Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2016

    SECÇÃO: Local


    Rotary Club de Ermesinde homenageou o Capitão-de-mar-e-guerra, engº Carlos Costa Ramos

    O Rotary Club de Ermesinde homenageou o Capitão de mar e guerra, engº. Carlos Costa Ramos, nascido em Ermesinde e residente em França, pela notável carreira profissional que desenvolveu ao longo de cerca de 30 anos ao serviço da marinha portuguesa e da Nato. O seu vasto currículo académico e profissional é, sem dúvida, motivo de orgulho para a cidade de Ermesinde e para a sua gente.

    No passado dia 18, o Rotary Club de Ermesinde homenageou o profissional do ano rotário 2015/2016. Estiveram presentes os membros do club, familiares e amigos do homenageado, representantes dos clubes rotários de Mirandela e Amarante, presidente da Câmara de Valongo, presidentes das juntas de freguesia de Alfena e Ermesinde e dirigentes de instituições da cidade.

    Fotos PEDRO SILVA
    Fotos PEDRO SILVA
    A reunião teve início com o momento do protocolo a cargo de João Morgado. De seguida, usou da palavra o presidente do Rotary Club de Ermesinde, Joaquim Santos, que frisou as origens e fins do movimento rotário e a sua implantação em todo o mundo. Salientou a importância do Rotary Internacional, como organização de líderes e profissionais, que prestam serviços humanitários e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo. O seu objetivo é estimular e fomentar o Ideal de Servir. A Fundação Rotária do Rotary Internacional, principal organização não governamental sem fins lucrativos do mundo, promove a paz e a compreensão mundial através de programas internacionais humanitários, educacionais e de intercâmbio cultural. É disso exemplo o facto de o Rotary ter combatido eficazmente a Poliomielite em todo o mundo, restando apenas dois países para que a luta seja ganha. O Rotary Club de Ermesinde tem apoiado os mais carenciados com vários programas lançados ao longo da sua existência, assim como tem distinguido a excelência ao atribuir, anualmente, bolsas de estudos a alunos carenciados para poderem frequentar o ensino superior e premiar os melhores alunos das escolas secundárias de Ermesinde e Alfena. Hoje, vamos homenagear um profissional, disse. Frisou que esta distinção se destina a reconhecer alguém que não sendo natural de Ermesinde tenha nesta cidade desenvolvido uma assinalável carreira profissional ou aquele que tendo nascido em Ermesinde tenha atingindo a excelência fora da sua terra natal, de forma tão notável que enche de orgulho a sua cidade e as suas gentes. Dirigindo-se diretamente ao homenageado: «Sr.capitão-de-mar-e-guerra, Eng. Carlos Costa Ramos, o Rotary Club de Ermesinde tem muito orgulho em o homenagear como o Profissional do Ano Rotário de 2015/2016».

    CURRÍCULO

    DO HOMENAGEADO

    foto
    A vida do homenageado foi retratada, de forma sucinta, no brilhante currículo académico e profissional apresentado por José Sobral Pires, de que destacamos:

    Carlos Costa Ramos licenciou-se em Engenharia Naval na Academia Naval, em 1973, e fez o mestrado em Ciência Política e Estudos Estratégicos na Universidade Técnica de Lisboa. Formou-se em estudos de gestão no Instituto Superior Naval de Guerra, em Lisboa, e em Gestão Internacional de Defesa na Escola de Pós-graduação Naval, em Monterey, Estados-Unidos da América. Fez estudos de ciência política e segurança nacional na Universidade de Kiel, Alemanha e de Manutenção da Paz e Diplomacia na Academia Internacional da Paz associada às Nações Unidas em Viena, Áustria. Graduou-se no Instituto de Defesa Nacional em operações de Estado-Maior Conjuntos.

    Em 1995, foi nomeado representante do ministério da Defesa na Agência de Apoio Logístico da Nato no Luxemburgo, onde veio a assumir, em 1998, funções de diretor sénior. Foi responsável pelo apoio logístico aos sistemas de Comunicações, Defesa Aérea e Mísseis no apoio ao Sistema Integrado de Defesa Aérea e Mísseis da NATO.

