Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-05-2014

    SECÇÃO: Cultura


    Autarquia celebra Dia do Autor Português

    foto
    Instituído em 1982 pelo maestro Nóbrega e Sousa (membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Autores), o Dia do Autor Português pretende homenagear os autores portugueses de diversas áreas (como as artes plásticas, a literatura, a música, o cinema, etc.) que têm contribuído para o enriquecimento da cultura portuguesa com as suas criações e distinguir aqueles que se destacaram na defesa e promoção dos direitos de autor.

    Considerando a importância da efeméride, a Câmara Municipal de Valongo – através da Biblioteca Municipal – entendeu assinalar esta data com as iniciativas “A Celebração dos Autores” e “A Arte Improvável… de Rui Sousa”.

    – “A CELEBRAÇÃO DOS AUTORES”

    Biblioteca Municipal | Nova Vila Beatriz | Pólo de Leitura de Alfena

    22 de maio a 30 de junho

    «Exposição dedicada à vida e obra de inúmeros autores, representativos de diversas disciplinas e épocas, que pertencem e/ou pertenceram à Sociedade Portuguesa de Autores, desde a fundação da cooperativa em 22 de maio de 1925. Nos painéis que compõem a mostra encontram-se em destaque os documentos de inscrição dos autores na SPA, bem como as notas biográficas, reproduções de trabalhos seus e fotografias que ilustram momentos das suas vidas».

    – “A ARTE IMPROVÁVEL… DE RUI SOUSA”

    Comércio tradicional da Rua de São Mamede (entre a Rotunda e o Museu Municipal)

    22 de maio a 8 de junho

    «Sendo Valongo, inquestionavelmente, uma terra de grandes e talentosos autores, nas mais variadas vertentes (autores, esses, que passam tantas vezes despercebidos à própria comunidade local), é objetivo da iniciativa que agora se apresenta dar especial relevo a um autor do concelho, com reconhecimento e provas dadas na sua área de atuação. Nesta primeira edição, convidamo-lo/a, por isso, a visitar os vários estabelecimentos comerciais que integram um percurso que dá a conhecer o trabalho do artista plástico Rui Sousa».

    Estabelecimentos aderentes: Café Costa; Café Vale; Casa Grilo; Confeitaria Aguiar; Confeitaria São Mamede; Dona Irene; Eugénio Oculista; Frutaria Nucha; Museu Municipal de Valongo; O Cafézeiro; Ourivesaria Aliança; Ourivesaria Idálio Teixeira; Porta da Sorte; Raffa Store; Restaurante O Cantinho; Salão Gaspar; Salão Ismael; Sapataria Padilha; Sapataria Xancas; Talho Flor da Ponte; Zhou Xianfeng.

    O autor

    Rui Sousa nasceu em Valongo em 1980 e é licenciado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Trabalha como artista plástico, tendo ateliê próprio na cidade do Porto. Usa o corpo como objeto de estudo e observação, um elemento que pode ser visto de várias perspetivas e abordagens e é feito como um exercício de rotina, de uma forma compulsiva.

    É o criador do “The Temporary Studio”, art director da banda “The melancholic youth of jesus”, colaborador do Teatro Bruto, criador dos “Fairy Tales Illustrated”, “Quicas” e “Animal Behaviours”.

    Pode ver-se e conhecer todo o seu percurso artístico em www.ruisousaartworks.com ouhttps://www.facebook.com/ruisousaartworks

    O projeto “Fairy Tales Illustrated”

    Os contos de fadas ou contos maravilhosos são uma variação do conto popular ou fábula. Partilham com estes o fato de serem uma narrativa curta cuja história se reproduz a partir de um motivo principal e transmite conhecimento e valores culturais de geração para geração, transmitida oralmente, e onde o herói ou heroína tem de enfrentar grandes obstáculos antes de triunfar contra o mal. A rivalidade de gerações, a convivência de crianças e adultos, as etapas da vida (nascimento, amadurecimento, velhice e morte), bem como sentimentos que fazem parte de cada um (amor, ódio, inveja e amizade…) são apresentados para oferecer uma explicação do mundo que nos rodeia e nos permite criar formas de lidar com isso. No projeto “Fairy Tales Illustrated” estes e outros elementos narrativos são transmitidos através de uma nova interpretação com o traço criativo do artista plástico Rui Sousa.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].