Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2016

    SECÇÃO: Destaque


    REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VALONGO

    Processos de expropriação do Estádio de Sonhos e de construção dos centros de saúde de Campo e Alfena permanecem em stand-by

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    Há alguma novidade em relação ao processo de expropriação do Estádio de Sonhos? A pergunta foi colocada por Hélio Rebelo, vereador da coligação PSD/PPM, durante o período de intervenções dos membros do Executivo na reunião camarária de 21 de janeiro passado. Não será demais recordar que em junho de 2015 a autarquia de Valongo avançou para a decisão de expropriar aquele recinto depois de esgotadas as negociações com o proprietário do mesmo, pedindo então ao Governo uma Declaração de Utilidade Pública (DUP) no sentido tomar posse administrativa da infraestrutura desportiva. A pergunta de Hélio Rebelo continua, porém, sem resposta, ou pelo menos sem grandes novidades em relação ao que é do conhecimento público, ou seja, de que a Câmara apenas poderá dar entrada em tribunal com o pedido de expropriação depois de emitida pelo Governo a DUP e publicada posteriormente em Diário da República, e o proprietário do terreno notificado, assim como depositado a favor deste o valor estimado para a expropriação, que ronda, recorde-se, os 337.500 euros. «Há meses que já solicitámos ao Governo a DUP, mas até agora essa declaração não foi emitida, e sem ela não podemos ir junto do tribunal reivindicar o estádio», disse o presidente da autarquia, José Manuel Ribeiro.

    Também em stand-by parecem estar os processos de construção dos novos centros de saúde de Alfena e de Campo. O tema foi levantado por Adriano Ribeiro (CDU), que pretendeu saber se existia algum desenvolvimento em relação aos dois processos. Nunca será demais recordar que durante o primeiro trimestre do ano passado a autarquia recebeu do Governo o compromisso de que as obras do novo Centro de Saúde de Campo iriam avançar ainda no decorrer do ano de 2015, ao passo que o processo da nova unidade de saúde de Alfena estaria um pouco mais complicado, estando, na altura, dependente da sua inclusão no Orçamento de Estado de 2016. Também neste tema a resposta de José Manuel Ribeiro foi curta e desprovida de factos novos, tendo o edil recordado aquilo o que já é do domínio público, ou seja, que havia sido aberto um concurso para a obra do Centro de Saúde de Campo, mas… «mais não sei»!

    Ainda no período antes da Ordem do Dia de uma reunião breve e demasiado morna o vereador social-democrata César Vasconcelos alertou para o mau estado do piso da Rotunda do Megalito, situada muito próximo do Hospital Privado de Alfena (HPA), bem como para o facto de no exterior da referida unidade hospitalar ser cada vez mais recorrente o estacionamento abusivo, o que na voz do vereador do PSD/PPM condiciona o trânsito, sugerindo nesse sentido a colocação no local de sinalização a proibir o estacionamento. Na resposta a esta intervenção Sobral Pires reconheceu que o piso não só da Rotunda do Megalito como toda a restante via que liga ao HPA se encontra em más condições, desde logo porque se trata de um pavimento muito antigo, e que como tal teria de a curto prazo de ser substituído.

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].