Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-12-2016

    SECÇÃO: Destaque


    Autarquia de Valongo lançou "Manual Breve de Cidadania Local" para dar mais poder aos cidadãos

    Foto CMV
    Foto CMV
    O "Manual Breve de Cidadania Local" editado pela Câmara Municipal de Valongo foi apresentado publicamente no passado dia 7 de dezembro, no Museu Municipal de Valongo. Com coordenação editorial do presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, textos da autoria do professor António Cândido de Oliveira e as ilustrações do arquiteto Telmo Quadros, este livro tem por finalidade apresentar noções básicas de cidadania a nível local, dedicando especial atenção aos municípios e freguesias.

    «Este Manual Breve de Cidadania Local resulta de um desafio que lancei e é mais uma ferramenta e um passo decisivo no empoderamento dos cidadãos, tendo em vista a formação de uma comunidade mais plena e mais democrática», referiu José Manuel Ribeiro, que também assina o prefácio desta edição que estará disponível gratuitamente para toda a população através de versão eletrónica.

    Inserido no programa das comemorações dos 180 Anos do Município de Valongo, o lançamento do livro "Manual Breve de Cidadania Local" será também um importante contributo a concretização do projeto Valongo - Comunidade Mais Esclarecida, Comunidade Mais Participativa. «Acreditamos que uma comunidade mais esclarecida é uma comunidade mais autónoma, por isso, apostamos na formação de "Super Cidadãos” que consigam compreender de forma crítica e entusiasmada, sem dependerem de terceiros, os problemas, os desafios, os sucessos e os insucessos da comunidade e, dessa forma, serem mais participativos na gestão local, quer pública quer das instituições que integram o tecido socioeconómico local, metropolitano, nacional e europeu», considera o autarca.

    Inicialmente esta cerimónia estava para ser presidida pelo ministro adjunto Eduardo Cabrita, personalidade que à última da hora acabou, por motivos de agenda, por não se deslocar a Valongo. Em seu lugar esteve António Ribeiro, subdiretor-geral da DGAL (Direção Geral das Autarquias Locais) que na sua intervenção começou por elogiar o Município de Valongo pela iniciativa. Teceu ainda alguns comentários ao manual que ali era apresentado, um livro simples mas ao mesmo completo e importante no sentido de educar para a cidadania. «Este é um manual didático e formativo que estou certo que irá ser uma ferramenta muito importante não só para o cidadão comum como também para professores, alunos de cursos no âmbito da Administração Local. É um manual muito bem conseguido, em que são aprofundados de um modo empático e inteligente a questão da cidadania local. Valongo está de parabéns», concluiu o representante da DGAL.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].