NOTÍCIAS DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE
Um mês do projeto "Feira Venda de Saberes"
 |
Foto CFCSE |
Nos passados dias 2, 3 e 4 de março, os artesãos do projeto “Feira Venda de Saberes” participaram em mais uma iniciativa alusiva ao tema de Carnaval.
A feira foi decorada, organizada e dinamizada pelos artesãos afetos ao projeto, com a vontade de envolver, mais uma vez, a comunidade nesta iniciativa. Com enfeito, os trabalhos produzidos pelo grupo de artesãos desempregados estão a ganhar cada vez mais visibilidade. Paralelamente, há um reavivar do Largo da Antiga Feira de Ermesinde, que associando temáticas, tem feito ressurgir o movimento e a cor de outros tempos.
O evento previa algumas atividades conjuntas com a Junta de Freguesia de Ermesinde, mas que acabaram por não se concretizar devido ao mau tempo, que continuou a não dar tréguas. Contudo, depreende-se das palavras de alguns dos artesãos que tudo correu bem e só a chuva impediu que corresse melhor. Por isso, não faltou a animação típica desta data festiva nos espaços de venda, com um concurso de máscaras, pinturas faciais, aula de zumba e um baile repleto de alegria e cor de um Carnaval bastante artesanal.
Ainda durante o mês de março decorreu uma oficina de iniciação ao trabalho artesanal de bijuteria com arame, dinamizado pela artesã Márcia Colibri, que contou com a presença de 12 participantes. Ficou prevista mais uma oficina, para abril, agora sobre recortes e colagens para a elaboração de álbuns fotográficos personalizados. Por fim, iniciou-se a preparação do terreno para as hortas do projeto e a realização, no dia 26, da “Feira de Mensal de Produtos Agrícolas”.
Recorde-se que o projeto “Feira Venda de Saberes” surgiu do diagnóstico social realizado pelos técnicos do Centro de Formação do Centro Social de Ermesinde, no atendimento direto, e que foram percebendo a existência de um significativo número de desempregados com experiência e competências em diversas áreas, mas com dificuldade em estruturar uma ideia de negócio, divulgar os próprios saberes e escoar os seus produtos, muitas vezes diferentes das áreas que caracterizaram os seus percursos profissionais anteriores.
|