do Centro Social de Ermesinde, a sua nova obra literária intitulada "Ermesinde, o Património e a Nossa Gente (Mosaicos e Historiais).

    6 de outubro: O presidente da Câmara de Valongo anunciava que a primeira fase das obras de requalificação da Escola Secundária de Ermesinde iria arrancar em 2017, bem como a elaboração do projeto de requalificação da Escola Secundária de Valongo, havendo ainda o compromisso de se encontrarem as verbas necessárias para se concluírem a totalidade das obras da segunda fase no âmbito da reprogramação dos fundos comunitários do Portugal 2020. Esta boa nova para a nossa comunidade surgiu na sequência da reunião que o edil valonguense manteve no início do mês com o Ministro da Educação. «Conseguimos um entendimento com o Ministro da Educação relativamente às verbas do mapeamento para avançar com dois acordos, um para a Secundária de Ermesinde e outro para a Secundária de Valongo», afirmou o autarca, revelando que «ficará reconhecido contratualmente que haverá duas fases, pois são manifestamente insuficientes os 4 milhões de euros disponíveis no mapeamento dos fundos comunitários (3,9 milhões de euros para a Secundária de Ermesinde e 100 mil euros para a Secundária de Valongo)». Os acordos com o Ministério da Educação implicariam que a autarquia contribuísse com 7,5 por cento da contrapartida nacional. Estes acordos de colaboração entre a autarquia e o Ministério da Educação seriam mais tarde aprovados de forma unânime pela Assembleia Municipal de Valongo (AMV), que reuniu com caráter extraordinário na noite de 27 de outubro.

    10 de outubro: Já depois do anúncio de que a Escola Secundária de Ermesinde iria ser intervencionada no ano seguinte um grupo de deputados afetos ao Grupo Parlamentar do PCP, liderado pela deputada Paula Santos, visitou a escola, e no final dessa mesma visita anunciava que iria procurar saber junto do Governo dados mais concretos sobre a anunciada requalificação daquele estabelecimento.

    14 de outubro: José Luís Carneiro, Secretário de Estado das Comunidades, esteve neste dia em Ermesinde para se associar à Semana Europeia da Democracia Local, que entre 10 e 14 de outubro teve lugar no fórum cultural da nossa cidade. O governante foi a figura de cartaz do seminário subordinado ao tema "Transparência: Uma Comunidade participativa é uma comunidade mais esclarecida".

    27 de outubro: A Câmara de Valongo aprovava, por maioria, em sede de Executivo, a sua proposta de Orçamento para o ano de 2017, com os votos favoráveis do PS e as abstenções da CDU e da coligação PSD/PPM. Este orçamento apresentava um valor global de 40,5 milhões de euros, verificando-se um aumento de 21,25 por cento face a 2016, muito devido à contratualização de fundos comunitários. Pouco mais de um mês depois (a 12 de dezembro) seria a vez da Assembleia Municipal de Valongo se pronunciar sobre o documento, tendo este vindo a ser também aprovado por maioria, com os votos favoráveis do PS, presidentes da Junta de Alfena, de Campo/Sobrado e de Valongo; com as abstenções da coligação PSD/PPM, do presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, da CDU e do CDS-PP; e os votos contra do Bloco de Esquerda e do deputado independente Celestino Neves.

    NOVEMBRO

    7 de novembro: Depois de grupos parlamentares afetos ao PSD, ao PS e à CDU terem visitado a Escola Secundária de Ermesinde ao longo deste ano, era agora a vez do Bloco de Esquerda o fazer. A encabeçar a visita dos bloquistas esteve Catarina Martins, a coordenadora do partido, que juntamente com os também deputados Joana Mortágua e Luís Monteiro defendeu a necessidade de um investimento para uma segunda fase de obras neste estabelecimento de ensino.

    foto
    19 de novembro: 2016 foi um ano atípico para a Casa do Povo de Ermesinde. Em junho perdia o seu histórico presidente, António Vasques, e em novembro assinalava oficialmente uma importante efeméride da sua existência: os seus 75 anos.

    29 de novembro: Era dado - no Museu Municipal - o "tiro de partida" para as comemorações do 180º aniversário da criação do Município de Valongo. As referidas comemorações vão continuar ao longo de 2017 (terminam em novembro), e vão contemplar, entre outras atividades, lançamento de livros, colocação de novas placas toponímicas, inauguração de monumentos, concertos, recriações históricas e exposições temáticas alusivas às logomarcas de Valongo: Serras e Rios, Regueifa e Biscoito, Ardósia, Bugios e Mourisqueiros, Brinquedo Tradicional e Património Religioso.

    DEZEMBRO

    foto
    2 de dezembro: João Morgado era oficialmente anunciado como o candidato do Partido Socialista à corrida à liderança da Junta de Freguesia de Ermesinde para as próximas eleições autárquicas.

    7 de dezembro: Finalmente o "preto no branco": o Estádio de Sonhos era por fim municipalizado. «Hoje estamos a fazer história. É um dia em que o interesse público venceu em Ermesinde», seriam estas as palavras do presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, após a tomada de posse administrativa do equipamento desportivo por parte do Município.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].