Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2016

    SECÇÃO: Local


    NOTÍCIAS DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE

    Centro Social de Ermesinde organizou ação de formação sobre promoção pessoal para desempregados

    Foto JFE
    Foto JFE
    Decorreu durante a manhã do passado dia 22 de abril, no auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde (JFE), a ação de formação Capacitar +, promovida pelo Centro Social de Ermesinde (CSE), com o objetivo de desenvolver estratégias de promoção pessoal, junto da população desempregada do concelho de Valongo.

    Esta iniciativa partiu do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS3G), em articulação com o Centro de Emprego de Valongo, os Gabinetes de Inserção Profissional (GIP) do Centro Social de Ermesinde (CSE) e da Associação Ermesinde Cidade Aberta (ECA), e da JFE com o objetivo de formar e informar cerca de uma centena de desempregados da freguesia de Ermesinde sobre as novas exigências do mercado de trabalho. Nesta missiva, foram abordadas pelas técnicas dos GIP um conjunto de medidas ativas de emprego dirigidas àqueles que procuram emprego, dentro e fora do concelho de Valongo. Sobre estas matérias, muitas foram as intervenções que se despoletaram, contudo, os apoios à mobilidade geográfica (temporária e permanente), assim como a medida REATIVAR, que visa essencialmente proporcionar estágios com a duração de seis meses para desempregados de longa duração, com mais de 31 anos de idade, foram as medidas que mais interesse suscitaram.

    Ainda na bitola de munir os participantes com as ferramentas mais adequadas à reinserção profissional, a equipa do CLDS3G trabalhou as questões da imagem pessoal, recorrendo para o efeito ao tema do marketing pessoal e, desta feita, foram apresentadas e discutidas estratégias de auto-promoção, como por exemplo a imagem e a atitude, elencadas como aspetos fundamentais no atual mercado de emprego. Nas várias intervenções foram relatadas situações reais que manifestaram pessimismo sobre os estratagemas de promoção pessoal, pois ficou latente a dura realidade entre empregador e candidato, em que o inesperado é o único fator previsível. Contexto cruel que se evidenciou no debate final sobre as experiências negativas que muitos dos desempregados vão tendo durante a procura de emprego. Referiram estágios não remunerados nas entidades empregadoras, vencimentos e horários de trabalho desajustados às exigências profissionais e tempo de experiência sem qualquer contrato e pagamento, estas, aliás, foram algumas das experiências mais significativas partilhadas pelos participantes. Perante este quadro, a coordenadora do Centro de Emprego de Valongo, Sandra Simão, respondeu e apelou, em simultâneo, à denúncia destes males, para que assim sejam identificados e se evite a perpetuação das situações relatadas.

    Como frisou Luís Ramalho, presidente da JFE, o evento Capacitar + permitiu "«adquirir ferramentas próprias» que ajudarão a população desempregada na procura ativa de emprego.

    Florentino Silva/Diogo Moreira

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].