Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2016

    SECÇÃO: Destaque


    58º ANIVERSÁRIO D'' A VOZ DE ERMESINDE

    Parabéns a Você

    Gravura que figurava no cabeçalho do Jornal "Sopa dos Pobres", que antecedeu "A Voz de Ermesinde"
    Gravura que figurava no cabeçalho do Jornal "Sopa dos Pobres", que antecedeu "A Voz de Ermesinde"
    "Ao iniciar os seus vacilantes passos no caminho da vida, este jornalzinho, modesto trabalho que é mais uma realização da obra da Sopa dos Pobres de Ermesinde, de quem herdou o nome, a todos estende as suas mãos, a todos inocentemente sorri na doce esperança de encontrar o amparo de que carece. Confiadamente espera retribuir esse bondoso acolhimento, quando fortalecido pela idade e valorizado pela experiência, puder demonstrar o seu préstimo e desinteressado auxílio no sentido de engrandecimento e valorização da obra assistencial que o criou e na defesa e prestígio de Ermesinde".

    "Sopa dos Pobres de Ermesinde" vai procurar, leitor amigo, ser quanto possível aquilo que gostarias que ele fosse, vai dirigir os seus incertos passos no sentido de que com a tua boa vontade, o teu amor a Ermesinde, ele seja também o teu jornal, vai procurar que colabores, que tornes grande um dia a sua actual pequenez, vai mensalmente pôr-te ao corrente do que é e como actua a obra. Como será agradável se todos considerarem "nosso" este pequenino jornal, se o tomarem por companheiro e amigo cujo mensal aparecimento se aguarde com interesse. Não existe qualquer outra publicação periódica nesta risonha e populosa terra".

    Foi assim, com amizade, que o primeiro diretor, Manuel Ribeiro, se dirigiu aos "leitores amigos" e,pela sua pena, o jornalzinho, num gesto de humildade sentida, a todos estendeu as suas mãos, a todos inocentemente sorriu na doce esperança de encontrar o amparo de que carecia.

    Passaram 58 anos. O jornalzinho cresceu, mudou de nome, calcorreou caminhos por vezes mal empedrados. Tropeçou, vacilou, mas manteve-se em pé. No entanto, o seu estado carece de cuidados. Os males de que enferma exigem intervenção rápida e eficaz. Agora, como há 58 anos, é altura de estender as mãos à procura de amparo, de refrigério para tantas mágoas.

    A Voz de Ermesinde precisa de colaboradores, equipamento, assinantes, publicidade, patrocínios. Uma economia obstinada e insolidária, como diria Mia Couto, causou-lhe graves danos. Não basta mudar de diretor para que tudo melhore. É preciso mais, muito mais. Vamos contactar os assinantes e empresas que nos confiam a publicidade; vamos pedir patrocínios para ajudar a suportar encargos. Sejam generosos. Vamos pedir a colaboração de jovens e de outros que são jovens há mais tempo. Não se escusem. Vamos abrir as portas a todos quantos queiram contribuir, por qualquer meio, para a melhoria contínua do Jornal. Não se façam rogados, entrem. Contamos com todos, para todos darmos à Voz de Ermesinde a dignidade, dimensão informativa e participação cívica e cultural que a cidade e os seus cidadãos merecem.

    Mais uma vez me valho da Sopa dos Pobres, para transcrever, na íntegra, o parágrafo com que Manuel Ribeiro finaliza o seu "editorial" e peço aos "Leitores Amigos" para fazerem as necessárias adaptações às circunstâncias atuais:

    "Acabado de nascer, este jornalzinho nunca esquecerá aqueles que na sua primeira hora lhe prestaram o seu carinhoso amparo, aqueles que lhe segredam, sede Bemvindo… seremos sempre os teus Leitores Amigos".

    Para A Voz de Ermesinde, muitos parabéns, muitas felicidades e muitos anos de vida.

    Por: Casimiro Sousa

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].