Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2016

    SECÇÃO: Local


    Rotary Club de Ermesinde transmitiu tarefas

    Fotos BOMPISO
    Fotos BOMPISO
    No dia 27 de Junho, o Rotary Club de Ermesinde formalizou a transmissão de tarefas para o ano rotário 2016/2017, numa concorrida reunião/jantar.

    Na abertura da reunião, João Morgado, responsável pelo Protocolo, lembrou o lema movimento rotário: "Dar de si antes de pensar em si" e as regras a cumprir para estimular o ideal de servir, promover e apoiar o desenvolvimento do companheirismo, a divulgação das normas de ética profissional, a conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada e a aproximação dos profissionais de todo o mundo para um melhor relacionamento, cooperação e paz entre as nações.

    Pediu a quem toma contacto com o movimento rotário que consulte a internet para saber mais sobre a organização rotária e o que faz em todo o mundo.

    Após o jantar, usou da palavra a representante da Junta de Freguesia de Ermesinde, Teresa Raposo. Disse que gostava de ver os rotários a trabalhar assim e admirava o empenho de todos. Recordou o espetáculo no Forum Cultural, com a casa cheia, e a entrega de prémios aos melhores alunos das escolas secundárias de Alfena e Ermesinde no ano letivo de 2014/2015.

    Gonçalo Guedes Rodrigues, governador assistente, classificou de muito positivo o ano rotário que agora terminava, referindo o aumento do quadro social do Club e a construção da sede. Fez ainda uma alusão aos trinta anos do Club e terminou com o voto de felicidades para o presidente que ia ser empossado.

    Sobral Pires, em representação do presidente da Câmara de Valongo, lembrou as origens dos Rotários e o seu relevante desempenho na ONU, onde tinha assento; referiu que hoje, mais do que nunca, é necessário o esforço de todos na defesa da paz, respeitando os valores universais; só com o empenho de todos se consegue reunir uma grande força capaz de ajudar a construir um mundo melhor para todos. Frisou, ainda que Câmara Municipal de Valongo está sempre disponível para construir, melhorar e criar condições para dar o passo seguinte.

    «TERMINO COM

    A SENSAÇÃO

    DO DEVER CUMPRIDO»

    Chegou a hora da passagem do testemunho. Joaquim Santos, presidente do Club, salientou que foi com muita honra que presidiu aos destinos do Club no ano rotário que hoje terminava e acrescentou: «Estou mais rico… intelectualmente! Aprendi! Valorizei-me!» Passou em revista o que de mais significativo foi concretizado ao longo do seu mandato: dinamização da participação dos membros do Club nas reuniões; realização do primeiro Festival de Tunas; o tradicional magusto e o jantar de Natal que contou com a animação do grupo "Toca a Tocar" da AACE; visita do Governador do Distrito 1970, António Vaz, que coincidiu com a outorga da escritura da cedência do direito de superfície de um terreno pela Câmara Municipal de Valongo para a construção da sede do Club; sarau cultural em que foram homenageados os melhores alunos das escolas secundárias de Ermesinde e Alfena; homenagem ao capitão-de-mar-e-guerra, engº. Carlos Costa Ramos; comemoração do 30º aniversário do Club; realização do habitual piquenique; aumento do quadro social do Club com cinco companheiros; apoio prestado a um projeto social em Alfena e atribuição de cinco bolsas de estudo da Fundação Rotária Portuguesa; distinção atribuída ao Rotary Club de Ermesinde pelo Rotary Internacional, com o diploma de Reconhecimento de Mérito, pelos serviços prestados à comunidade e ao Rotary Internacional no ano rotário de 2015/2016. A finalizar, agradeceu, em nome do Rotary Club de Ermesinde, à Câmara Municipal de Valongo e à Junta de Freguesia de Ermesinde a disponibilidade, interesse e cooperação demonstradas. Agradeceu, ainda, a todos os que o acompanharam ao longo do ano, desejou ao seu sucessor muito sucesso e disponibilizou-se para o ajudar a alcançar os objetivos que vier definir. Terminou, disse, «com a sensação do dever cumprido».

    «A PARTIR DE HOJE

    É A SÉRIO»

    foto

    José Luís Pinto é o novo presidente do Rotary Club de Ermesinde. Começou por dizer que se tinha vindo a mentalizar para o cargo e função, «só que a partir de hoje é a sério». Estava ansioso e preocupado, como disse, pela responsabilidade que o cargo exigia, mas também seguro por saber que em Rotary a presidência não é uma função isolada. Por isso, a discussão é aberta a todos para o que muito vai contribuir a veterania, sabedoria e experiência de muitos e a irreverência dos mais novos. Daí sairá reforçada a marca de qualidade que o Club tem no seio do movimento Rotário. Falou das receitas do Club e do desígnio de ter uma sede social que permitirá aumentar a quantidade e qualidade da contribuição social. É necessário, contudo, fazer um balanceamento entre o investimento na sede e a contribuição social que se quer manter, tudo para bem do Club e do território de Alfena e Ermesinde. A tudo acresce a contribuição para o Rotary Internacional que é a maior fatia do orçamento que, juntamente com a contribuição de milhares de outros Clubs, vai proporcionar a melhoria das condições de vida de muitos milhares de pessoas que em todo o mundo vivem em situações degradantes.

    No que respeita aos seus objetivos, quer aumentar o quadro social, salvaguardando a qualidade; realizar atividades destinadas à comunidade, tais como, o Festival de Tunas, o Sarau Cultural, Homenagem ao Profissional, etc. Pretende, ainda, continuar a apoiar estudantes com bolsas de estudo, prosseguir o projeto da sede social, sem esquecer as atividades que promovem o companheirismo, pois nada se consegue sem clima de fraternidade. Conta com o espírito rotário e com a organização do Conselho Superior e Comissões. Depois de encerrados os trabalhos, houve festa. Era o dia de aniversário do presidente cessante. Não faltou o bolo com velinhas, cantaram-se os parabéns e a tuna “Oportuna” do CESPU fez a animação musical.

    CONSELHO SUPERIOR 2016/2017

    Presidente - José Luís Pinto;

    Vice-presidente - Fernando Ferreira;

    Secretário - Carlos Mourão;

    Tesoureiro - Manuel Sobral Pires;

    Protocolo - João Morgado;

    Comissão de Administração do Clube - José Sobral Pires;

    Comissão de Projetos Humanitários - Jorge Barbosa;

    Comissão de Desenv. do Quadro Social - José Serdoura;

    Comissão de Imagem Pública - Daniel Pereira;

    Comissão de Fundações Rotárias - Vicente Gonçalves;

    Vogal - Joaquim Santos

    Por: Casimiro Sousa

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].