    Enquanto esteve ao serviço da NATO, fez uma longa missão no Afeganistão, onde foi responsável pela gestão de projetos de infraestruturas e atividades logísticas da Agência, no apoio à Força Internacional de Estabilização do Afeganistão. Foi, ainda, responsável por vários projetos empresariais relacionados com a transformação da Agência, incluindo um novo modelo de negócios e uma nova arquitetura de sistemas de informação e realinhamentos organizacionais. Representou a Agência em departamentos da NATO, em que desenvolveu intensa interação com os comités de recursos e de orçamentos militar e infraestruturas.

    Ao serviço da Marinha Portuguesa, lecionou no Instituto Superior Naval de Guerra, exerceu funções no Estado-Maior da Armada, foi responsável pelo planeamento de longo prazo de meios navais, pela entrada ao serviço das fragatas da Classe Vasco da Gama e pelo desenvolvimento dos requisitos operacionais para a nova classe de submarinos.

    Navegou em vários navios de guerra, como a fragata Hermenegildo Capelo em comissão no ultramar 1973-75, e nos submarinos Albacora, Barracuda e Delfim. Qualificado em guerra submarina em 1976, participou em diversas operações nacionais e da NATO até 1982. Foi responsável pela manutenção da esquadrilha de submarinos da Marinha Portuguesa até 1989, no estaleiro do Arsenal Naval do Alfeite. Aposentou-se como capitão-de-mar-e-guerra em 2002. Das muitas condecorações que possui, citamos a de Serviços Distintos, Mérito Militar de 2ª e 3ª classe e Cruz Naval, Ultramar 1975 e ISAF (missão da NATO no Afeganistão) e da Agência de Apoio Logístico da NATO.

    Sobral Pires terminou a sua intervenção com um agradecimento e um voto: «Caro conterrâneo e amigo Comandante, eng.º Carlos Costa Ramos, obrigado pelo exemplo da tua vida que nos enobrece a todos. Que o futuro seja amável contigo».

    AGRADECIMENTO

    E CONTRIBUTOS

    DO HOMENAGEADO

    O homenageado agradeceu a todos e em especial ao Presidente do Rotary Clube de Ermesinde pela distinção que decidiu conferir-lhe e sentiu-se na obrigação de tratar um tema que pudesse, de algum modo, mesmo que modestamente, contribuir para os objetivos do Rotary Clube de Ermesinde.

    Sendo o Rotary Clube de Ermesinde uma associação de profissionais, falou das lições aprendidas ao longo da vida. «Andei por muitos sítios, desempenhei funções muito diversas, interagi com centenas de pessoas, dirigi e comandei muitos e aprendi imenso com todos eles: pessoas de boa vontade, de todos os níveis, profissionais excelentes, sem dúvida, e algumas exceções... para confirmar a regra».

    Resumiu, então, o que tinha aprendido sobre as vantagens das boas relações no local trabalho e do bom relacionamento com os parceiros importantes na organização.

    Enumerou e desenvolveu os cinco princípios essenciais que definem o bom relacionamento entre as pessoas: confiança, respeito mútuo, consciencialização, abertura à diversidade e comunicação aberta e franca.

    Citou e definiu, ainda, as regras fundamentais que garantem as melhores relações no trabalho: desenvolver capacidades de relação, identificar as necessidades da relação, prever tempo para a construção da relação, aprofundar a inteligência emocional, reconhecer o trabalho dos outros, mostrar-se positivo, gerir fronteiras, evitar o «falatório» e ouvir atentamente.

    RELAÇÕES DIFÍCEIS

    Fez questão de avisar que as relações nem sempre são fáceis. «Por vezes, temos de lidar com alguém de quem não gostamos, ou mesmo pessoas com quem simplesmente não nos podemos relacionar, mas que por motivos de trabalho, temos que manter com elas uma relação profissional. Nesses contactos serão de evitar posições muito defensivas. É preferível focar a conversa naquilo que ambos têm em comum».

    A finalizar a sua alocução, deixou o alerta: «é bom termos em mente que nem todos os relacionamentos são ou vão ser excelentes, mas certamente é possível fazer algo para que, no mínimo, sejam funcionais».

    A encerrar a reunião, usou da palavra o presidente da Câmara de Valongo, que se congratulou com a homenagem prestada a tão ilustre cidadão de Ermesinde e mostrou-se impressionado com o seu notável currículo.

    Por: Casimiro Sousa

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].