Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2016

    SECÇÃO: Local


    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ

    A Vigararia de Valongo recebeu a visita da Imagem Peregrina da Senhora de Fátima

    No dia 22 de março, a vigaria de Valongo, de que fazem parte as paróquias de Água Longa, Alfena, Campo, Ermesinde e Valongo recebeu a visita da imagem da Senhora de Fátima. Pouco faltava para o meio-dia quando a Imagem Peregrina chegou à igreja de Ermesinde, onde foi celebrada a eucaristia de acolhimento pelo Bispo Auxiliar da Diocese do Porto, D. António Taipa, concelebrada por todos os párocos da Vigararia e diáconos.

    foto

    Na sua homilia, D. António Taipa centrou-se na figura de Maria, instituída Mãe da humanidade por Jesus Cristo, quando do alto da cruz a viu com o discípulo que mais amava e lhe disse: "Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí a tua Mãe". Durante o dia, a afluência de fieis à igreja foi constante, mas a grande manifestação de fé e devoção registou-se à noite na grandiosa procissão de velas entre a Matriz e o Parque Urbano.

    O andor de Maria levado em ombros pelos Bombeiros Voluntários de Ermesinde foi acompanhado por milhares de pessoas que recitavam o terço do rosário. Após a celebração mariana presidida por D. António Taipa, a Imagem Peregrina foi recolhida na Igreja da Irmãs do Bom Pastor.

    Por: Casimiro Sousa

    foto

    A IMAGEM PEREGRINA

    Feita segundo indicações da Irmã Lúcia, a primeira imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima foi coroada solenemente em 13 de maio de 1947. A partir dessa data, a imagem percorreu, por diversas vezes, o mundo inteiro, levando consigo uma mensagem de paz e amor. Depois de mais de meio século de peregrinação, em que a imagem visitou 64 países dos vários continentes, a Reitoria do Santuário de Fátima entendeu que ela não deveria sair mais, a não ser por alguma circunstância extraordinária. A imagem voltou a sair em 12 de maio de 2014, para uma visita às comunidades religiosas contemplativas existentes em Portugal e, depois, a todas as dioceses portuguesas, de 13 de maio de 2015 a 13 de maio de 2016. Estas visitas tiveram como objetivo envolver as dioceses de Portugal na celebração do Centenário das Aparições de Fátima. A presença em Ermesinde desta imagem tão preciosa é uma grande graça. E será também ocasião para conhecermos e vivermos melhor a mensagem de misericórdia e de paz que Ela confiou aos pastorinhos e se destina ao mundo inteiro.

    Boletim Informativo

    da Paróquia de S. Lourenço de Ermesinde,

    de 17.4.2016

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].