Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 18-06-2014

    SECÇÃO: Local


    NOTÍCIAS DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE

    Cine-debate “Valongo Importa-se” e seminário TRANSFORMA-te

    A Câmara Municipal de Valongo (CMV) e o Centro Social de Ermesinde (CSE) promoveram, no âmbito do Contrato Local de Desenvolvimento Social – CLDS+, uma jornada, realizada no Fórum Cultural de Ermesinde, em que, de manhã, se promoveu a realização de um cine-debate em torno do filme “Quem se Importa!”, de Mara Mourão, e cuja abertura contou com a presença do presidente da CMV, José Manuel Ribeiro, e do presidente da Direção do CSE, Henrique Rodrigues e à tarde se realizou o seminário TRANSFORMA-te.

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    Na parte da manhã do projeto promovido pelo CLDS+ houve ainda lugar, além das intervenções do autarca e do responsável máximo da IPSS organizadora da jornada, à apresentação de vários projetos de Empreendedorismo Social – Projeto BiscoiTOP (Armanda Bragança e Maria Guimarães) e Projeto Cais Recicla (Cláudia Fernandes e Orquídea Dias), que explicaram o seu funcionamento, e a que se seguiu uma Troca de Ideias com Ângelo Paupério, coordenador geral da UDIPS Porto, e que abordou alguns aspetos do emprendedorismo no âmbito das instituições do terceiro setor, e com Sofia Lage, da Fundação EDP, visivelmente empenhada em projetos como este do filme de divulgação do filme “Quem se Importa”.

    SEMINÁRIO

    TRANSFORMA-te

    foto
    O seminário TRANSFORMA-te, aberto pelo presidente da Direção do CSE tinha como objetivo despertar soluções, concretizar oportunidades, e estimular as capacidades empreendedoras dos/as jovens e desempregados/as do concelho de Valongo, isto numa perspetiva a que Henrique Rodrigues também juntou o valor essencial da solidariedade.

    O Painel I – “Empreendedorismo, Despertar Soluções”, mais dirigido a uma perspetiva empresarial, teve a participação de Luís Henrique, diretor do Centro de Emprego de Valongo, Marta Mucha, da Associação Nacional de Direito ao Crédito, José Santos, do Microcrédito – Millenium BCP, Marco Lamas, da InCubit, e Isabel Gomes, da IS Doces, que apresentaram as respetivas propostas e experiências, sujeitas depois à intervenção do público.

    Este, por outras palavras, não deixou de marcar a sua insatisfação pelo facto de os princípios que levaram Mohamad Yunas a criar o microcrédito, facilitando e desburocratizando o acesso ao dinheiro por parte dos despossuídos, não estarem a ser aqui visivelmente bem aplicados. Por variadíssimas razões, por parte das entidades a quem tem cabido gerir o projeto em Portugal.

    O Painel 2 – “Empreendedorismo Social, Concretizar Oportunidades de Mudança”, contou com a participação entusiástica de Pedro Torres, do BES Crowdfunding, Mafalda Santos, da Caritas Portuguesa, Helénia Antónia, da Vintage for a cause, Rafaela Lopes, do Projeto Transformers, e Sérgio Garcia, do Projeto Feira Venda de Saberes (CSE), que apresentaram ali alguns preciosos projetos e a que igualmente se seguiu o debate, que contou mais uma vez com a participação do público, após o que se encerraram os trabalhos.

    Agradecimento: O Centro Social de Ermesinde, no âmbito do projeto Interval – CLDS+, agradece à Associação Industrial e Empresarial do Concelho de Valongo, ao Centro de Emprego de Valongo, à Associação Nacional de Direito ao Crédito, ao Millennium BCP, à InCubit, e a Is Doces, “A Voz de Ermesinde”, Banco Espírito Santo, Cáritas Portuguesa, Vintage for a cause, Projecto Transformers e Projeto “Feira Venda de Saberes pela fantástica colaboração e contributo, para o debate de ideias, que visou estimular as capacidades empreendedoras dos/as jovens e desempregados//as do concelho de Valongo. Por todo este trabalho, o nosso sincero obrigado! Equipa do Interval / CLDS+

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].