Secretária de Estado Adjunta e da Justiça visitou o Campus da Justiça de Valongo
 |
Foto CMV |
A Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro, visitou a 30 de março o Campus da Justiça de Valongo, na companhia do presidente da autarquia, José Manuel Ribeiro. A vinda da governante ao nosso concelho surge na sequência dos alertas do autarca valonguense para o processo de desvalorização e subaproveitamento do novo Tribunal de Valongo, acentuado pela reorganização do mapa judiciário, em 2014, apesar de ser um equipamento inaugurado em 2011.
José Manuel Ribeiro tem denunciado publicamente para a «incompreensível redução das competências tradicionalmente asseguradas pelo Tribunal de Valongo, o que não é racional face às excecionais condições de funcionamento desse equipamento no concelho, que, além de ser novo, custa ao Estado mais de 64.000 euros mensais durante 14 anos, reunindo todas as condições para abarcar mais competências sem qualquer necessidade de investimentos adicionais», disse o edil. A vinda de Helena Mesquita Ribeiro deixou José Manuel Ribeiro satisfeito, já que «pela primeira vez um membro do Governo deslocou-se a Valongo para conhecer a realidade do tribunal, uma atitude que demonstra uma mudança, e tem que ser destacada», disse. O autarca disse também «ter esperança na valorização do Tribunal de Valongo para bem das populações e do tecido empresarial», ressalvando, novamente, que este tribunal é um local que reúne todas as condições para a aplicação e administração da Justiça.
Por sua vez, a Secretária de Estado Adjunta e da Justiça não poupou elogios ao equipamento. «O edifício está bem servido e reúne todas as condições para funcionar como tribunal. A nossa preocupação, para além de aproximar a Justiça dos cidadãos, passa também por visitar as instalações deste género, e saber o que funciona menos bem, para podermos corrigir, e nisso, é de louvar o papel dos autarcas», frisou.
Diogo Moreira*
*Com CMV
|