Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2016

    SECÇÃO: Destaque


    Autarquia aproveita visita do Ministro da Saúde ao concelho para reivindicar velhos compromissos governamentais

    Foto CMV
    Foto CMV
    A Unidade de Saúde Familiar de Valongo, recebeu a 18 de março a visita do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes. A vinda da referida figura de Estado ao nosso concelho seria aproveitada pelo presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, para entregar ao governante um ofício no sentido de apelar à «concretização dos compromissos estabelecidos pelo anterior Governo», sendo que em causa estão o «encerramento indesejado do Serviço Básico de Urgência no Hospital de Valongo, que veio prejudicar de forma significativa o acesso de grande parte dos cidadãos deste concelho à rede de cuidados hospitalares públicos», designadamente o compromisso de solucionar o grave problema de milhares de munícipes do Concelho continuarem a não ter médico de família; a construção dos novos centros de saúde de Campo e de Alfena e o prometido alargamento dos horários de funcionamento das unidades existentes.

    Por sua vez, o Ministro da Saúde identificou que os problemas pelos quais o município atravessa são «legítimos e até muito urgentes», prometendo que o Governo «vai procurar ver dentro daquilo que são as exigências e limitações conhecidas do presente exercício orçamental corresponder às expetativas e colmatar as questões críticas do concelho», disse. Nas declarações à imprensa acrescentou ainda que «a palavra na política tem de ser uma palavra honrada. O que posso neste momento dizer é que aquilo que eu contratualizar com a Câmara será feito», garantiu.

    A visita de Adalberto Campos Fernandes à Unidade de Saúde Familiar de Valongo teve como pretexto o facto desta ter sido premiada a 13 de março com a Acreditação "Ótima" Modelo Nacional DGS/ACSA, facto que levou o governante a dizer que «queremos replicar "Valongos" e fazer deste exemplo uma réplica para o Serviço Nacional de Saúde».

    Diogo Moreira*

    *Com CMV

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].