Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-04-2014

    SECÇÃO: Local


    NOTÍCIAS DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE

    Um mês do projeto "Feira Venda de Saberes"

    Foto CFCSE
    Foto CFCSE
    Nos passados dias 2, 3 e 4 de março, os artesãos do projeto “Feira Venda de Saberes” participaram em mais uma iniciativa alusiva ao tema de Carnaval.

    A feira foi decorada, organizada e dinamizada pelos artesãos afetos ao projeto, com a vontade de envolver, mais uma vez, a comunidade nesta iniciativa. Com enfeito, os trabalhos produzidos pelo grupo de artesãos desempregados estão a ganhar cada vez mais visibilidade. Paralelamente, há um reavivar do Largo da Antiga Feira de Ermesinde, que associando temáticas, tem feito ressurgir o movimento e a cor de outros tempos.

    O evento previa algumas atividades conjuntas com a Junta de Freguesia de Ermesinde, mas que acabaram por não se concretizar devido ao mau tempo, que continuou a não dar tréguas. Contudo, depreende-se das palavras de alguns dos artesãos que tudo correu bem e só a chuva impediu que corresse melhor. Por isso, não faltou a animação típica desta data festiva nos espaços de venda, com um concurso de máscaras, pinturas faciais, aula de zumba e um baile repleto de alegria e cor de um Carnaval bastante artesanal.

    Ainda durante o mês de março decorreu uma oficina de iniciação ao trabalho artesanal de bijuteria com arame, dinamizado pela artesã Márcia Colibri, que contou com a presença de 12 participantes. Ficou prevista mais uma oficina, para abril, agora sobre recortes e colagens para a elaboração de álbuns fotográficos personalizados. Por fim, iniciou-se a preparação do terreno para as hortas do projeto e a realização, no dia 26, da “Feira de Mensal de Produtos Agrícolas”.

    Recorde-se que o projeto “Feira Venda de Saberes” surgiu do diagnóstico social realizado pelos técnicos do Centro de Formação do Centro Social de Ermesinde, no atendimento direto, e que foram percebendo a existência de um significativo número de desempregados com experiência e competências em diversas áreas, mas com dificuldade em estruturar uma ideia de negócio, divulgar os próprios saberes e escoar os seus produtos, muitas vezes diferentes das áreas que caracterizaram os seus percursos profissionais anteriores.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].