Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-12-2016

    SECÇÃO: Local


    PÁGINA DAS ESCOLAS

    Atividades do Agrupamento de Escolas de Ermesinde no âmbito do Concurso Nacional de Leitura

    No decorrer do mês de novembro, o serviço de Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Ermesinde deu continuidade ao seu trabalho de articulação com os docentes deste Agrupamento, tendo dinamizado, com os alunos, inúmeras atividades das quais se destacam: a comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares no âmbito da qual, os alunos do 4ºA e 4ºB da Escola da Bela aderiram a uma iniciativa da RBE, submetendo a concurso um filme intitulado "O nosso iPedra". Através de uma representação teatral, os alunos enfatizaram, no filme, a utilidade do iPad bem como a necessidade e importância de terem equipamentos eletrónicos no apoio e desenvolvimento da sua aprendizagem. Estas mesmas turmas produziram, no âmbito da atividade Personalidade em destaque, um cartaz alusivo à figura do Rei D. Dinis, monarca que teve, para além de outros importantes feitos, uma ação relevante na consolidação do nosso País.

    Na atividade Leituras.com, os alunos foram convidados a ler, com os pais, o texto "Obrigado por não me empurrares", de Christy Barge, e produzir uma reflexão sobre o mesmo. O referido texto trata da importância de darmos aos nossos filhos ferramentas que lhes permitam sentir-se seguros e confiantes no seu dia a dia e no futuro.

    Pelas Escolas da Bela, Gandra e Sampaio passaram as atividades da "Turma Imbatível". Usando formas divertidas, esta atividade teve como principal objetivo a promoção de estilos de vida saudável, através de jogos centrados nos temas da alimentação saudável, roda dos alimentos, atividade física, higiene oral, segurança na cozinha e cadeia de valor. Participaram cerca de 270 alunos.

    Os meninos do Pré-escolar do nosso Agrupamento assistiram à sua Hora do Conto: O Cuquedo. Este livro de Clara Cunha que nos fala dos medos, recebeu a menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração 2008, sendo também recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para a Educação pré-escolar. Os animais de grande porte - girafas, elefantes, hipopótamos, rinocerontes - andam numa correria de lá para cá e de cá para lá. Tudo isto porque chegou à selva o Cuquedo. Mas... o que é o Cuquedo? Será um pássaro? Será um avião? Não! É uma lengalenga original e muito divertida. Esta atividade foi promovida pelas docentes Adelina e Glória.

    Os meninos/as do Pré-escolar do Agrupamento estiveram também todos de parabéns, pelo comportamento que tiveram no encontro com a escritora Joana Nogueira, que lhes veio apresentar o seu livro "Oskar e a Flauta Mágica".

    Ficaram a conhecer o Oskar, o Serafim, a Larissa, o Godofredo e o Tobias, animais da floresta que gostam de música.

    Através da personagem, Oskar, um pequeno ouriço, a história leva-nos de forma simples, ao mundo dos instrumentos musicais. O livro tem o intuito de estabelecer a ligação entre a leitura, a música e a expressão plástica enquanto forma de ser, de estar e de aprender, contribuindo deste modo, para uma maior motivação dos alunos para a aprendizagem.

    No final a autora tocou pequenas músicas com uma flauta de bisel e a Biblioteca Municipal de Valongo ofereceu um separador de livros a cada menino/a.

    Algumas turmas do Pré-escolar das escolas da Bela, Gandra e Sampaio receberam Kits de escovagem dos dentes, inseridos no Projeto SOBE, numa parceria entre a Unidade de Saúde de Ermesinde representada pela Enfermeira Susana, o Serviço de Bibliotecas do Agrupamento e as docentes envolvidas. Os alunos visionaram o filme "A lenda do Reino dos dentes" e foram elucidados sobre a importância de uma boa higiene oral, bem como da visita regular ao dentista.

    O Agrupamento iniciou a 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura, convidando os alunos de 3.º ciclo a inscreverem-se.

    No âmbito da comemoração de S.Martinho, realizou-se na Biblioteca da Escola Básica D. António Ferreira Gomes um concurso de Escrita Criativa. Inspirando-se numa imagem alusiva à efeméride, as equipas inscritas foram convidadas a escrever um texto narrativo. Motivados pela personalidade aventureira de S. Martinho, responderam a este desafio 39 alunos, divididos em 13 equipas. O texto vencedor do 2.º ciclo foi escrito pela equipa "Os Blackfire", do A5.ºC e o do 3.ºciclo pela equipa "A cool name for a team", do A8.ºB.

    A turma do A5.ºC, orientada pela docente de Ciências Naturais, Ana Ferreira, iniciou uma rubrica de colaboração com o Serviço de Bibliotecas do Agrupamento, intitulada "Sabias que...?". Periodicamente, a turma exporá na biblioteca da escola e publicará no blogue, facebook e twitter do Serviço de bibliotecas algumas curiosidades científicas sobre o mundo em que vivemos.

    foto
    .

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].