Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2014

    SECÇÃO: Destaque


    Ermesinde voltou a honrar as comemorações de Abril

    Foto URSULA ZANGGER
    Foto URSULA ZANGGER
    A cidade de Ermesinde voltou este ano, como o tem feito habitualmente, a honrar a memória de Abril, com vários eventos que decorreram entre os dia 24 e 26 de abril e se estenderão até ao 1º de maio, por iniciativa da Câmara e da Junta de Freguesia de Ermesinde.

    Assim, no dia 24, no Parque Urbano de Ermesinde, a cidade pôde assistir ao espetáculo musical “Vozes de Abril”, com a participação dos grupos Cabeças no ar e Pés na Terra e “Arco Íris” da Associação Académica e Cultural de Ermesinde (AACE).

    O espetáculo visou rememorar a noite de 24 para 25 de abril de 1974 (ver texto à parte sobre intervenção dos Cabeças no Ar).

    Dia 25 foi naturalmente o dia maior das comemorações. No Fórum Cultural de Ermesinde, no Piso 1, expôs-se uma coletiva de cartoonistas, com obras de Artur Ferreira, Onofre Varela e Zeferino Coelho.

    Nas arcadas exteriores do Fórum realizou-se uma Mostra de Artesanato do Concelho, que compreendeu também uma Mostra de Artesanato Gastronómico.

    Durante a tarde e animando o espaço envolvente, atuaram, pelas 15h00, o grupo “Voz Ligeira” da AACE, de seguida, às 16h00, o Rancho da Associação Desportiva e Recreativa da Gandra, às 17h00 o grupo “Toca a Tocar” da AACE, às 18h00 o Rancho da Casa do Povo de Ermesinde e, finalmente, à noite, pelas 21h45, a culminar as comemorações, na sala de espetáculos do Fórum, o espetáculo “25 de Abril”, com música e teatro, pelo Orfeão da AACE que, entre outras coisas, interpretou várias das Canções Heróicas compostas por Fernando Lopes Graça.

    Mas as comemorações decorreram também no edifício da Junta de Freguesia de Ermesinde onde, às 9h00, teve lugar a cerimónia do hasteamento das bandeiras e a habitual sessão solene política com intervenção das forças representadas na Assembleia de Freguesia – PS, PSD, CDU e BE, e da qual daremos nota mais extensa e particular posteriormente.

    De seguida procedeu-se à inauguração da exposição de cartazes a concurso – trata-se sobretudo de um concurso escolar – e à revelação dos nomes dos vencedores, com a consequente atribuição de prémios aos galardoados e distinções a todos os participantes. Uma nota para a participação, em particular, da Associação de Promoção Social e Cultural de Ermesinde.

    Os vencedores entre os 33 trabalhos a concurso foram – no Escalão B, dos 11 aos 15 anos –, Bárbara Sousa, com Tatiana Machado a receber o 2º Prémio e Ana Raquel Passos o 3º. No Escalão A – acima dos 16 anos – o 1º Prémio foi atribuído a Teresa Vasconcelos, o 2º a Raquel Barbosa e o 3º a Marco Gomes, todos eles, em particular o último referido, belíssimos cartazes.

    Às 10h00 teve lugar a Caminhada da Liberdade, cuja concentração inicial teve lugar junto à sede da Junta de Freguesia, com aquecimento e mega aula de zumba em grande parte a cargo dos organizadores, o Clube Zupper.

    Com início às 14h30 e estendendo-se até à noite, realizou-se, no Complexo Desportivo dos Montes da Costa, um Torneio de Futebol de 7, neste dia destinado às eliminatórias, e cuja realização teve a colaboração do Ermesinde 1936. Mais importante do que os resultados dos jogos foi a participação de oito equipas – Salão “O Sonho”, Chocolate Team, Ultras de Ermesinde, Café Bino, BSH (Ball So Hard), Dragões Ponto Azul, UDR Formiga e os Maioneses.

    Ainda à noite, às 21h30, mas no auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde, exibiu-se, com entrada gratuita, o filme de Leonel Vieira “O Julgamento”.

    Os festejos só têm o seu epílogo no dia 1 de maio, com a realização, às 16h00, com partida junto à sede da Junta, da Corrida Juvenil do 25 de Abril, que foi adiada para esta data. No dia 26 de abril e de novo no Complexo Desportivo dos Montes da Costa, com início às 14h30, teve lugar a continuação e final do Torneio de Futebol de 7, com a vitória final a ser conquistada pela equipa do Chocolate Team.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].