Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2016

    SECÇÃO: Local


    Poetisa valonguense Goreti Dias apresentou livro solidário para com os bombeiros do nosso concelho

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    A poetisa valonguense Goreti Dias deu a conhecer no dia 12 de março na nossa freguesia a sua mais recente obra literária, intitulada "Livro do Sonho, da Saudade e da Desilusão", obra essa que agrega a si uma forte componente solidária, já que 50 por cento das vendas do manuscrito reverteram a favor das duas corporações de bombeiros voluntários do nosso concelho. O livro foi apresentado em duas sessões públicas, nas instalações das duas corporações de bombeiros, sendo que a primeira delas aconteceu no dia 4 de março, nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Valongo, enquanto que a segunda aconteceu na semana seguinte - no dia 12, como já foi referido - no salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde (BVE).

    Presentes nesta segunda sessão estiveram algumas personalidades locais, desde logo figuras ligadas aos BVE, com destaque para o presidente da Direção, Jorge Videira, e o comandante da corporação, Carlos Teixeira, que tiveram ainda a companhia do vereador da Cultura da Câmara de Valongo, Orlando Rodrigues.

    Este livro comporta um conjunto de poemas que, segundo a autora, são o reflexo da «história de vida de uma amiga», uma história que mistura em si sentimentos como o amor, a verdade, a tristeza, ou o ódio. Jorge Videira enalteceu esta ação da poetisa valonguense em doar parte das receitas da venda do livro às corporações de bombeiros do concelho, lembrando que estas, por norma, só apenas recordadas «na altura dos incêndios».

    Também Orlando Rodrigues proferiu breves palavras aos presentes, referindo que atualmente a sociedade tem-se esquecido um pouco do papel primordial que os bombeiros desempenham na vida dos cidadãos, soldados da paz que estão presentes na vida das pessoas desde do nascimento até à morte, sendo pois «louvável que com o lançamento deste livro se procure ajudar uma associação humanitária».

    Após os discursos a autora do prefácio do livro, Maria Gabriela Sá, procedeu à leitura de alguns poemas, sendo que este lançamento terminou com uma sessão de autógrafos por parte de Goreti Dias.

    De referir ainda que esta ação contou com o apoio da Associação Cuca Macuca (de Valongo), entidade a quem a autora cedeu os direitos de autor da publicação.

    Diogo Moreira

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].