Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-07-2016

    SECÇÃO: História


    foto
    60º ANIVERSÁRIO DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE (19)

    A 1.ª sede na Rua Rodrigues de Freitas

    Depois de alguns anos a funcionar na Travessa da Rua 5 de Outubro e na Rua do Passal, o Centro de Assistência Social de Ermesinde deliberou transferir todas as suas valências (Cantina, Creche e Serviços Administrativos) para um antigo prédio na Rua Rodrigues de Freitas (na zona da Cancela), que necessitou de obras de restauro e adaptação que tiveram lugar no ano de 1964. Com base nas atas da Direção e no Jornal foi possível evocar mais esse pedaço de história do Centro. Aproveitamos também a oportunidade para divulgar o nome e o ordenado de cada um dos 4 funcionários que então integravam o "Quadro de Pessoal Permanente do Centro".

    Sobre o novo edifício para o Centro de Assistência Social, que resultou da aquisição de velhos imóveis, sitos na Rua Rodrigues de Freitas, existem nas atas da Direção (que, ao tempo era composta pelos seguintes associados: António Moreira da Silva, Presidente; Domingos Moutinho da Silva Reis, Manuel da Silva Moreira Marques, Aurélio Moreira da Silva e Joaquim Fernando Ferreira dos Santos) as seguintes referências:

    Na ata n.º 47, de 29 de fevereiro de 1964, declara-se que "foi tomado conhecimento da saída dos caseiros depois de indemnizados e apreciado o estado do prédio que se apresenta bastante danificado. Foi tratada a maneira de se arranjar o Prédio para lá ser instalado o Centro".

    Já na reunião da Direção de 21 de abril de 1964 (ata n.º 49) é "deliberado que se efectuassem com a maior brevidade as obras de adaptação do Prédio do Centro, para lá serem instalados os serviços do Centro, Cantina, Creche e Secretaria".

    Finalmente, no dia 17 de junho de 1964 (ata n.º 51), a Direção decide fazer a "transferência dos serviços do Centro para a sua propriedade da Cancela", e resolve "dar um incremento maior às reparações de todo o prédio, de modo a que antes do fim do ano se possam utilizar as instalações e efectuar a transferência de serviços".

    O imóvel (julgamos, pela foto publicada em "A Voz de Ermesinde", tratar-se de dois edifícios de maiores dimensões, e um mais pequeno no seu meio, onde os responsáveis do Centro mandaram pintar as letras identificadoras da Instituição, "Centro de Assistência Social de Ermesinde") que há de servir de nova sede ao Centro de Assistência Social de Ermesinde, localiza-se na Rua Rodrigues de Freitas (à Cancela, em Ermesinde) e é o que consta na imagem que o jornal do Centro, "A Voz de Ermesinde", publica na sua Primeira Página da edição n.º 76, de março de 1964.

    No texto publicado com a foto, sob o título "Agora já há casa própria para Direcção, Administração e Assistência", pode ler-se o seguinte:

    "A Direcção do Centro de Assistência Social de Ermesinde não se poupa a esforços para que o seu fim altruísta seja dia a dia mais vasto e se possível, mais humano.

    Depois de todos os esforços feitos e que já são do conhecimento geral, torna público que já se encontra devoluto o imóvel adquirido para nele se fazerem todas as instalações de assistência local.

    Pela foto junta já os bons Ermesindenses poderão avaliar quanto esforço e boa vontade foram necessários para se atingir este objectivo.

    De futuro daremos sobre o assunto o desenvolvimento que as adaptações vão tendo para o fim em vista.

    Para a frente e com os olhos postos nos necessitados, é o lema por que se rege a Direcção do Centro.

    O sacrifício pequeno de alguns será o alívio de muitos.

    Quem dá aos pobres empresta a Deus, diz a boa doutrina e Ermesinde orgulha-se - se o termo é permitido - de estar a fazer acção em prol dos que precisam, à altura e de harmonia com a nunca desmentida generosidade dos seus habitantes.

    "Voz de Ermesinde" tem focado nas suas colunas e em quase todos os números, o que tem sido a acção do Centro Social.

    Ficamos certos que não faltará nunca o apoio material e moral à sua Direcção, de forma a que a obra tenha ainda maior e mais vasta projecção.

    "Todos os que podem em benefício de todos aqueles que precisam".

    O tema é velho e sabido bem de todos, felizmente, e Ermesinde sabe torná-lo sempre novo e vivo, estando na vanguarda da nobre e sublime missão de BEM-FAZER".

    Já na edição de fevereiro de 1965, de "A Voz de Ermesinde" se dá conta aos leitores (sócios e população de Ermesinde) dos benefícios financeiros da mudança para as instalações na Rua Rodrigues de Freitas: "Graças à centralização de todos os serviços nas instalações provisórias do Centro, à Rua Rodrigues de Freitas, entregámos aos respectivos proprietários as antigas instalações da Creche e Cantina que funcionavam na travessa 5 de Outubro e Rua do Passal.

    Desta mudança ficou o Centro, não só a beneficiar no que diz respeito à parte económica, pois são menos duas rendas a pagar, mas também dum controle mais apurado da assistência a prestar".

    A PRIMEIRA SEDE DO CENTRO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (1ª PÁGINA DE "A VOZ DE ERMESINDE, MARÇO DE 1964)
    A PRIMEIRA SEDE DO CENTRO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (1ª PÁGINA DE "A VOZ DE ERMESINDE, MARÇO DE 1964)
    A mesma edição do jornal do Centro, informa como a Direção e os amigos da Instituição estão apostados nas novas instalações que hão de servir de sede definitiva para o Centro: "Da nossa reunião do passado dia 9 de Janeiro de 1965 tivemos a presença dos Ex.mos Srs. Coronel Aires Martins e António Bastos.

    De bom grado recebemos os visitantes a quem mostramos as nossas instalações, tendo recebido palavras elogiosas pelo já feito e de incitamento para mais e melhor.

    Aproveitámos a presença dos ilustres visitantes e amigos para ventilarmos certos assuntos de interesse para a Obra, os quais foram analisados em profundidade. De entre eles destacamos um possível empréstimo a contrair, para liquidação total dos credores, o qual, no caso de ser viável, trará grandes benefícios.

    Tratou-se também das obras do novo edifício, com início ainda no ano corrente, para as quais contamos com o apoio de todos os ermesindenses, presentes e ausentes.

    Para marcar esse grande empreendimento contamos realizar um cortejo de oferendas, para o qual antevemos um êxito à altura do grande valor da instituição".

    Quadro de Pessoal Permanente do Centro de Assistência Social

    Tendo por base as informações recolhidas na ata n.º 52, 8 de agosto de 1964, altura em que a Direção deliberou o aumento de ordenado dos seus funcionários do quadro permanente, apesar de ter consciência de que os novos "vencimentos mensais foram considerados muito abaixo das necessidades actuais da vida, mas a situação do Centro não permite, por agora, conceder melhores benefícios aos servidores".

    Eis, pois, os nomes, cargos e vencimentos dos quatro empregados do Centro de Assistência Social de Ermesinde, há 52 anos:

    - Eduardo Rosa de Queiroz, encarregado geral, vencimento mensal de 1100$00 (o anterior era de 1000$00);

    - Maria Pereira Martins, despenseira, vencimento mensal de 400$00 (era de 350$00);

    - Amélia Moreira da Rocha, servente, vencimento mensal de 280$00 (era de 250$00);

    - Laurentina de Sousa Ferreira, cantineira, vencimento mensal de 330$00 (era de 300$00).

    Por: Manuel Augusto Dias

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].