Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-07-2016

    SECÇÃO: Destaque


    26º ANIVERSÁRIO DA ELEVAÇÃO DE ERMESINDE A CIDADE

    Ermesinde festeja 26º aniversário de elevação a Cidade

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    Ermesinde festejou o 26º aniversário de elevação a cidade entre os dias 13 e 16 de julho.

    No dia 13, no auditório da Junta de Freguesia houve animação musical em que intervieram Bruno (saxofonista), Alfredo Almeida e Alberto Pinto (afetos ao grupo Boinas da Bela), que interpretaram a canção d' "A Nossa Terra", e Tozé (da Banda Per7ume).

    A história da elevação a cidade foi lembrada por José Puig, colaborador d' A Voz de Ermesinde, que em 1988, quando era deputado da Assembleia da República, apresentou o projeto de lei para elevação de Ermesinde a cidade, que veio a ser aprovado pela Lei nº 40/90, de 10 de Agosto.

    Alguns factos da história local foram apresentados por Jacinto Soares que, como ninguém, conhece o passado da cidade. Documentados com vários diapositivos, foram recordados pedaços da história de uma terra que até 1911 era conhecida por S. Lourenço de Asmes. Palacetes, casas, lugares que existiam desde tempos imemoriais e outros a que o pároco, padre Avelino Ascensão, deu nome, torres de vigia, casas de olheiros, cruzeiros, pontes, estação de Ermesinde, inauguração do apeadeiro da Palmilheira, o elétrico da linha 9, a escola do Carvalhal e os conglomerados dos Montes da Costa foram factos e acontecimentos recordados e comentados. Jacinto Soares aproveitou a oportunidade para esclarecer que o tão conhecido molete (pão de trigo) não deve o nome a qualquer militar do exército de Napoleão, mas tem origem na palavra francesa mollet que significa mole. Os franceses dizem "pain mollet" e nós, simplesmente, molete. Terminou, não sem lançar o repto à Câmara de Valongo, ali representada pelo vereador Orlando Rodrigues, para atribuir o estatuto de património municipal protegido ao palacete do Mesquita que se encontra em terreno das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (Externato Santa Joana). Este edifício com linhas arquitetónicas de rara beleza está devoluto e tem sido assaltado e danificado.

    Por fim, foi entregue um voto de louvor aos GUNAS, que não são uns gunas quaisquer, mas jovens do Grupo Unido na Ajuda Solidária que fazem intervenção social no âmbito do projeto "Escola Solidária", promovido pela Fundação EDP.

    No dia 14, houve mais música no Auditório da Junta de Freguesia, desta vez interpretada pela Oporto Music School.

    Por: Casimiro Sousa

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].