Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2016

    SECÇÃO: Desporto


    ENTREVISTA COM O COORDENADOR DA SECÇÃO, NUNO LAGO

    Polo aquático regressa ao CPN com a ambição de voltar à ribalta

    Março trouxe consigo boas notícias para os entusiastas do polo aquático da nossa cidade, na sequência do anúncio feito pelo CPN dando conta da reabertura da secção daquela modalidade. "A Voz de Ermesinde" inteirou-se dos contornos deste saudado regresso, após trocar algumas palavras com um dos responsáveis pelo "renascer da Fênix", Nuno Lago, um nome que enquanto jogador integrou as primeiras equipas da história do polo aquático cepeenista, e que agora retorna a casa com a missão de ajudar a recolocar o nome do clube no topo da modalidade.

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Foram seis penosos anos que chegam agora ao fim. Os muitos ermesindenses apaixonados pelo polo aquático têm finalmente motivos para sorrir, pois a modalidade está de regresso à nossa freguesia pela mão do clube que aqui a enraizou e popularizou, o CPN. Lançando um breve olhar pela história, é fácil perceber a razão desta atração popular, já que ao longo de duas décadas - entre finais do século XX e primeira década do novo Milénio - o emblema de Ermesinde foi um dos principais no polo aquático nacional, fruto de conquistas de inúmeros títulos e da formação de vários jogadores que atingiram notoriedade na modalidade. É pois esse estatuto de "grande" do polo aquático português que o CPN quer resgatar agora com a reabertura da secção, a qual, relembre-se, havia sido encerrada em 2009 na sequência de "divergências" (relacionadas com a piscina) entre a Direção liderada por Augusto Mouta, que então dirigia o clube, e a secção da altura.

    Ao longo destes seis anos de inatividade foram muitas as conversas mantidas entre ex-atletas do clube propagandista no sentido de reativar a secção. A persistência aliada à enorme vontade de fazer regressar o polo ao CPN deu agora os seus frutos, muito contribuindo também para este regresso a abertura e interesse que foram dados desde início pela atual Direção cepeenista em acolher de novo a modalidade. Nuno Lago é pois um dos rostos que incorporou este movimento, digamos assim, de ex-atletas que estiveram na génese deste desejado regresso. Ele, que no início da década de 90 do século, passado veio na leva de jogadores que deixaram o CDUP para fundar a secção de polo aquático do CPN. Ao lado de nomes incontornáveis da modalidade, a título de exemplo Nuno Lobo, nome mítico do polo cepeenista, viveu por dentro, e durante duas décadas, os principais êxitos alcançados pelo clube de Ermesinde, tendo sido campeão em todos os escalões de formação. Também por dentro vivenciou o momento em que a secção encerrou portas em 2009, um capítulo triste «que o pessoal do polo viveu na altura com muita intensidade. Recordo que nos unimos todos, até porque éramos, e continuamos a sê-lo, grande apaixonados pela modalidade e custou-nos muito sair daqui, ter de ir para um clube rival, no caso o Fluvial Portuense, para continuar a nossa atividade», recorda com tristeza Nuno Lago, que no clube de "Cidade Invicta" atuou por mais uma temporada, antes de dar por encerrada a sua carreira de atleta.

    VELHAS GLÓRIAS VÃO VOLTAR

    foto
    Como já referimos, este regresso da modalidade ao seio do CPN surge após múltiplas conversas mantidas entre ex-atletas do clube, muitos deles nomes de peso da modalidade, que cresceram no polo ao serviço do emblema ermesindense, mas que por uma questão de caráter e respeito, Nuno Lago prefere não divulgar, para já, publicamente, até porque alguns deles encontram-se a lutar por objetivos desportivos noutras paragens. «Mas posso garantir que vamos ter o regresso de alguns nomes sonantes da história do clube para, e já na próxima época, garantir a subida à 1ª Divisão Nacional (de seniores masculinos)», sublinha o coordenador, que não esconde assim a ambição de fazer regressar o clube a um patamar que já foi seu, isto é, o topo da modalidade. Os objetivos da secção não passam só por construir uma equipa de seniores, «realizar um trabalho de qualidade», e regressar ao escalão maior do polo aquático nacional já em 2016/17, mas de igual modo fazer equipas em todos os escalões de formação, desde os minis até aos juniores. «O CPN sempre teve uma grande mística no polo. Espero, sinceramente, que voltemos a ser a maior escola de jogadores a nível nacional, tanto na variante masculina como na feminina», aponta Nuno Lago.

    Novidade neste projeto é o facto de a secção abrir as suas portas a jovens desde os oito anos - a idade mínima para se ingressar no escalão de mini-polo - até graúdos... sem limite de idade! Sejam esses graúdos atletas já formados, ex-atletas, ou simplesmente meros entusiastas da modalidade, e que pretendem dessa forma experimenta-la no CPN. «Queremos ter aqui pessoas que nunca tiveram a oportunidade de competir, mas a quem queremos dar agora essa mesma oportunidade de viver por dentro a modalidade, de sentir o espírito competitivo. Pretendemos "misturar" essas pessoas com os nossos atletas de competição nos treinos, sem nunca, no entanto, afetar a parte competitiva, claro está. Com isto, pretendemos trazer para este lado, da piscina, cepeenistas que no passado estavam do lado de lá, nas bancadas, e que agora vão poder estar deste lado, sendo que alguns deles vão inclusive poder acompanhar mais de perto os filhos que estejam nos escalões de formação», projeta Nuno Lago, de 39 anos.

    Estas são algumas ideias da regressada secção, um regresso que está a ser feito desde a estaca zero, como uma espécie de "Fênix renascida", conforme nos disse Lago aquando da nossa visita à Piscina do CPN, onde todas as terças e quintas-feiras a partir das 19H30 e aos sábados a partir das 11H00 são ministrados os treinos de polo aquático, e abertos a todos, e a todas (os) interessados(as) em vir até uma piscina que oferece todas as condições para a prática da modalidade. Para já, e neste arranque da secção, são ainda poucos os rostos que evoluem na piscina cepeenista sob as ordens de Nuno Lago, alguns deles com passado ligado à modalidade (vislumbra-se um outro elemento que fez parte da primeira equipa campeã nacional do CPN, em 1992/93, no caso no escalão de juvenis), outros com o comum interesse de experimentar uma modalidade cujo regresso ao CPN foi oficializado na tarde de 19 de março, com um jogo amigável entre o Gondomar e algumas velhas guardas cepeenistas.

    A terminar a nossa breve conversa Nuno Lago lançou um apelo à comunidade local: «Precisamos da afluência de Ermesinde, queremos que a cidade se una a nós neste projeto».

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].