Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 21-03-2014

    SECÇÃO: Arte Nona


    Exposição “Riso Amarelo” (obras de José de Lemos no extinto “Diário Popular”) em Setúbal

    foto
    Uma exposição de desenhos do antigo “Riso Amarelo”, rubrica criada pelo ilustrador José de Lemos no extinto “Diário Popular”, foi inaugurada no passado dia 14 de março, na Casa da Cultura, em Setúbal.

    A mostra, patente até 9 de abril, exibe algumas das ilustrações publicadas no vespertino, com a particularidade de suprimir a legendagem original de cada trabalho, o que deixa ao imaginário dos visitantes a interpretação das figuras e realça o rigor da linguagem estética de José de Lemos. Organizada pela Câmara Municipal de Setúbal e pelo atelier DDLX, foi inaugurada pelo ilustrador José Ruy e por Rosário Alçada Araújo.

    O acervo em exposição pertence a Eugénio Fidalgo, proprietário do restaurante Fidalgo, em Lisboa, a quem o ilustrador ofereceu muitas das criações de o “Riso Amarelo”.

    José de Lemos nasceu em 1910 e morreu em 1995. Além de criar o “Riso Amarelo”, rubrica que se tornou famosa pela visão crítica da sociedade portuguesa da época através de desenhos e comentários assertivos, notabilizou-se ainda por um vasto conjunto de trabalhos desenvolvidos na área do desenho e da ilustração, além de criar diversas obras de cariz infantil, para as quais concebeu as imagens, assim como as histórias.

    A mostra, de entrada livre, pode ser visitada na Galeria de Exposições da Casa da Cultura de terça a quinta-feira, das 10h00 às 24h00, às sextas-feiras e aos sábados, das 10h00 à 01h00, e aos domingos, até às 20h00.

    Fonte: http://kuentro.blogspot.pt

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].