Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 29-02-2016

    SECÇÃO: Desporto


    Ermesinde acolheu a Gala de Mérito Desportivo do Concelho de Valongo em que 400 atletas e dirigentes foram homenageados

    Fotos CMV
    Fotos CMV
    Cerca de 400 atletas e dirigentes do Concelho de Valongo foram na noite de 21 de fevereiro homenageados pela autarquia valonguense no seguimento das suas performances desportivas obtidas ao longo da época de 2014/15. A homenagem foi inserida na Gala de Mérito Desportivo do Concelho de Valongo, evento que teve como palco o Pavilhão Municipal de Ermesinde, que se revelou pequeno demais para acolher as inúmeras individualidades locais - com destaque para alguns membros dos Executivos da Câmara e da Junta de Freguesia de Ermesinde, encabeçados pelos seus presidentes, respetivamente José Manuel Ribeiro e Luís Ramalho, bem como de diversos deputados da Assembleia Municipal de Valongo -, familiares e amigos dos atletas e dirigentes homenageados, assim como a população em geral, a qual não quis perder a oportunidade de aplaudir de pé as figuras que no decorrer da referida temporada desportiva honraram o nome do nosso concelho a nível regional, nacional e internacional.

    Foram pois cerca de 400 os nomes (110 na categoria individuais, 34 equipas e 17 dirigentes desportivos) que se destacaram ao conquistarem títulos a nível local, regional, nacional e internacional em diversas modalidades, como por exemplo, o ciclismo, o hóquei em patins, o futebol, o basquetebol, o taekwondo, o BTT, entre outras.

    No que concerne aos homenageados da nossa freguesia o CPN foi sem margem para dúvidas o emblema ermesindense que mais galardões recebeu ao longo da noite. No plano individual a sua secção de basquetebol esteve em particular destaque, por intermédio dos nomes de Agostinho Pinto, Catarina Rolo, Catarina Mateus, Sara Moreira, Sofia Almeida, Ana Almeida, Bárbara Silva, Beatriz Jordão, Bruna Costa, Maria Neves e Francisca Meinêdo, treinador e atletas que no último verão foram atores principais das caminhadas gloriosas das seleções nacionais de sub-16 e sub-18 em competições internacionais. Distinguido nesta gala foi igualmente o trajeto vitorioso do CPN na pesca desportiva e no karaté, sendo que na primeira modalidade Fernando Cunha recebeu um galardão na sequência dos triunfos no Campeonato do Mundo de juniores e no Mundial de Deficientes, ao passo que na segunda modalidade Carlos Rodrigues foi homenageado pelo facto de ter vencido o Campeonato Europeu de Kumite (Combate) na categoria de veteranos.

    foto
    Os vários títulos regionais e nacionais obtidos pelo Clube Desportivo da Palmilheira no kickboxing também deram aso a que os atletas Filipa Gonçalves, Dária Rodrigues, Gonçalo Nogueira, Gabriel Neves, Catarina Ferreira, Sara Soares, Ana Tavares, Marco Pires, Diogo Pires, Humberto Viegas, Carlos Neves, Marília Oliveira, Diogo Loureiro, Bruno Silva, Maria Gamboa, Gustavo Assunção, Pedro Gomes, Guilherme Oliveira e Fábio Martins recebessem um prémio. O título de campeão distrital absoluto/bloco 4 em columbofilia por parte de Ulisses Terra - da União Columbófila de Ermesinde e Lidador da Maia - também mereceu um galardão ao citado atleta.

    No plano coletivo o CPN esteve também em destaque, sobretudo a sua secção de basquetebol, a qual foi premiada na sequência das conquistas dos títulos distritais e nacionais nas categorias de sub-14, sub-16 (neste escalão foi apenas campeão distrital), sub-19 e seniores femininos (neste escalão o destaque vai para a obtenção do título nacional da 2ª Divisão). Também o andebol cepeenista foi galardoado, mais concretamente a equipa de minis, a qual venceu o título regional da categoria em 2014/15. Coletivamente o Palmilheira também teve uma época memorável, já que a sua equipa feminina de andebol venceu a Taça da Associação, um facto que conferiu ao emblema ermesindense um diploma. O Ermesinde 1936 foi outro dos emblemas da nossa cidade que se destacou ao longo da época transata, tendo nesta gala sido premiadas as conquistas dos títulos da 1ª Divisão Distrital de seniores e a promoção da equipa de juniores à 1ª Divisão Distrital da Associação de Futebol do Porto. A Escola Secundária de Ermesinde, a Escola D. António Ferreira Gomes e o Colégio de Ermesinde foram galardoados na sequência das conquistas dos títulos regionais e nacionais de voleibol (masculino e feminino) alcançados no âmbito do desporto escolar.

    Antes da entrega dos diplomas, o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, salientou o investimento da autarquia no Desporto quer ao nível de equipamentos, que ao nível da formação desportiva. O autarca considerou que é "obrigação do Município reconhecer o esforço dos atletas campeões que promovem o nosso concelho quando ganham troféus". Além da promoção do território, José Manuel Ribeiro salientou a importância do Desporto como "escola de valores e de princípios", destacando a amizade e a solidariedade

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].