Eusébio na Banda Desenhada
(…) Para quem, como eu, gosta de futebol, é adepto do Sport Lisboa e Benfica (quase de nascença) e viu inúmeras vezes Eusébio jogar – no estádio e na TV – não podia deixar de assinalar aqui a sua morte (...). Para mais tive oportunidade de cumprimentar várias vezes o Eusébio – e quase toda a equipa de futebol do SLB da altura –, enquanto fui, por um breve período (1970/1971) atleta – de atletismo – do Sport Lisboa e Benfica. Os jogadores de futebol, nessa época, tratavam os outros atletas (por vezes muito mais novos) com algum carinho e um certo paternalismo – Eusébio não fugia à regra, claro.
A melhor maneira que encontrei para o fazer neste espaço, foi procurar bandas desenhadas onde a sua vida tivesse sido relatada. Encontrei, obviamente o Eusébio Pantera Negra, de Eugénio Silva, editado pela Meribérica em 1990, uma revista mexicana Estrellas del Deporte Nº Especial – El Gran Eusebio, edição de 1967 (num site dedicado ao jogador) e para minha surpresa, Chamo-me Eusébio, com texto de Manuel Margarido e desenhos de Jorge Miguel – no site do próprio ilustrador que confessa ter realizado este livro porque, “trabalho é trabalho”... Edição da Didática Editora, 2010.
Depois, claro a colecção de cromos que Nuno Saraiva realizou para o semanário Sol, em 2012 – Eusébio, a Vida e a Carreira.
(...)
Por: JORGE MACHADO-DIAS (*)
(*) Blogue Kuentro
|