Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2016

    SECÇÃO: Local


    Rotary Club de Ermesinde promoveu sarau cultural

    Foto CMV
    Foto CMV
    O sarau cultural-espetáculo musical promovido pelo Rotary Club de Ermesinde teve lugar no passado dia 19, às 21H30, no Fórum Cultural de Ermesinde, onde o grupo coral Nossa Senhora do Ó, da paróquia de Nogueira da Maia, cantou e encantou uma assistência que não regateou aplausos e também acompanhou em algumas canções.

    A apresentação do espetáculo esteve a cargo de José Luís Pinto, vice-presidente do club. Agradeceu a presença das instituições da cidade, dos autarcas e de todos os que quiseram estar presentes neste sarau. Apresentou o grupo coral, regido pela maestrina, Ana Isabel Santos com formação musical superior e especialista em canto teatral. Este grupo coral anima a eucaristia dominical das 9H30 na igreja paroquial de Nogueira da Maia. Entoou os seus primeiros cânticos em 2005, com apenas 13 elementos. Hoje tem 48, com idades compreendidas entre os 5 e os 88 anos.

    Na primeira parte do espetáculo, o grupo coral cantou Carmina Burana, com que iniciou o seu repertório; Maria, vogliamoamarti; Jesus Christ, you are my life; Servo per amore; Venham mais Cinco, e Teto na montanha, ambas de Zeca Afonso. Após um curto intervalo, o presidente do Rotary Club de Ermesinde, Joaquim Santos, fez uma breve alocução em que salientou o estatuto do Rotary como uma organização internacional, com mais de cem anos dedicados à prestação de serviços humanitários e constituída por mais de 31.000 clubes espalhados por mais de 160 países. Entre esses clubes, está o Rotary Club de Ermesinde, de que fazem parte vinte e cinco profissionais empenhados em cumprir a missão do Rotary: «estimular e fomentar o Ideal de Servir». Para tanto, procuram desenvolver o companheirismo; fomentar a ética profissional; contribuir para a resolução dos problemas da comunidade local; promover a aproximação entre nações, criando condições para a resolução de conflitos; apoiar as novas gerações através de serviços e programas de intercâmbio que enriqueçam e promovam a paz e compreensão mundiais. Além de participar nas ações do Rotary Internacional, o Rotary Club de Ermesinde tem desenvolvido, com regularidade, iniciativas de índole social, designadamente, a atribuição de prémios escolares aos melhores alunos das escolas secundárias de Ermesinde e Alfena, atribuição de distinção de reconhecimento profissional, atribuição de bolsas de estudo e doação de equipamentos para vários fins e outras iniciativas para resolução de problemas locais e incentivar o companheirismo. A terminar, lembrou o lema Rotário: "dar de si antes de pensar em si".

    De seguida foram homenageados os melhores alunos das escolas secundárias de Ermesinde e Alfena, Xavier Fontes e Pedro Silva, que concluíram o ensino secundário no ano letivo de 2014/15 com 19 e 20 valores, respetivamente. A professora Ana Maria Cortês, da Escola Secundária de Ermesinde e o professor José António, da escola Secundária de Alfena, felicitaram os alunos homenageados pela sua dedicação e empenho, os pais pelo acompanhamento escolar que lhes dedicaram e agradeceram ao Rotary a recompensa que lhes atribuiu. Por fim, o presidente do Rotary entregou a cada um dos distintos alunos um diploma e um cheque.

    Depois de cumprido este ato que se insere nos objetivos do Rotary Club, o grupo coral Nossa Senhora do Ó regressou às canções: Esperando na Janela; O voso galo comadre; Siyahamba; És tu Jesus; Acordai; Bullerengue e finalizou com a canção Nascemos p'ra cantar, que a assistência também cantou e acompanhou com palmas.

    Quem teve o privilégio de participar neste sarau não deu por perdido o seu tempo. O grupo coral Nossa Senhora do Ó encheu o auditório, galvanizou a assistência que participou, cantou e bateu palmas, o que levou a maestrina a dizer com visível felicidade: «não há coro como o nosso».

    O espetáculo encerrou com uma saudação do presidente da Câmara de Valongo, em que felicitou o presidente do Rotary Club de Ermesinde, enalteceu os rotários, deu os parabéns aos jovens homenageados e incitou-os a prosseguir na sua formação.

    Por: Casimiro Sousa

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].