Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-05-2014

    SECÇÃO: Cultura


    Laura Ferreira e “Óculos de Sol” – triunfadores da Mostra de Teatro Amador do Concelho de Valongo 2014

    Foto URSULA ZANGGER
    Foto URSULA ZANGGER
    Após dois meses de espetáculos – de 27 de março a 24 de maio –, o júri da Mostra de Teatro Amador (MTA) do Concelho de Valongo 2014 consagrou a peça “Óculos de Sol”, do Grupo Dramático e Recreativo da Retorta, com encenação de Laura Ferreira, a melhor produção desta mostra. A peça arrecadou sete das oito “lousas” em disputa, entre elas a de “Melhor Espetáculo” e “Melhor Encenação”. A decisão foi anunciada durante o espetáculo “Vivenciar”, com que o ENTRETanto Teatro, conduzido por Júnior Sampaio, encerrou a MTA, no passado dia 24 de maio, no Fórum Cultural de Ermesinde.

    A MTA teve a participação de 12 companhias – Grupo Dramático e Musical de Campo (“Boa Tarde Portugal”), Associação Grupo Cénico S. Vicente de Alfena (“Um Mundo Apart”), Associação Cultural e Recreativa Vallis Longus (“Um Adultério das Caldas”), Associação Académica e Cultural de Ermesinde – Casca de Nós (“Casado à Força”), Cabeças no Ar e Pés – Batatas com Salsichas (“Chuva Real”), Teatro Amador Susanense (“Benilde ou a Virgem Mãe”), Centro Recreativo Estrelas da Balsa (“Cada Maluco com a Sua Mania”), Associação Cultural e Recreativa Fora d'Horas (“Conjugação do Verbo «Lembra-me»”), Universidade Sénior do Rotary de Valongo – Grupo de Teatro (“Le Tartufe”), Associação Desportiva e Cultural dos Canários de Balselhas (Boeing Boeing”), Ágorarte – Sabor a Teatro (“Cinderela”), e Grupo Dramático e Recreativo da Retorta (“Óculos de Sol”).

    Num espetáculo que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Manuel Ribeiro, e de vários vereadores, que foram entregando os prémios de incentivo aos vencedores e diplomas de participação (e respetivo cheque) a todas as companhias, houve ainda lugar para uma homenagem ao ator Alexandre Falcão, ligado a Valongo, pelo seu extenso currículo teatral, saudado com um aplauso geral e demorado da plateia.

    Uma saudação especial e “lousa” também para Júnior Sampaio, pelo seu papel de formador teatral fundamental no concelho.

    Nas distinções do júri todos os prémios foram para “Óculos de Sol”, do Grupo Dramático e Recreativo da Retorta, à exceção do prémio para a Melhor Cenografia, atribuído a “Chuva Real”, dos Cabeças no Ar e Pés na Terra.

    Foram estas as distinções:

    – Melhor Luminotecnia – “Óculos de Sol”;

    – Melhor Sonoplastia – “Óculos de Sol”;

    – Melhor Cenografia” – “Chuva Real”;

    – Melhor Figurino” – “Óculos de Sol”;

    – Melhor Ator – Vítor Hugo Oliveira (“Óculos de Sol”);

    – Melhor Atriz – Ana Rita (“Óculos de Sol”);

    – Melhor Encenação – Laura Ferreira (“Óculos de Sol”);

    – Melhor Espetáculo – “Óculos de Sol”.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].