Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 12-07-2014

    SECÇÃO: Especial


    ESPECIAL FEIRA DO LIVRO

    "A Voz de Ermesinde" na Feira do Livro desde 2003

    Fotos ARQUIVO
    Fotos ARQUIVO
    O jornal “A Voz de Ermesinde” tem estado presente na Feira do Livro do Concelho de Valongo, sempre no Parque Urbano de Ermesinde, desde a sua décima edição, em 2003.

    O seu papel tem sido o da divulgação do evento nos seus mais variados aspetos, dando nota da apresentação de livros, dos espetáculos, da animação em torno da feira e do juízo e expetativas do público, dos feirantes e da organização. Mas além disso, “A Voz de Ermesinde” tem também promovido iniciativas próprias à volta do livro. Logo no primeiro ano de participaçã dinamizou dois debates, “Comunicação e Inovação”, com a presença de José Marquitos, então presidente da Direção do “Público”, e de Luís Nazaré, ex-presidente da ANACOM, e “Comunicação/Memórias”, com Laurinda Alves, então diretora da revista “Xis”, e Maria Emília Traça, pedagoga e investigadora na área da Literatura Infanto-Juvenil. Nesse primeiro ano de participação “A Voz de Ermesinde” participou com uma banca e não ainda com um stand também em representação de algumas editoras, como viria a fazer mais tarde.

    foto
    Esse mesmo formato seria o escolhido para a nossa segunda e terceira participações neste importante certame cultural do concelho, em 2004, ainda sob o tema “Comunicação//Memórias, dinamizando um encontro com o jornalista e investigador Germano Silva e, em 2005, e em 2006 duas palestras com Maria Emília Traça sobre os temas “O Livro é um Animal Vivo” e “À Roda da Literatura Popular”.

    Em 2007 “A Voz de Ermesinde” participou, pela primeira vez, com um stand, representando na Feira do Livro as prestigiadas editoras Antígona e & etc.

    foto
    A partir de então o nosso jornal participou na Feira do livro do Concelho de Valongo sempre com um stand.

    Em 2008 “A Voz de Ermesinde” promoveu uma sessão de autógrafos com Sousa Dias e João Guerreiro Vaz, representando nesse ano, além das referidas anteriormente, a sua editora, Pé de Página.

    Em 2009, além da Antígona e da & etc, “A Voz de Ermesinde” juntou a representação das editoras Letra Livre e Orfeu Negro.

    foto
    Em 2010, na XVII edição do certame, o nosso jornal dinamizou a apresentação do livro “Ciência é Cultura”, de António Alberto Silva.

    Nesse ano “A Voz de Ermesinde” representou na Feira além das editoras do ano anterior, a 7 Nós.

    Em 2011 “A Voz de Ermesinde” dinamizou uma conversa com Maria Emília Traça e Luísa Gonçalves sobre o tema “As Lendas na Literatura Infanto-Juvenil”, palestra essa motivada pela abordagem do livro de Maria José Meireles “A Lenda da Serra da Estrela”, editado pela Húmus, editora essa que nesse ano representamos, além das já habituais Antígona, & etc, Letra Livre e Orpheu Negro. E “A Voz de Ermesinde” promoveu também, paralelamente à Feira, uma exposição com os originais de José Emídio que ilustraram aquela obra.

    foto
    Foi um ano em que a participação crítica de “A Voz de Ermesinde” originou uma polémica com a então principal responsável do certame, Isaura Marinho, polémica esta que viria a ter abordagem a nível do Executivo municipal de Valongo.

    Na XIX edição, em 2012, “A Voz de Ermesinde” patrocinou a apresentação do livro “O Caracol”, de Renato Roque, editado pela Afrontamento, dirigido ao público infantil, e a apresentação do livro de Sousa Dias, “Grandeza de Marx”, da Assírio & Alvim. “A Voz de Ermesinde” voltou a representar as habituais editoras Antígona, &etc, Letra Livre e Orpheu Negro.

    Em 2013, a estas editoras juntou-se ainda a Averno.

    Foi o ano do patrocínio, pel’“A Voz de Ermesinde”, da apresentação do livro “Narrativa da Foz do Douro”, de Jorge Velhote e Tiago Reis.

    Neste ano de 2014, “A Voz de Ermesinde” regressa à Feira do Livro, muito encurtada na sua programação. Connosco estarão de novo as editoras Antígona, Letra Livre e & etc.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].