Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2016

    SECÇÃO: Desporto


    FUTEBOL

    Ermesinde 1936 não perde mas... também pouco ganha

    Passo a passo o Ermesinde 1936 caminha para longe da zona perigosa - o mesmo será dizer os lugares de despromoção - do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol do Porto. Neste início de 2016 a turma de Sonhos não conheceu qualquer derrota, mas também é verdade que só obteve um triunfo em quatro jogos disputados no mês de janeiro. Vitória essa que aconteceu no primeiro jogo do novo ano civil, ao que seguiram três empates. Com este cenário os pupilos de Jorge Lopes passaram a ocupar a 11ª posição da tabela, com 20 pontos, mais dois que o primeiro clube posicionado abaixo da "linha de água" - o Infesta - e já muito longe (a 22 pontos de distância!) do líder Canelas 2010. Em seguida passamos em revista os jogos realizados pelo Ermesinde 1936 ao longo de janeiro, começando pelo encontro do último sábado (23 de janeiro), alusivo à 17ª jornada e realizado em casa emprestada devido à interdição do Estádio de Sonhos.

    Foto ARQUIVO MV
    Foto ARQUIVO MV
    Em tarde de véspera de eleições, o Ermesinde 1936 cumpriu o primeiro de um castigo de três jogos que na condição de visitado irá realizar fora do seu reduto. Este primeiro encontro em casa emprestada foi em Arcozelo e o adversário foi o Canidelo. No primeiro quarto de hora da partida a formação que jogava na condição de visitada foi mais ofensiva, mas não conseguiu marcar e o Canidelo acabou por equilibrar o jogo e chegar, algumas vezes, com bastante perigo à baliza defendida por Luís. E o conjunto forasteiro acabaria mesmo por adiantar-se no marcador a cinco minutos do intervalo, com um golo cheio de oportunidade de Luís Pereira, que cabeceou mesmo em cima da linha de golo sem que o guardião ermesindense pudesse defender. Já no decorrer do segundo tempo, o Ermesinde 1936 empataria a partida, com um golo de belo efeito nascido dos pés de Zazá, jogador que assim regressou aos golos. E a equipa das argolas só não alcançou a vitória porque não foi capaz de concretizar nenhuma das várias oportunidades de que desfrutou depois da marcação do golo: aos 60 minutos, Diogo Loureiro adiantou-se pelo lado direito do seu ataque, rematou, mas Serginho defendeu, sem grandes dificuldades; um minuto depois foi Zazá que fez um excelente remate, mas o guardião adversário realizou uma enorme defesa; e aos 68 minutos foi Nando que "disparou" ainda de longe, contudo Serginho Lima conseguiu defender para canto.

    Uma igualdade a uma bola foi então o resultado final de uma partida onde o Ermesinde 1936 alinhou com: Luís; Fábio Ribeiro, Tavares, Chico e Zé Ferreira (Hélder Borges, 76); Fajó, Zé e Nando; Quim, Diogo Loureiro (Leça, 85) e Zazá (Dani, 76).Treinador: Jorge Lopes.

    VITÓRIA A ABRIR O NOVO ANO

    O empate diante do Canidelo foi precedido de outras duas igualdades obtidas fora de portas: 0-0 em casa do Valonguense, a 17 de janeiro, e um empate a duas bolas no reduto do Alfenense, a 10 de janeiro, jogo este que marcou o início da segunda volta do campeonato. Antes disto o Ermesinde 1936 alcançou a sua única vitória (3-1) em jogos ocorridos neste mês, precisamente no primeiro jogo do novo ano civil, em casa ante o Infesta.

    Numa tarde de muita chuva, o que fez com que em certas zonas o relvado se apresentasse totalmente ensopado e enlameado, prejudicando quer a mobilidade dos atletas, quer a circulação da bola que sistematicamente ficava presa nas poças de água, a equipa da casa foi sempre mais ofensiva que o seu adversário. Contudo, só no último minuto do primeiro tempo conseguiu chegar ao golo, por intermédio do capitão Nando que, de cabeça, concluiu uma bonita jogada ofensiva, desenvolvida pelo lado esquerdo do seu ataque. No reinício da partida, e quando estavam decorridos apenas dois minutos, o mesmo jogador voltou a usar a cabeça para apontar o segundo golo, este na sequência de um pontapé de canto. Onze minutos mais tarde, o Infesta ainda conseguiu reduzir a desvantagem através da conversão de uma grande penalidade muito contestada pelos locais e bem concretizada por Lúcio. Quatro minutos depois, o Ermesinde 1936 também beneficiou de uma grande penalidade, que Nando converteu, marcando assim o seu terceiro golo e selando o resultado final quando estavam decorridos 61 minutos. Mesmo no final, houve ainda duas grandes oportunidades para alterar o marcador: a primeira ao minuto 90, por parte da equipa visitante, quando André fez embater a bola na trave da baliza guardada por Luís e a segunda para Diogo Loureiro que numa jogada de contra-ataque conseguiu isolar-se e rematar, mas Miguel conseguiu defender. Neste jogo o Ermesinde 1936 jogou com os seguintes atletas: Luís; Mansilha, Chico, Nuno Almeida e Fajó; Quim (Fábio David, 80), Nando (Zazá, 65) e Coentrão; Zé (Borges, 80), Fábio Ribeiro (Diogo Loureiro, 65) e Carlos. Treinador: Jorge Lopes.

    Por: Luís Dias

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].